Por Natalie Majolo
nmajolo95@gmail.com
Dizem que religião não se discute. Talvez o que não se discuta é o subjetivo de cada um, tão intrínseco que sequer possui obrigação de algum vínculo religioso: a fé. No entanto, dentro da ideia de religião também está englobada a de instituição religiosa. A fé católica, por exemplo, não está necessariamente atrelada à Igreja. Podem caminhar juntas ou não. O que devemos discutir na religião, portanto, é o palpável no que se diz respeito à todos.
Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight, 2015), dirigido por Tom McCarthy, é um desafio para questionarmos o peso dessas instituições religiosas no funcionamento de toda a sociedade. O drama, baseado em fatos verídicos, desenrola no ano de 2001, e conta a história de um grupo de jornalistas que investigaram abusos infantis envolvendo padres. Durante anos as entidades religiosas e advogados mantiveram os acontecimentos em sigilo. Os jornalistas do “The Boston Globe” desafiaram o poder da Igreja e evidenciaram o sistema de silenciamento que ela comandava.
Robby (Michael Keaton) é o chefe da seção de jornalismo investigativo, “Spotlight”, do jornal. Seu time é formado por Mike (Mark Ruffalo), Sacha (Rachel McAdams) e Matt (Brian d’Arcy James). Com a chegada de Marty Baron (Liev Schreiber), o novo editor chefe, na redação, Spotlight inicia uma longa investigação sobre a suspeita de existir mais crimes de pedofilia, além daqueles que emergiram de forma espontânea até então.
A Igreja exerce grande influência nos Estados Unidos, especialmente em Boston. As raízes da instituição ultrapassam a religião, passam ao Estado e à estrutura da sociedade civil. A equipe desvencilhou os entraves burocráticos e fez aquilo que tanto nos falta hoje: um bom jornalismo, com comprometimento social e ética.
Ao ver este filme, é possível sentir um grande mal estar perante a Igreja e dele derivar diversos questionamentos sobre tamanha estrutura. Também é possível se perguntar “onde está esse jornalismo?” que, acima de interesses políticos e lucrativos, se preocupa com a sociedade. Spotlight: Segredos Revelados é chocante. Precisamos de algo que nos choque para refletirmos sobre o mundo.
Spotlight é indicado a três Globos de Ouro. Confira o trailer, e não deixe de ver o filme.