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NFL promove evento no Brasil com atrações e viewing party do Super Bowl

Com público de mais de 9 mil pessoas na última noite do evento, NFL in Brasa despertou otimismo para o crescimento da comunidade brasileira de futebol americano

Por Davi Caldas (odavicaldas@usp.br) e Diego Coppio (diegocoppio@usp.br)

A cidade de São Paulo recebeu — pelo segundo ano consecutivo — o NFL in Brasa, evento oficial da NFL (National Football League), no qual os fãs de futebol americano puderam participar de atividades interativas, comprar produtos oficiais da liga, comer pratos típicos norte-americanos, conversar com influencers, e assistir ao Super Bowl LVIII, disputado por Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers. O evento ocorreu nos dias 9 a 11 de fevereiro na ARCA Spaces, localizada no bairro da Vila Leopoldina.

Atrações

Os fãs tiveram a oportunidade de entrar na pele de seus jogadores favoritos através de atividades que envolveram aspectos e fundamentos do futebol americano. As mais concorridas foram o Quarterback Challenge e o Field Goal Challenge, além de outras ativações, como o salto vertical, o tiro de 40 jardas, e o desafio de recepção. Algumas atrações poderiam render brindes aos participantes, como bottoms e pôsteres.

Os participantes tinham 15 segundos para acertar todos os alvos no Quarterback Challenge [Divulgação/NFL in Brasa]

Além das atrações citadas, o local contou com a exposição de itens das franquias da NFL, como capacetes e uniformes, e uma loja oficial da liga, onde os fãs tiveram a oportunidade de adquirir desde miniaturas de capacetes até uniformes das 32 franquias.

Uniformes dos finalistas da temporada 2023/24 [Reprodução/Twitter: @NFLBrasil]

Outra atração que engajou o público foi o quiz interativo. Nele, os participantes testaram seus conhecimentos sobre a NFL e sua história, concorrendo a prêmios como um boné autografado por Tom Brady — por muitos, o maior jogador da história — e uma camiseta de Mac Jones, ex-quarterback do New England Patriots, envolvido em uma troca com o Jacksonville Jaguars no último domingo, 10 de março.

Se o Super Bowl foi apenas a última atração do evento, os fãs do esporte puderam testar sua torcida no torneio de flag football no sábado, disputado por criadores de conteúdo sobre futebol americano, como as páginas Esportismo (os vencedores do torneio), Interceptados, The Playoffs e até uma equipe da Rede TV, que adquiriu os direitos de transmissão da liga no Brasil na televisão aberta em 2022. 

Para complementar a experiência esportiva, os fãs puderam comer as chicken wings ao estilo dos tradicionais tailgates, prática comum na cultura de eventos esportivos nos Estados Unidos, na qual os torcedores se reúnem nos estacionamentos antes dos jogos para beber e fazer churrasco.

Além das chicken wings, o evento tinha outras opções no cardápio, como costelinha suína (foto), churrasco e opções vegetarianas [Divulgação/NFL in Brasa]

Além das atrações fixas, cada dia teve atrações específicas. O evento começou na sexta-feira, 9 de fevereiro, com um bloco de carnaval e show com DJ. No sábado, os fãs do esporte puderam conhecer e tirar fotos com Nat Moore e Mark Duper, ex-jogadores do Miami Dolphins. À noite, a banda CPM 22 foi convidada para se apresentar. No domingo, encerrando o evento, ocorreu a viewing party do Super Bowl com a narração exclusiva do narrador Rômulo Mendonça.

https://twitter.com/NFLBrasil/status/1756503380476731437/video/1

Um mercado em expansão

A primeira edição do NFL in Brasa ocorreu no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, em 2023, e teve público total de mais de 7 mil pessoas. Para a segunda edição, a Effect Sport — agência responsável pela NFL no Brasil — teve um orçamento três vezes maior, com a expectativa de público de mais de 12 mil pessoas, tornando-se o maior evento da NFL fora dos Estados Unidos. Durante a exibição do Super Bowl, 9 mil pessoas compareceram ao local. Em maio de 2022, a NFL Brasil alcançou a marca de 500 mil seguidores no Instagram, a maior página da liga na rede social — com exceção ao perfil oficial norteamericano. Em 2024, essa marca é de quase 900 mil seguidores.

https://twitter.com/NFLBrasil/status/1756845605303804164/video/1

Pedro Monteiro, CEO da Effect Sports, enxerga com otimismo a popularização da liga no Brasil. “A gente acredita que o ângulo da curva de crescimento vai se acentuar. A gente tem números que mostram que já temos mais de 35 milhões de fãs no Brasil. O flag football ter virado esporte olímpico é uma aposta da NFL para ser mais conhecida internacionalmente. Nossa ideia também é expandir para escolas, aumentar o alcance com audiência”, afirmou em entrevista ao portal Máquina do Esporte.

Além de mostrarem um cenário de crescimento do mercado da NFL no Brasil, os números foram fundamentais na decisão da liga de mandar um jogo em território brasileiro pela primeira vez na história em 2024. O jogo ocorrerá na Neo Química Arena, no dia 6 de setembro, entre Philadelphia Eagles e uma equipe ainda a ser anunciada.

Entre os possíveis adversários dos Eagles, estão: Dallas Cowboys, New York Giants, Washington Commanders, Cleveland Browns, Atlanta Falcons, Jacksonville Jaguars, Pittsburgh Steelers, Green Bay Packers e Carolina Panthers [Reprodução/Instagram: @nfl]

Gabriel Golim, comentarista da NFL na Rede TV, conversou com o Arquibancada  e se mostrou empolgado com a popularização do esporte. “Há alguns anos a gente torcia para o que está acontecendo agora. Não tem como o NFL in Brasa não acontecer mais vezes, watch parties acontecendo direto, um jogo no Brasil, que é a coisa mais incrível que tem, e cada vez mais eventos para juntar a galera, para o pessoal não ficar só vendo de casa”.

Super Bowl LVIII

Na edição de 2024, o Super Bowl foi conquistado pelo Kansas City Chiefs, de Patrick Mahomes e Travis Kelce, sobre o San Francisco 49ers. Com um bicampeonato consecutivo, o feito não acontecia desde a temporada 2004-05, com o New England Patriots, de Tom Brady. Mesmo com um retrospecto recente muito forte — seis finais de conferência, quatro Super Bowls e três troféus nos últimos seis anos —, o time de Mahomes mostrou dúvidas sobre a sua potência e não convenceu a liga durante a temporada.

Contudo, os Chiefs confirmaram a sua dinastia na pós-temporada da NFL, vencendo com facilidade o Miami Dolphins por 26 a 7, o Buffalo Bills, sua principal vítima nos últimos anos, por 27 a 24 — primeiro jogo de playoffs que Mahomes jogou fora do estádio dos Chiefs —, e o Baltimore Ravens, um dos favoritos da temporada e que contava com o MVP (Most Valuable Player) Lamar Jackson, por 17 a 10.

Em mais um Super Bowl, enfrentaram o time sobre o qual conquistaram seu segundo título, em 2020, o San Francisco 49ers, que contou com algumas mudanças desde aquela final, como as adesões de Brock Purdy, Brandon Aiyuk e Christian McCaffrey. Os Niners tiveram um início melhor, tendo como trunfo sua defesa, que impediu maiores avanços dos Chiefs. Com a solidez defensiva e boas tentativas de ataque, chegaram a abrir um placar de 10 a 0.

Após o intervalo, com um placar de 10 a 3, a defesa dos Chiefs voltou melhor e conseguiu forçar punts da equipe adversária, permitindo mais chances para o ataque, que ainda não estava tão bem. Através do brilho de Travis Kelce e Patrick Mahomes, que até então ainda estavam sumidos no jogo, o time de Kansas virou a partida em 13 a 10.

Com boas campanhas ofensivas de ambos os lados, a partida estava empatada em 16 pontos a cinco minutos do final. Após uma conversão de field goal de Jake Moody — que já havia quebrado o recorde do Super Bowl de chute mais longo da história, com 55 jardas —, o time vice-campeão em 2020 ficou na frente do placar até os segundos finais, quando as estrelas de Kelce e Mahomes apareceram novamente.

Após um bom avanço do ataque dos Chiefs, Butker — que, logo após o recorde de Moody, o quebrou na mesma partida, com um field goal de 57 jardas —, empatou a partida em 19 pontos e a levou para a prorrogação.

Iniciando o ataque, os Niners tiveram que se contentar com mais um field goal, permitindo a vitória de Kansas com um touchdown anotado na campanha seguinte, deixando o placar final em 25 a 22 — em mais uma amarga derrota dos Niners contra o Mahomes.

Considerações finais

Com mais investimento, a organização foi capaz de entregar um evento maior para a crescente comunidade da NFL no Brasil. O Arquibancada conversou com alguns fãs, e os comentários foram elogiosos. Para Everton, o espaço maior em relação ao da primeira edição foi um acerto da organização. Já Taíssa destacou o show do CPM 22 como uma atração positiva, que também não ocorreu na edição anterior. Para o casal Lucas e Júlia, torcedores do Philadelphia Eagles, tanto o evento quanto o jogo que será realizado no Brasil são oportunidades para aumentar a popularização do esporte.

Como pontos negativos, houve unanimidade: o tempo de espera nas filas e a pouca variedade de atividades. Para Lucas, a organização do evento poderia ter aproveitado o aumento do espaço para trazer outras atrações, além das que já estiveram presentes na primeira edição. Júlia também relatou a falta de alguns itens no cardápio: “Eram 13 horas e já tinha acabado a batata frita e os nuggets. A gente vem pra comer também, então acho que tem que dar uma atenção pra isso”.

Giovanna, amiga do casal, sugeriu uma espécie de “cadastro único” como forma de diminuir as filas. “Ao invés de colocar só um quarterback challenge, colocar dois; ao invés de toda hora você ter que ficar se inscrevendo, eles colocarem algo na pulseira que dá pra identificar, que você faça o cadastro uma vez e aí consiga jogar todos os jogos de uma vez sem pegar fila. Eu também aumentaria a lojinha porque a fila é muito grande”, relatou a fã do esporte, que contou ter esperado mais de uma hora na fila da loja.

Apesar dos pontos negativos, o saldo é de otimismo para um esporte que tende a crescer ainda mais no futuro. Para Golim, o evento representa tanto uma oportunidade de reforçar laços já existentes com o futebol americano, quanto um primeiro contato para pessoas que estão se interessando agora. “Vem a garotada que nunca pegou em uma bola de futebol americano e pode se divertir. Às vezes você está assistindo sozinho em casa, e quando vem aqui, está com uma galera que gosta do que você gosta, e não tem nada mais forte que isso. Além de ter comida boa, um monte de atividade, é perfeito.”

https://www.instagram.com/reel/C4ayCGYuamq/?igsh=MXQwYXByNXc3a3Bhaw==

*Foto de capa: [Reprodução/Twitter: @NFLBrasil]

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