Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um pouco mais sobre os 50 anos de Super Bowl

Por José Paulo Mendes O ano era 1967. A National Football League (NFL) há quase cinco décadas comandava o futebol americano no país, mas via na American Football Leagua (AFL) uma liga rival, que desde o início da década começava a ameaçar a domínio da NFL. Vendo que não poderia parar o crescimento da rival, …

Um pouco mais sobre os 50 anos de Super Bowl Leia mais »

Por José Paulo Mendes

O ano era 1967. A National Football League (NFL) há quase cinco décadas comandava o futebol americano no país, mas via na American Football Leagua (AFL) uma liga rival, que desde o início da década começava a ameaçar a domínio da NFL. Vendo que não poderia parar o crescimento da rival, os executivos de ambas as ligas se uniram em acordo de união que somente seria concretizado em 1970, mas a partir daquele ano já disputariam um jogo entre os dois campeões, o “grande jogo”.

Nomeado originalmente de AFL-NFL Championship Game, o grande jogo só começou a ser chamado de Super Bowl após Lamar Hunt, o dono do Kansas City Chiefs, campeão da AFL, começar a se referir a partida deste modo. O nome era derivado das finais dos campeonatos universitários, os quais eram conhecidos como Bowls por serem praticados em estádios que tinham o formato de tigela (bowl em inglês). Segundo Hunt, a inspiração do nome veio de um brinquedo chamado Super Ball.

superbowl1
Rose Bowl, um dos mais famosos Bowls Stadiums, onde foram jogados 5 Super Bowls e a final da Copa de 1994 (FONTE: REPRODUÇÃO)

Naquela época, o jogo ainda acontecia no meio de janeiro. Com o passar dos anos e o aumento das equipes as quais jogariam os playoffs – fase final de mata-mata da NFL – o Super Bowl acabou fixado no primeiro domingo de fevereiro de cada ano. Durante todo o dia do Super Bowl, a semana que o antecede e a semana que o sucede este vira praticamente o único assunto nos Estados Unidos, sobretudo na cidade que o sedia, sendo comparado ao período de Copa do Mundo no país.

O primeiro Super Bowl aconteceu em 15 de janeiro de 1967 entre o já mencionado Kansas City Chiefs e o maior campeão da NFL até hoje, o Green Bay Packers, no Los Angeles Memorial Coliseum. Com grande atuação de seu quarterback Bart Starr, os Packers venceram o jogo por 35 a 10. Após um primeiro tempo disputado, o time de Green Bay voltou a campo muito bem na segunda metade do jogo e cravou 21 pontos seguidos para sacramentar a vitória.

Em 1968 o Super Bowl havia virado uma tradição estadunidense. Foram mais 48 anos com jogos emocionantes e agora em 2016 a grande final do futebol americano chega a sua edição de número 50, entre Denver Broncos e Carolina Panthers. O Super Bowl 50 acontecerá no Levi’s Stadium em Santa Clara, na Califórnia, e contará com um show do Coldplay no intervalo. A expectativa é que mais de 120 milhões de pessoas acompanhem o jogo ao vivo.

Jogadores do Green Bay Packers vencedores do primeiro Super Bowl (FONTE: NFL RELIGION)
Jogadores do Green Bay Packers vencedores do primeiro Super Bowl (FONTE: NFL RELIGION)

Ao longo dessas 49 edições, tivemos muitos jogos épicos, como a partida do ano passado, decidida há segundos do final. Tudo indicava que os Seahawks iriam conseguir a virada e, em um erro ofensivo, os Patriots recuperaram a bola para garantir a vitória. Com as duas grandes equipes que jogarão neste domingo, a expectativa é de mais uma edição épica do grande jogo.

(Arte: José Paulo Mendes/ Jornalismo Júnior)
(Arte: José Paulo Mendes/ Jornalismo Júnior)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima