Deus está preocupado com a maneira como os humanos estão tratando os animais e resolve escolher uma pessoa de bom coração para ser o inspetor do mundo e proteger os bichinhos. Ele resolve procurar em uma feira, e depois de topar com vários traficantes de animais, escolhe um feirante chamado… Fausto Silva.
Essa é a introdução de Inspetor Faustão e o Mallandro: A Missão Primeira e Única (1991), lançado pela produtora Xuxa Produções. Era uma época em que o apresentador Faustão ainda estava no segundo ano à frente do Domingão do Faustão e Sérgio Mallandro passava uma curta temporada na Rede Globo depois de apresentar o infantil Oradukapeta no SBT, além de atuar como galã (!!!!) e par romântico (!!!!) da Xuxa no filme Lua de Cristal (1990).
Quem viveu a era das locadoras deve se lembrar (e provavelmente ter ignorado) a capa do VHS em alguma estante perdida por aí:
Depois de ter se tornado inspetor (em troca de uma geladeira, o que é algo engraçado quando se lembra que posteriormente existiria o Caminhão do Faustão), Fausto Silva acaba se deparando com Mallandro, que estava fazendo uma bagunça na feira e é contido pelo Inspetor Faustão. Juntos eles têm a missão de resolver o caso do desaparecimento do último casal de um espécie rara de codornas do Pantanal, cujos ovos são contrabandeados por possuírem propriedades afrodisíacas. Por trás dessa mensagem ecológica, o filme é repleto de frases de efeito ditas pelo protagonista, participações especiais de várias celebridades (destaque para o saudoso Costinha, que interpreta, pasmem, o pai do Mallandro), muitas tosqueiras e
piadas de tom politicamente incorreto típicas dos anos 90.
Um outro personagem que se une à dupla principal é o garoto Faustinho, sobrinho de Faustão na história e comilão incorrigível. Olhe para esse menino e sua dança malemolente com atenção:
Reconheceu de algum lugar? Caíque Benigno, o intérprete do Faustinho, ficou famoso anos mais tarde na pele de Macarrão/Macaco, um dos três primeiros integrantes do Disney Club, no SBT.
Inspetor Faustão e o Mallandro termina com a canção Rap do Ovo, que já toca no começo do filme em seus créditos iniciais, para mostrar o sonho do Mallandro se tornando real: o de se tornar cantor. A música tem participação das Paquitas:
Perguntado sobre a produção, Faustão disse atualmente que se arrependeu de ter feito parte dela (ele inclusive escreveu o argumento do roteiro). Mas é inegável que as péssimas atuações e as situações absurdas o tornam até divertido de assistir, isso sem contar os inúmeros memes que o filme originou.
Para quem ficou curioso, é possível assistir o filme completo no YouTube:
https://youtube.com/watch?v=Ow4ySz-2BIk
por Mel Pinheiro
mel.pinheiro.silva@gmail.com
Esse filme é o maior barato! Sem dúvidas, um filmaço… ainda mais que algumas cenas são tão ricas quanto únicas! Mas tem gente que não o suporta só porque é protagonizado por Fausto Silva e por Sérgio Mallandro, né?