Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Copa do Mundo de Clubes | Lei do ex na semifinal: com dois gols de João Pedro, Chelsea elimina Fluminense

Os Blues conquistam a vaga na final e eliminam o último clube brasileiro do Mundial de Clubes

Por Nina Nassar (niiina@usp.br)

Com uma campanha de muita presença até então, o Fluminense foi eliminado nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes, na última terça-feira 8), em uma partida frenética do Chelsea. A equipe de Renato Gaúcho sofreu para encontrar espaços no jogo, com dificuldades de contra-atacar e com uma defesa enfraquecida pelos ataques dos ingleses. Eles, inclusive, fizeram valer da “lei do ex”: o cria do Fluminense, João Pedro, marcou os dois gols da partida e não comemorou nenhum, em respeito ao clube de formação.

Torcedores cariocas jogando altinha no estacionamento perto do Metlife Stadium, antes da partida começar [Imagem: Reprodução/Instagram/@daznfootball]

O técnico Renato Gaúcho foi obrigado a mexer na formação do time, devido aos desfalques importantes do volante Martinelli e do zagueiro Freytes, suspensos por acúmulo de cartões. Assim, ele optou por trabalhar com um 3-5-2, para fechar a defesa com uma linha de cinco no meio, com Guga ganhando a posição de Samuel Xavier pela direita. Já o Chelsea entrou em campo com a estreia de João Pedro como titular, após boa partida contra o Palmeiras. O técnico Enzo Maresca buscou compensar a ausência do zagueiro Conwill e do centroavante Delap, também suspensos, com uma formação 4-3-3 que valorizava o bom ataque da equipe.

Apesar do Fluminense ter entrado em campo buscando controle da bola e presença sobre a marcação, o time de Enzo Maresca fez com o Tricolor das Laranjeiras o mesmo que havia feito contra o Palmeiras nas quartas de final: subiu sua marcação e colocou os adversários sob pressão. Conforme o primeiro tempo, a equipe carioca começou a errar passes e jogadas simples devido à marcação, o que trouxe mais oportunidades para contra-ataques rápidos dos Blues

João Pedro ganhou espaço para balançar as redes pela primeira vez dessa forma. Com a roubada da bola de Pedro Neto e o cruzamento para Thiago Silva, que a rebateu e acabou sobrando para o ex-jogador do tricolor, saiu um gol inalcançável, de chapa, no ângulo esquerdo.

Os jogadores de ambos os times saíram do jogo em clima amigável e, inclusive, trocaram camisetas [Imagem: Reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup]

Aos 25’ do primeiro tempo, o Fluminense teve sua chance de empatar o jogo. O volante Hércules tentou se infiltrar na defesa dos ingleses, e, a partir de um passe de Germán Cano, tentou fintar para o lado e desviar do goleiro Robert Sánchez. Mas Marc Cucurella salvou o Chelsea, em cima da linha do gol.

Após o intervalo, o Chelsea voltou determinado a garantir a partida. Continuou com a marcação pesada e ataques fortes para cercar a defesa carioca. Renato Gaúcho, em tentativa de tornar a equipe mais ofensiva, fez substituições para a entrada de Canobbio, Soteldo e Everaldo.

 No entanto, a defesa ficou enfraquecida e não pôde evitar tomar outro golpe de João Pedro: ele invadiu a área, puxou a bola para o pé direito e chutou forte mirando o alto do gol. A bola bateu no travessão e quicou para dentro, com força. O gol garantiu a eliminação do último time brasileiro que ainda brigava pelo título do Mundial de Clubes e consagrou o lugar do Chelsea na final do campeonato.

João Pedro, vindo do Brighton, foi vendido por 55 milhões de libras e teve sua estreia pelo Chelsea contra o Palmeiras  [Imagem: Reprodução/Instagram/@daznfootball]

Recém contratado do Chelsea, com apenas 95 minutos em campo pelo time, João Pedro mostrou para o que veio e deu muita emoção à torcida inglesa. Além dele, no campeonato, o Chelsea contou com destaques como o também novo contratado Delap, que chegou para ser o camisa 9 faltante na equipe. Mesmo lidando com a pressão da posição, o centroavante parece determinado em ajudar a colocar o Chelsea de volta no topo. O protagonista do campeonato, entretanto, sem dúvidas foi Cole Palmer, o camisa 10 que não ficou de fora de nenhuma jogada da partida. Segundo previsões do goleiro Robert Sanchéz à FIFA, em breve Palmer será o melhor do mundo, se já não for ainda este ano.

Ficha técnica

Data: 08/07/2025; 16:00

Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)

Árbitro: François Letexier (FRA)

Gols: João Pedro (17’/1°T), João Pedro (10’/2°T)

Cartões amarelos: Nonato, Soteldo (FLU), Sánchez (CHE)

Escalações

Fluminense (3-5-2): Renato Gaúcho; Fábio; Ignácio, Thiago Silva, Thiago Santos (Keno); Guga, Bernal (Lima), Hércules (Canobbio), Nonato (Soteldo), Renê; John Arias, Cano (Everaldo)

Chelsea (4-3-3): Enzo Maresca; Robert Sanchéz; Gusto (Reece James), Chalobah, Adarabioyo, Cucurella; Moisés Caicedo, Enzo Fernández (Andrey Santos), Palmer; Nkunku (Dewsbury-Hall), João Pedro (Nicolas Jackson), Pedro Neto (Madueke)

*Foto de capa: Reprodução/Instagram: @fifaclubworldcup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima