Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Londres, a cidade com “rios de marmelada e ruas de pão”, em Paddington 2

Dirigido por Paul King e produzido por David Heyman – produtor de todos os filmes da saga Harry Potter (2001-2011) – , o longa As Aventuras de Paddington 2 (Paddington 2, 2017) tem como pano de fundo, a exemplo do primeiro da série, a cidade com “rios de marmelada e ruas de pão”: Londres. O …

Londres, a cidade com “rios de marmelada e ruas de pão”, em Paddington 2 Leia mais »

Dirigido por Paul King e produzido por David Heyman – produtor de todos os filmes da saga Harry Potter (2001-2011) – , o longa As Aventuras de Paddington 2 (Paddington 2, 2017) tem como pano de fundo, a exemplo do primeiro da série, a cidade com “rios de marmelada e ruas de pão”: Londres. O ursinho Paddington é um dos principais representantes da literatura infantojuvenil britânica e, nesta obra, tem como seu maior objetivo realizar o sonho de Tia Lucy – ursa que o adotou em seus primeiros anos de vida e, depois do terremoto que destruiu o lar da família de ursos no Peru, vive em uma casa de aposentadoria para ursos: conhecer a Londres.

Paddington 1

Assim como em As Aventuras de Paddington 1 (Paddington 1, 2014) , o longa conjuga a interpretação de atores reais com a animação computadorizada. Os olhos, as expressões faciais e o movimento dos pelos do ursinho, bem como a espontaneidade das interações com os atores tornam a presença de Paddington tão natural a ponto do animal assemelhar-se a um membro pertencente ao mundo real.

Uma das principais marcas de Paddington é a marmelada – ‘marmalade’ –,  notadamente o sanduíche com geleia de marmelada. O doce foi apresentado à família de ursos no Peru por meio de um explorador inglês, e a receita foi transmitida a Paddington por sua Tia Lucy e seu Tio Pastuzo. No primeiro filme da saga, Paddington introduz o sabor da marmelada na vida dos Browns – “um sanduíche de marmelada contém todos os nutrientes que um urso precisa consumir em um dia”, é a sua máxima – ; neste, por sua vez, o doce, conjugado ao comportamento do ursinho, consegue provocar uma grande mudança social em um presídio britânico. Paddington incorporou atributos da cultura britânica ainda no Peru, quando o explorador inglês anteriormente citado fez amizade com seus tios ursos. A ‘marmalade’, um dos traços da culinária britânica, porém, recebe novo significado a partir do ursinho peruano e, parece, nesse sentido, aludir metaforicamente à faceta multicultural de Londres.

Paddington 2

Originário das florestas tropicais do Peru, Paddington (voz de Ben Whishaw), foi adotado há alguns anos pelos Browns, uma família britânica e afável composta pelo Sr. Henry (Hugh Boneville), analista de riscos aparentemente rude, mas sempre atento à família; a Sra. Mary (Sally Hawkins), ilustradora de livros, com sensibilidade aguçada e capacidade imaginativa notável; Judy (Madeleine Harris), a filha mais velha do casal, que mantém em sua escola um jornal formado apenas por garotas; Jonathan (Samuel Joslin), o filho mais novo, entusiasta das locomotivas; e a Sra. Bird (Julie Walters), a avó do lar, com participação mais secundária nesse filme em relação ao primeiro da série. O ursinho vive na comunidade britânica de Windsor Gardens e comunica-se regularmente com Tia Lucy (voz de Imelda Staunton) via correspondência.

Em homenagem ao aniversário de 100 anos da ursa, Paddington pretende comprar um livro pop-up – livro em que as ilustrações são feitas em uma espécie de recorte ou dobradura em 3D – que  que a faça sentir-se dentro da capital inglesa, na loja de antiguidades do Sr. Gruber (Jim Broadbent, o Horácio Slughorn, de Harry Potter). Para tanto, o ursinho se envolve com empenho em uma série de empregos, como barbeiro e limpador de vidros. Seu “jeito urso de ser”, notadamente atrapalhado com os instrumentos de trabalho dos humanos, envolve o público em numerosas risadas.

Quando o livro pop-up é roubado, Paddington e sua família britânica enfrentam uma série de apuros para encontrar o ladrão. O ursinho, em todos os ambientes nos quais se faz presente, reproduz os ensinamentos de sua Tia Lucy – revelada por sua voz como uma doce e corajosa ursa. Como o Sr. Henry afirma, Paddington insiste em procurar bondade nas pessoas e, de alguma forma, acaba encontrando.

Paddington 3

As Aventuras de Paddington 2 (Paddington 2, 2017) tem estreia marcada para o dia 1 de fevereiro! Confira o trailer:

por Camila Mazzotto
camila.mazzotto@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima