Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Acústico MTV: Manu Gavassi Canta Fruto Proibido’: o encontro de gerações da música brasileira

COM MISTURA DE REPERTÓRIOS E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS, MANU GAVASSI DÁ VOZ AOS SUCESSOS DE RITA LEE PARA HOMENAGEÁ-LA

A nova edição do especial Acústico MTV estreia às 20h20 no canal MTV e no streaming Paramount+ na próxima quinta-feira (2). Nela, a cantora e compositora Manu Gavassi homenageia Rita Lee cantando músicas de seu quarto álbum de estúdio, Fruto Proibido (1975). A setlist também é composta por outros sucessos da rainha do rock nacional, como Mutante e Lança Perfume, e conta com participações especiais de Liniker e Tim Bernardes.  

O cenário, o figurino e as performances remetem à temática circense por meio de referências lúdicas, inspiradas na capa do disco de Rita Lee. O aspecto teatral do especial contribui para a criação do ambiente temático, que traduz o conteúdo musical para elementos visuais com um toque de dramaticidade. O espaço é preenchido por Manu Gavassi e a banda, composta exclusivamente por mulheres, conta com Alana Ananias na bateria, a contrabaixista Ana Karina Sebastio, Juliana Vieira e Monica Agena no violino, as backing vocals Luana Jones e Paola Evangelista Lucio, Mari Jacintho no teclado e a percussionista Michelle Abu. 

Visão geral do palco onde foi gravado o Acústico MTV. [Imagem: Divulgação/ MTV]

O especial começa com Dançar Pra Não Dançar e continua com as faixas de Fruto Proibido na mesma ordem da tracklist do disco para, de acordo com Manu, manter a energia da experiência de escutar o álbum. Para a imprensa, ela contou sobre a responsabilidade de homenagear o ícone da música brasileira e a preocupação com a aprovação de Rita. “Só tive coragem de sugerir quando percebi que já tínhamos tido troca o suficiente para ela entender que eu genuinamente amava ela. Quis que ela tivesse a certeza de que eu a respeitava muito e compreendia o que ela significava para ousar fazer a homenagem”, explica Manu.

As músicas GRACINHA  e Bossa Nossa, ambas presentes em seu mais recente lançamento, GRACINHA (2021), também foram performadas. Quando questionada sobre o critério para a escolha das faixas, ela explica que o álbum de 2021 lhe proporcionou grande crescimento enquanto artista e que suas composições foram inspiradas na Rita Lee. “Bossa Nossa tem um deboche e uma mensagem que não só menciona a Rita, mas é muito inspirada nela e na tropicália”, diz Manu. 

Manu Gavassi recebeu a cantora Liniker para a performance de Ovelha Negra durante o Acústico MTV. [Imagem: Divulgação/ MTV]

A cantora de Planos Impossíveis destacou as semelhanças com Rita, já que ambas nasceram no bairro Vila Mariana em São Paulo, e a importância da roqueira para que ela tivesse confiança em seu estilo vocal. “Ela é uma paulistana com sotaque paulistano. As pessoas viraram pra mim e falaram ‘Por que você não muda seu sotaque na hora de cantar? É tão chato’. Falaram para mim em vários momentos da minha vida ‘Você deveria mudar seu jeito de cantar’ e eu pensava que não, porque nasci com esse sotaque, é ele que eu tenho. Então ela sempre foi uma inspiração próxima por conta disso”, contou ela.

No que diz respeito à liberdade feminina, tema recorrente no disco de Lee, Gavassi deu ênfase para a autonomia de ser quem é e se expressar. “A Rita Lee falava o que pensava, sem medo, e, na época dela, era muito mais difícil uma mulher falar o que pensava. Agora, eu não posso ter medo, não tem mais desculpa nenhuma para ter medo de ser você mesmo, então isso sempre vai me inspirar porque é a essência dela”.

 Em relação aos padrões impostos pela indústria musical, Manu ressaltou o papel do Acústico MTV para aumentar sua coragem de ser quem é. “Existem caminhos mais óbvios e seguros, mas, se não faz sentido para mim, não importa quantas pessoas falem para eu seguir determinado caminho. Não penso no que vai me fazer ter sucesso, mas no que quero deixar pro meu legado”, ela acrescentou.

Manu Gavassi
Manu Gavassi no início do Acústico MTV com figurino inspirado em Rita Lee. [Imagem: Divulgação/ MTV] 

Em relação a novos projetos, a cantora, que também é atriz, contou sobre sua vontade de fazer um musical e começar a estudar o gênero artístico, pelo qual sempre foi apaixonada.  Questionada sobre o que se pode esperar de seus próximos shows, Manu afirmou que não começou os ensaios, mas pretende manter a mesma energia do Acústico MTV: “É um show muito para cima e um pouco desencanado também. Os anos 70 tinham essa alma rock and roll, de você entrar no palco e ser você”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima