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Coletiva de Imprensa de ‘Caravana das Drags’, da Amazon Prime Video

Programa reúne dez drag queens de todo o Brasil e estreia em 14 de abril

No dia 4 de abril, ocorreu a coletiva de imprensa de Caravana das Drags, novo reality da Amazon Prime Video. As apresentadoras Xuxa, Ikaro Kadoshi, junto de Malu Miranda, head de Conteúdo Original Brasileiro da Amazon Studios e todas as dez competidoras do programa, responderam perguntas sobre suas experiências com o reality show, que promete representar a arte drag brasileira de forma inovadora.

O programa é uma competição que testa as habilidades performáticas das jogadoras ao longo de dez episódios, premiando a vencedora com o título de “Soberana da Caravana”. A ideia se assemelha com outros drag shows mais antigos da televisão, como Rupaul’s Drag Race (2009-), no entanto, Caravana das Drags tem um diferencial elementar, apontado por todos os participantes da coletiva: exaltar a diversidade cultural brasileira enquanto dá voz a um grupo marginalizado de artistas — as drag queens. 

Da esquerda para a direita: Enme, Robytt Moon, Hellena Borgys, Ravena Creole, Morgana Morgante, Gaia do Brasil, Frimes, Chandelly Kidman, DesiRée Beck e Slovakia. [Imagem Divulgação/Prime Video]

Para isso, a Caravana passa por vários estados brasileiros, marcando presença no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Pará. Houve consenso entre as competidoras de que foi enriquecedora a oportunidade de reinventar suas personas drag a partir da cultura de diferentes regiões brasileiras. DesiRée Beck, participante e natural de Irecê, na Bahia, disse ter gostado muito da presença de drags nordestinas no programa, já que drags do sudeste costumam ter mais evidência na mídia. Nas palavras dela, “as pessoas terão uma riqueza em suas mãos” assistindo ao reality. Para Xuxa, o reality show leva conhecimento sobre o Brasil e sobre a arte drag ao mesmo tempo.

Ainda sobre estarem em diferentes espaços, Frimes comentou ficar surpresa com a recepção do público em todos os estados, já que seu trabalho focado na internet não a permite saber muito sobre o alcance da sua arte. Alinhando-se à sua colega de reality, Enme disse que sentiu seu trabalho ser validado, pois sem a Caravana ela dificilmente conseguiria viajar pelo Brasil fazendo shows. Malu Miranda complementou o tópico, dizendo que extrapolar o ambiente do estúdio e ter contato com pessoas e lugares foi a ideia que estruturou o programa. 

“Um sonho em forma de utopia real”

Os envolvidos no programa manifestaram muita expectativa pelo impacto que o reality pode causar. Mais do que uma oportunidade de carreira para as drags participantes, o programa também foi uma novidade na vida das apresentadoras. Na coletiva, o debate abordou a relação entre elas — que estiveram presentes desde o casting até as gravações — e os criadores, representados por Malu. 

Ikaro Kadoshi demonstrou ânimo por participar da iniciativa, que, para além de uma competição, ajuda a entender o ser humano por trás da artista drag e também a observar o Brasil através dessas artistas. Quando perguntada sobre a sensação de dividir a apresentação com Xuxa, contou que a apresentadora foi uma grande figura em sua infância, e que foi uma honra estar nos mesmos palcos que ela. 

Enquanto isso, Xuxa, que nunca tinha tido um contato tão direto com drag, se mostrou grata por ser a apresentadora e jurada fixa do reality. Fazer isso era o “sonho de uma vida toda”, e ela disse sempre ter sido apaixonada pelo trabalho transformista. 

Xuxa e Ikaro. [Imagem Divulgação/Prime Video]

Diante de uma proposta tão animadora como a de Caravana das Drags, encontram-se situações nunca antes vividas pelas competidoras ou pelas apresentadoras. Morgana Morgante contou que recebeu muitas mensagens de pessoas dizendo que vê-las gravando as ajudou a superar situações traumáticas em suas vidas, e a reflexão trazida pela drag é a de que essa arte não é importante apenas para levar diversão, mas também para curar feridas. 

Além disso, contaram que se criou uma irmandade entre as participantes. Frimes lembrou que o companheirismo é algo inerente às drag queens, que formam famílias e ajudam drags novatas a encontrarem seus próprios caminhos dando dicas, passando conhecimentos de moda, maquiagem e muito mais. Essa união, junto da celebração das culturas regionais do Brasil e desafios empolgantes será destaque em Caravana das Drags, mostrando o Brasil para os mais de 240 países que têm acesso à plataforma da Amazon Prime Video. Vai ser impossível não se apaixonar nessa jornada. 

Foto de capa: [Divulgação/Amazon Studios]

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