Por Nina Nassar (niiina@usp.br)
Com uma campanha de muita presença até então, o Fluminense foi eliminado nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes, na última terça-feira 8), em uma partida frenética do Chelsea. A equipe de Renato Gaúcho sofreu para encontrar espaços no jogo, com dificuldades de contra-atacar e com uma defesa enfraquecida pelos ataques dos ingleses. Eles, inclusive, fizeram valer da “lei do ex”: o cria do Fluminense, João Pedro, marcou os dois gols da partida e não comemorou nenhum, em respeito ao clube de formação.
Torcedores cariocas jogando altinha no estacionamento perto do Metlife Stadium, antes da partida começar [Imagem: Reprodução/Instagram/@daznfootball]
O técnico Renato Gaúcho foi obrigado a mexer na formação do time, devido aos desfalques importantes do volante Martinelli e do zagueiro Freytes, suspensos por acúmulo de cartões. Assim, ele optou por trabalhar com um 3-5-2, para fechar a defesa com uma linha de cinco no meio, com Guga ganhando a posição de Samuel Xavier pela direita. Já o Chelsea entrou em campo com a estreia de João Pedro como titular, após boa partida contra o Palmeiras. O técnico Enzo Maresca buscou compensar a ausência do zagueiro Conwill e do centroavante Delap, também suspensos, com uma formação 4-3-3 que valorizava o bom ataque da equipe.
Apesar do Fluminense ter entrado em campo buscando controle da bola e presença sobre a marcação, o time de Enzo Maresca fez com o Tricolor das Laranjeiras o mesmo que havia feito contra o Palmeiras nas quartas de final: subiu sua marcação e colocou os adversários sob pressão. Conforme o primeiro tempo, a equipe carioca começou a errar passes e jogadas simples devido à marcação, o que trouxe mais oportunidades para contra-ataques rápidos dos Blues.
João Pedro ganhou espaço para balançar as redes pela primeira vez dessa forma. Com a roubada da bola de Pedro Neto e o cruzamento para Thiago Silva, que a rebateu e acabou sobrando para o ex-jogador do tricolor, saiu um gol inalcançável, de chapa, no ângulo esquerdo.
Os jogadores de ambos os times saíram do jogo em clima amigável e, inclusive, trocaram camisetas [Imagem: Reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup]
Aos 25’ do primeiro tempo, o Fluminense teve sua chance de empatar o jogo. O volante Hércules tentou se infiltrar na defesa dos ingleses, e, a partir de um passe de Germán Cano, tentou fintar para o lado e desviar do goleiro Robert Sánchez. Mas Marc Cucurella salvou o Chelsea, em cima da linha do gol.
Após o intervalo, o Chelsea voltou determinado a garantir a partida. Continuou com a marcação pesada e ataques fortes para cercar a defesa carioca. Renato Gaúcho, em tentativa de tornar a equipe mais ofensiva, fez substituições para a entrada de Canobbio, Soteldo e Everaldo.
No entanto, a defesa ficou enfraquecida e não pôde evitar tomar outro golpe de João Pedro: ele invadiu a área, puxou a bola para o pé direito e chutou forte mirando o alto do gol. A bola bateu no travessão e quicou para dentro, com força. O gol garantiu a eliminação do último time brasileiro que ainda brigava pelo título do Mundial de Clubes e consagrou o lugar do Chelsea na final do campeonato.
João Pedro, vindo do Brighton, foi vendido por 55 milhões de libras e teve sua estreia pelo Chelsea contra o Palmeiras [Imagem: Reprodução/Instagram/@daznfootball]
Recém contratado do Chelsea, com apenas 95 minutos em campo pelo time, João Pedro mostrou para o que veio e deu muita emoção à torcida inglesa. Além dele, no campeonato, o Chelsea contou com destaques como o também novo contratado Delap, que chegou para ser o camisa 9 faltante na equipe. Mesmo lidando com a pressão da posição, o centroavante parece determinado em ajudar a colocar o Chelsea de volta no topo. O protagonista do campeonato, entretanto, sem dúvidas foi Cole Palmer, o camisa 10 que não ficou de fora de nenhuma jogada da partida. Segundo previsões do goleiro Robert Sanchéz à FIFA, em breve Palmer será o melhor do mundo, se já não for ainda este ano.
Ficha técnica
Data: 08/07/2025; 16:00
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)
Árbitro: François Letexier (FRA)
Gols: João Pedro (17’/1°T), João Pedro (10’/2°T)
Cartões amarelos: Nonato, Soteldo (FLU), Sánchez (CHE)
Escalações
Fluminense (3-5-2): Renato Gaúcho; Fábio; Ignácio, Thiago Silva, Thiago Santos (Keno); Guga, Bernal (Lima), Hércules (Canobbio), Nonato (Soteldo), Renê; John Arias, Cano (Everaldo)
Chelsea (4-3-3): Enzo Maresca; Robert Sanchéz; Gusto (Reece James), Chalobah, Adarabioyo, Cucurella; Moisés Caicedo, Enzo Fernández (Andrey Santos), Palmer; Nkunku (Dewsbury-Hall), João Pedro (Nicolas Jackson), Pedro Neto (Madueke)
*Foto de capa: Reprodução/Instagram: @fifaclubworldcup
