A Comic Con Experience, também conhecida como CCXP, é um evento brasileiro focado em promover e celebrar a cultura pop. Criada em 2014, a CCXP logo se tornou o maior evento do gênero na América Latina e em 2019 foi o maior do mundo em público.
Havia grandes expectativas para sua sexta edição, mas a pandemia do novo coronavírus pôs todos os planos em cheque. A San Diego Comic Con, considerada a maior e mais importante Comic Con do mundo, foi cancelada. Os realizadores da CCXP, porém, surpreenderam ao anunciar que a edição 2020 seria realizada virtualmente, entre os dias 4 e 6 de dezembro.
Trocando a São Paulo Expo por um mapa 3D digno de jogos RPG de fantasia, a CCXP Worlds: A Journey Of Hope prometia ser um evento como nenhum outro, mas com a qualidade de sempre. Entre seus convidados estavam o escritor e quadrinista Neil Gaiman – autor de obras como Sandman (1988), Deuses Americanos (2001) e Coraline (2002) –, os diretores Joe e Anthony Russo, e Zendaya, atriz vencedora do Emmy.
![Captura de imagem do mapa 2D do site Comic Con Experience Worlds [Imagem: Reprodução/CCXP]](http://jornalismojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/ccxp2.png)
Fãs do evento podem ter ficado decepcionados ao constatar que grande parte das atrações principais não eram ao vivo, o que impedia a interação dos fãs com os convidados. As mensagens de “eu te amo” dividiam espaço com os inúmeros pedidos pela aparição de atores como Pedro Pascal e Zendaya, e notícias sobre Mulher Maravilha 1984 (2020), desrespeitando o convidado que de fato estava em tela. Outros problemas relatados foram o atraso em diversos painéis e as legendas constantemente atrasadas.
O painel mais esperado da CCXP foi o especial de cinco horas da Warner Media, que inclui a Cartoon Network, os jogos, séries e filmes da DC, e a HBO. Logo no início do painel o público virtual foi apresentado ao primeiro longa de Tom & Jerry – O Filme (2021), com a presença de Chloe Grace Moretz e Michael Penã. O filme irá misturar atores reais e animação 2D no melhor estilo de Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988) e Space Jam – O Jogo do Século (1996). O último terá sua sequência lançada também em 2021, desta vez com o astro do basquete LeBron James.
![Logotipo Oficial do Filme [Imagem: Divulgação/Warner Animation Group]](http://jornalismojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/space-jam.png)
Foi possível sentir a decepção do público com os painéis para o filme de ficção científica Duna (2021) e a série Euphoria (2019), pelo fato de se resumirem a trailers já vistos e conversas gravadas. O que era para ser o ponto alto do evento foi manchado pela lembrança de painéis passados e do que este poderia ter sido presencialmente.
![Cena da série Euphoria [Imagem: Reprodução/HBO]](http://jornalismojunior.com.br/wp-content/uploads/2020/12/euphoria.png)
O segmento da Warner Media chegou ao fim com o painel de MM84 (2020), que contou com a tão aguardada presença de Pedro Pascal, bem como de Gal Gadot, Chris Pine, Kristen Wiig e da diretora Patty Jenkins.
Outro painel muito aguardado foi o com Lana Parrilla e Sean Maguire, que interpretam, respectivamente, a Rainha Má e Robin Hood na série Once Upon A Time (2011-2018). Além de receber as mesmas críticas dos painéis principais, a atração foi considerada muito curta para satisfazer os fãs da série.
O Artist’s Valley – versão digital do Artist’s Alley, onde diversos artistas tinham espaço para divulgar e vender seu trabalho – contou com a presença de profissionais de diversas áreas, passando da ilustração ao cinema. A maior parte dos painéis se dividiu entre entrevistas, que foi o caso dos Irmãos Russo e da quadrinista Kelly Sue DeConnick, e masterclasses.
No geral, a Comic Con Experience Worlds foi revolucionária ao tentar transferir um evento de seu gênero e porte para as plataformas digitais, mas acabou decepcionando os fãs que esperavam uma experiência igual à que estavam acostumados. Apesar disso, o evento cumpre sua proposta de forma satisfatória ao levar em conta todas as suas limitações. Todas as lives estarão disponíveis no site da CCXP até o dia 13 de dezembro para aqueles que adquiriram as credenciais Digital, Home ou Epic Experience até o dia seis de dezembro.
Imagem de capa: Público Virtual da CCXP [Reprodução/CCXP]