A adolescência é a fase mais maluca da vida de um ser humano. As mudanças que a natureza impõe ao nosso corpo, os hormônios que entram em intensa agitação, as novas experiências, as espinhas que brotam em nosso rosto, enfim, tudo é muito novo e acontece numa velocidade absurdamente rápida. É também nesse momento que descobrimos quem somos e procuramos os que são parecidos conosco. Porém, não é todo mundo que consegue se encaixar em uma “panelinha” no colégio e foi exatamente isso que aconteceu com Christian Figueiredo. Mas Eu Fico Loko (2017) não é só mais um filme sobre um adolescente deslocado. Com uma pegada totalmente nonsense, a história do famoso youtuber surpreende pela originalidade e pelo humor.
Eu Fico Loko é inspirado no livro de mesmo nome lançado pelo youtuber no ano de 2015 – o qual, inclusive, já ganhou mais duas edições. Nas duas obras, Christian não teve nenhum pudor em mostrar sua vida. O longa parte da infância do garoto, ao lado dos pais (Alessandra Negrini e Marcello Airoldi) e da avó (Suely Franco), e vai até seu auge como youtuber. A avó é a mais divertida da casa e fala tudo o que pensa, ao contrário dos pais, que fazem a linha mais zen e tentam a todo tempo passar isso pro menino, que sempre volta bravo das aulas de natação por causa das risadas que tem aguentar dos colegas. Foi também nessas aulas que o menino se apaixonou pela bela Alice (Isabella Moreira), seu primeiro grande amor da infância.
Já no ensino médio, Christian (nessa fase interpretado por Filipi Bragança) só tem um único amigo, Yan (José Victor Pires), que além de defendê-lo de Mauro (Michel Joelsas), o valentão da escola que vive zoando todo mundo, também ajuda o garoto com suas bizarras experiências cinematográficas caseiras. Christian é aquele cara desengonçado que sempre acaba caindo em ciladas. Mas, pior que isso, é a forma que ele encontra pra sair dessas situações, com ideias completamente sem sentido – como quando tenta esconder uma garrafa de seu professor dentro de suas calças, que acaba vazando e dando a entender que o garoto urinou nas calças.
Embora seja nitidamente inspirado nos famosos filmes de jovens americanos, como High School Musical (2006), Eu Fico Loko não soa artificial. O humor genuíno e a linguagem coloquial dão uma certa veracidade à história, que, em alguns momentos, até consegue soar tão natural quanto os vídeos que o youtuber posta semanalmente em seu canal, que alcança mais de 7 milhões de inscritos. De tão engraçada, a história acaba sendo bastante interessante e até inspiradora, você sai da sala de cinema querendo ser um youtuber também.
O destaque fica para a atuação de Filipi Bragança, que é excelente. O Cinéfilos esteve presente na coletiva de imprensa do filme que aconteceu dia 13 de dezembro em São Paulo e nela, o jovem ator falou um pouco sobre sua preparação para o personagem. Bragança contou que assistiu todos os vídeos do canal de Christian, desde a época em que o jovem era apenas um “loser”. Além disso, ele também fez uma série de exercícios para deixar sua voz mais parecida com a de Christian.
Assista ao trailer:
por Igor Morais
digorsoares@gmail.com