Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tóquio 2020 | Argentina bate Japão em partida decisiva e garante vaga nas quartas de final

Em partida que decidiu o último classificado para o mata-mata do Basquete masculino, Argentina evita vexame, conta com suas estrelas e vence o Japão

Na madrugada de hoje (01), Argentina e Japão fizeram partida que decidiu quem avançaria para a fase de mata-mata no Basquete masculino. Argentinos e japoneses estavam no grupo C e vinham de derrotas para Eslovênia e Espanha. Com isso, a partida decidiu quem avançaria para a fase de mata-mata como um dos dois melhores terceiros colocados. 

Os argentinos, que chegaram como uma das equipes favoritas ao pódio depois do vice-campeonato no Mundial de 2019, buscavam, além da primeira vitória na competição, evitar um vexame. A equipe, liderada pelo armador Facundo Campazzo e pelo veterano Luis Scola, controlou a partida desde o primeiro quarto com um jogo coletivo ofensivamente e sem sofrer com o Japão, que abusou das jogadas individuais.

1º e 2º quartos

Os argentinos já começaram a partida em um nível ofensivo muito alto. Campazzo coordenou um show de movimentação de bola e deixou os japoneses perdidos na defesa. O basquete coletivo da Argentina envolveu, sem muitas dificuldades, a defesa japonesa, o que gerou  mais arremessos livres. 

Do outro lado, os anfitriões sofriam com a falta de criatividade e movimentação ofensiva. A seleção japonesa pouco criou e apostou demais nas jogadas individuais de sua grande estrela Rui Hachimura e de seus companheiros, que não estavam em um dia inspirado. 

Apesar do mesmo número de turnovers e números semelhantes nos rebotes, por conta da eficiência ofensiva dos argentinos e da noite pouco inspirada dos japoneses, ao final do 2º quarto a vantagem já era de 46 a 38 para a Argentina.

3º e 4º quartos 

No começo da segunda etapa, o Japão encaixou boa sequência defensiva, gerando contra-ataques fáceis e baixando a vantagem argentina para apenas 4 pontos. Porém, após pedido de timeout, os argentinos liderados com Campazzo e Scola voltaram a comandar, com tranquilidade, as ações ofensivas. 

Sem os contra-ataques gerados pela defesa, as limitações do ataque japonês foram novamente expostas. A equipe voltou a insistir nas jogadas individuais e, em noite de baixo aproveitamento de Hachimura — converteu apenas 35% dos arremessos —, viu a Argentina rapidamente abrir 10 pontos de vantagem e controlar a partida.

No início do 4º quarto, os argentinos venciam por 65 a 53 e, com menos pressão, o jogo ofensivo melhorou cada vez mais. Os argentinos anotaram 32 pontos nos últimos 10 minutos da partida e colocaram de vez um ponto final na campanha dos anfitriões. 

Campazzo terminou com 17 pontos, 11 assistências e 7 rebotes. Já Scola foi o cestinha, com 23 pontos, e ainda pegou 10 rebotes. Com a vitória, a Argentina se classificou para as quartas de final como melhor terceira colocada e enfrentará, em partida sem favorito, a forte equipe da Austrália. 

https://www.instagram.com/p/CSB7jDNLaTq/?utm_source=ig_web_copy_link

 

*Imagem de capa: [Twitter/@cabboficial]

Tóquio 2020 rebeca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima