Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copa do Mundo de Clubes | Al-Hilal surpreende o mundo e elimina Manchester City em jogo histórico

Relembre o jogo do “Super Mundial” com gols de Malcom e Marcos Leonardo em que o time árabe venceu o favorito City na prorrogação e avançou às quartas
Por Carolina Ziemer (carolziemer@usp.br)

O Al-Hilal chegou às oitavas de final após conquistar a segunda posição do grupo H e carregou consigo o empate inesperado com o Real Madrid na primeira rodada do campeonato. Já o Manchester City ocupava de forma invicta e soberana o primeiro lugar do grupo G, tendo protagonizado goleadas contra os times adversários, como o 6 a 0 contra o Al Ain. 

Primeiro tempo

A princípio, os jogadores do City entram em campo com muita garra e compõem a parte ofensiva. Aos 9’, o time europeu abriu o placar em uma jogada caótica que resultou em sobra na pequena área para Bernardo Silva marcar e confirmar o favoritismo do time inglês que saiu à frente no placar. 

O Al-Hilal, mesmo atrás em gols, criou ameaças de ataque. Porém, o goleiro marroquino Bono estava inspirado e fez defesas espetaculares ao evitar diversas bolas perigosas do lado do City que, por sua vez, manteve pressão no ataque. Nos últimos minutos, Marcos Leonardo cabeceou uma bola para fora e perdeu a chance do empate na primeira parte do jogo. 

Com isso, o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para o City.

A virada durou pouco

O segundo tempo começou com uma troca de gols: em apenas nove minutos, foram três no total. Marcos Leonardo foi responsável pelo empate da partida ao cabecear a bola para dentro do gol adversário. Logo depois, uma corrida desde antes do meio campo levou Malcom ao segundo gol de Al-Hilal e virou o jogo para o time árabe. A vantagem, porém, durou pouco, pois três minutos depois o Haaland marcou para o City em um bate-rebate dentro da área após um escanteio. 

Depois de um quase pênalti em cima do Malcom, o Al-Hilal chegou perto de passar à frente novamente, mas o jogador estava impedido e a penalidade máxima não se concretizou. No fim do segundo tempo, Haaland novamente ameaçou um gol, mas incrivelmente foi tirado em cima da linha pelo zagueiro Lajami, que havia entrado há pouco tempo. 

O empate de 2 a 2, portanto, levou os times à prorrogação e intensificou a ansiedade dos torcedores.

Prorrogação

O time árabe entrou em campo com muita determinação para a prorrogação e logo no começo marcou com um cabeceio de Koulibaly, tomando a frente do placar. Contudo, a felicidade acabou quando, após substituições decisivas, Phil Foden saiu do banco e empatou a partida mais uma vez. 

O jogo continuou com lances perigosos, de modo que ambos estavam lutando para a vitória. No fim, Marcos Leonardo, o destaque do Al-Hilal na partida, consolidou o triunfo do clube ao marcar seu segundo gol, que classificou o time para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes em um resultado que contrariou todas as expectativas.

Brasil presente em campo

A vitória do Al-Hilal foi produto de um jogo excepcional do time em geral, mas contou com atuações especialmente fora da curva dos brasileiros. Marcos Leonardo, com seus dois gols na partida, superou suas dores na panturrilha e foi decisivo na classificação em cima do City, assim como Malcom, responsável por outro gol do time árabe.

No total, Marcos Leonardo já marcou 28 gols em 42 partidas oficiais com a camisa do Al-Hilal [Imagem: Divulgação/Al-Hilal]  

Embora o resultado do Al-Hilal tenha sido surpreendentemente exuberante, o time não passou das quartas de final. A equipe ficou para trás após ser eliminada pelo Fluminense, que disputou a semifinal e perdeu para o Chelsea, o time vencedor da Copa do Mundo de Clubes de 2025. 

Ficha técnica

Data: 30/06/2025, 22h (horário de Brasília)

Local: Camping World Stadium, Flórida (EUA)

Gols: Al-Hilal – Marcos Leonardo (46’ e 112’), Malcom (52’), Koulibaly (94’); Manchester City – Silva (9’), Haaland (55’), Foden (104’)

Cartões amarelos: Al-Hilal – Marcos Leonardo (113’); Manchester City – Gvardiol (27’), Nunes (39’), Akanji (105+1’)

Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)

ESCALAÇÕES

MANCHESTER CITY (4-3-2-1): Moraes; Nunes (Aké 53’), Dias, Gvardiol (Akanji 53’) e Aït-Nouri; Silva, Reijnders (Cherki 90’) e Gündoğan (Rodri 53’ (Foden 100’)); Savinho e Doku; Haaland (Marmoush 90’). Técnico: Pep Guardiola.


AL-HILAL (5-4-1): Bounou; Al Harbi (Al-Bulaihi 88’), Lodi, Koulibaly e Cancelo (Al-Yami 88’); Al Dawsari (Aljuwayr 105’), Kanno (Lajami 83’), Milinković-Savić e Malcom (Kaio César 64’); Marcos Leonardo (Al-Ghannam 116’). Técnico: Simone Inzaghi.

*Foto de capa Divulgação/Al-Hilal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima