Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Batman: A Piada Mortal – decente adaptação de uma HQ histórica

por Mel Pinheiro mel.pinheiro.silva@gmail.com Nos anos 80, os roteiristas Frank Miller e Alan Moore foram os principais responsáveis em elevar a qualidade das histórias em quadrinhos de super heróis, trazendo mais seriedade e narrativas mais adultas para famosos personagens da cultura pop, com destaque para Batman, da DC Comics. Das obras produzidas por Miller, foram …

Batman: A Piada Mortal – decente adaptação de uma HQ histórica Leia mais »

por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com

Nos anos 80, os roteiristas Frank Miller e Alan Moore foram os principais responsáveis em elevar a qualidade das histórias em quadrinhos de super heróis, trazendo mais seriedade e narrativas mais adultas para famosos personagens da cultura pop, com destaque para Batman, da DC Comics. Das obras produzidas por Miller, foram adaptadas pela Warner Animation: Batman: Ano Um (Batman: Year One, 2011) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns, 2012). Em 2016, chega aos cinemas Batman: A Piada Mortal (Batman: The Killing Joke, 2016), baseada na graphic novel escrita por Moore, história que definiu a origem do mais icônico inimigo do homem-morcego: Coringa.

O filme começa com a narração de Batgirl/Barbara Gordon, sobre sua parceria com Batman na batalha de combate ao crime em Gotham. A primeira parte da animação se dedica a entender os dramas da personagem, focando muito em problemas enfrentados por ela apenas por ser uma heroína mulher, preparando o espectador que não conhece a história em quadrinhos para o destino de Barbara.
batman-a-piada-mortal-1

A história de Batgirl se cruza com a de Coringa, e a partir desse momento a trama se divide em duas, para mostrar o passado do vilão e suas ações doentias no presente, até o esperado reencontro com Batman.

Kevin Conroy e Mark Hamill voltam para dublar Batman e Coringa respectivamente, repetindo os papéis que tiveram na famosa série animada do homem-morcego exibida nos anos 1990. Além da competência dos atores, trazê-los consegue transmitir ao público uma boa nostalgia, junto com o visual, que consegue manter a estética dos desenhos animados. Mesmo com algumas cenas que não faziam parte da obra original, o roteiro é bastante fiel aos quadrinhos, com destaque para a cena em que o Comissário Gordon é torturado por Coringa em um parque de diversões.

batman-a-piada-mortal-2
Apesar de ser feito na medida para agradar os fãs, a animação também funciona bem para os que não conhecem a HQ, além de ser um ótimo preparativo para o próximo filme live-action da DC: Esquadrão Suicida (Suicide Squad, 2016), que também conta com o personagem Coringa, dessa vez interpretado por Jared Leto.

Batman: A Piada Mortal terá exibição nos cinemas apenas no dia 25 de julho, com exclusividade da rede Cinemark em parceria com o Omelete.

Confira o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima