Por Mirela Costa (mirelacosta@usp.br)
Os coloridos e divertidos quadros pendurados nas paredes, assim como o bem-humorado personagem Sandubinha ilustrado ao fundo da loja, são os elementos que mais chamam a atenção de quem entra no espaço. O restaurante Sandubinha do Bem, apenas 200 metros distante da Estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, se adequa bem na proposta gastronômica da badalada Rua dos Pinheiros.
Além das ilustrações, a receptividade e simpatia dos funcionários e de Mateus Araújo, que chefia o local em conjunto com Sidney Zvieskovski e Vitor Bourguignon — vencedor do MasterChef Brasil: A Revanche —, são destaques durante o atendimento. As variadas opções de sanduíches, que vão desde o carro-chefe Sanduba Frango Caesar ao excêntrico Sanduba Lula à Dorê, são detalhadamente descritas aos clientes da loja pelo proprietário. Mateus também conta a história do restaurante, que surgiu no mundo digital e seguiu para o espaço físico.
As origens nos quadrinhos
O trio curitibano — Mateus, Sidney e Vitor —, se reuniu em torno da ideia de elaborar uma rede de sanduíches com o Sandubinha como caracterização principal. Os sócios resolveram criar uma conta de histórias em quadrinhos no Instagram (@sandubinhadobem). As narrativas, que envolvem o Sandubinha e outros personagens da chamada sandubolândia, traçam a identidade visual da marca nas redes sociais.
Embora a página tenha sido criada em abril de 2022, as obras para a inauguração da loja já haviam iniciado em janeiro do mesmo ano — mas só terminaram no mês de julho. Em um primeiro momento, o espaço funcionou em modelo soft-opening, estratégia de teste do atendimento antes da inauguração definitiva. No dia 27 de agosto de 2022, o Sandubinha do Bem enfim foi aberto ao público.
Segundo Mateus, a divulgação do espaço aconteceu de forma natural e ocorreu, sobretudo, pelas redes sociais. O perfil no Instagram conta com 118 mil seguidores, além dos vários usuários do TikTok que já fizeram vídeos para a plataforma ao visitarem a loja. Os característicos quadrinhos, que chamam atenção dos clientes pela sua originalidade, são produzidos pelo quadrinista e ilustrador Wesley Mercês Silva. Até mesmo a atriz Bruna Marquezine, o influenciador digital Casimiro e Caito Maia — fundador da Chilli Beans — já ganharam versões nos desenhos.
O ambiente do Sandubinha
Com a ideia inicial de operar nos formatos delivery e takeout, o restaurante foi se adequando cada vez mais à recepção de clientes no local. Ainda assim, o espaço, que conta com mesas bistrô na parte de dentro e mais algumas acomodações na área externa, pode parecer estreito para quem o frequenta em dias movimentados.
Mateus relata o futuro projeto de reformulação do espaço, que comportará mais mesas e trará caracterização baseada em um novo personagem: o Sandubinha do Mal. As obras, que devem começar em junho deste ano, dividirão o restaurante em dois ambientes opostos: o do Sandubinha do Bem e o do Sandubinha do Mal. Essa deliciosa dualidade trará, além de maior conforto e dinamicidade para o local, um novo cardápio com hambúrgueres e lanches diferentes.
Os sandubas
A Jornalismo Júnior experimentou dois dos cinco sanduíches oferecidos no cardápio principal: o Sanduba Abobrinha — única opção vegana da casa — e o Sanduba Lula à Dore. Os sandubas compõem os combos do restaurante, em que os clientes podem pedir um sanduíche, uma bebida e um acompanhamento — chips de vegetais, batatas fritas com maionese ou bolinhos de carne de porco. Além desses lanches, o Sanduba Almôndega também foi provado. A opção é nova no local, assim como o Sanduba Mignon Suíno (R$28,90). Ambas as novidades ainda não estão no cardápio e tampouco integram os combos.
O Sanduba Abobrinha — que custa R$29,90 fora do combo e R$42,90 incluso nele — é composto por abobrinhas confitadas em azeite extra virgem e ervas frescas, com homus de beterraba e tabule de coentro. A presença dos vegetais e das ervas agrega uma refrescância única ao lanche. A combinação de abobrinha e beterraba, que parece um tanto inusitada ao senso comum, surpreende quem degusta o sanduíche. O pão baguete finaliza a saborosa experiência desse sanduba agregando crocância ao prato.
Já o Sanduba Lula à Dore, — que faz o cliente desembolsar R$52,90, se consumido no combo, e R$39,90 fora dele — consiste em pedaços de lulas frescas à dore, aioli especial de coentro, picles de cebola roxa e coentro fresco. Os sabores da lula e da cebola, bem como suas consistências, se complementam. O molho de coentro típico da culinária francesa adiciona um teor forte e marcante ao sanduíche. O sanduba cumpre com a excentricidade prometida no cardápio, mas, ainda assim, opções mais simples seriam boas apostas para paladares seletivos.
Por fim, o Sanduba Almôndega (R$29,90; no valor promocional) — única opção experimentada que não integra o cardápio principal — é preparado com carne de almôndegas, queijo, molho de tomate e manjericão. Servido no pão baguete, o sanduíche é certeiro ao acionar a memória gustativa do sabor de um clássico e apetitoso macarrão.
Bebidas e adicionais
O local dispõe de sucos naturais e chás mate preparados pela casa, além de refrigerantes, água e cerveja. Foram provados pelas repórteres do Sala 33 o suco de morango com amora (R$12,00) — doce na medida certa — e o chá gelado de limão (R$8,00) — uma ótima combinação para os sanduíches. O restaurante carece de sobremesas em seu cardápio; no entanto, os doces se tornam dispensáveis, já que os lanches e refrescos satisfazem bem os clientes.
Um último ponto a ser considerado é o custo-benefício dos produtos do Sandubinha. Apesar de os lanches serem completos e contarem com uma ampla variedade de ingredientes, o preço dos sandubas pode ser um pouco custoso ao consumidor comum. Pinheiros é uma região que abriga uma quantidade expressiva de estabelecimentos de gastronomia gourmet e artesenal, que tende a ser mais cara, o que explica o valor dos sanduíches.
Com temática divertida e característica, o Sandubinha do Bem é ideal para almoços, jantares ou até mesmo rápidos lanches em grupos pequenos. Os barulhos da agitada Rua dos Pinheiros contrastam com o pop leve do som ambiente, o que torna a permanência no espaço mais agradável. A partir das mudanças pelas quais o restaurante passará neste mês, a sandubolândia se tornará ainda mais deliciosa.
Imagem de capa: Acervo Pessoal/Mirela Costa