Mesmo sendo apenas uma ficção, Rocky é um dos maiores campeões de todos os tempos
Victor Caputo
Após tomar seus cinco ovos crus de café da manhã, ele sai e corre vários quilômetros usando um all-star preto de cano alto. Ele treina boxe dentro de um frigorífico socando pedaços de carnes pendurados. Além de tudo isso tem seis filmes com seu nome. Rocky Balboa “nasceu” em 1976, criado por Sylvester Stallone. Logo no primerio filme, Rocky, o boxeador fez sucesso e conquistou 3 Oscars, incluindo a tão comentada estatueta de melhor filme. Diria que um bom começo.
Depois do primeiro veio uma série de outros, até parar no quinto filme, lançado em 1990. Após uma pausa de dez anos Stallone voltou com um sexto filme, intitulado Rocky Balboa, nele já vemos o famoso esportista velho, assim como seu criador.
Um lutador que ganha pouco dinheiro e para sobreviver precisa trabalhar como cobrador para um agiota. Esse é Rocky, que vê a chance de sua vida em uma luta contra o campeão Apollo Creed. A história que basicamente se repete no segundo filme, de 1979, não desanimou o público que novamente acompanhou e torceu por ele.
Em 1985, durante a Guerra Fria, Rocky luta contra um soviético em Rocky IV, uma clara alusão aos conflitos entre as duas super potências da época. A morte de Apollo Creed durante uma luta contra o capitão Ivan Drago, faz com que Rocky vá vingar a morte do amigo. As diferenças entre os treinamentos dos dois são memoráveis, enquanto o soviético treina em um laboratório de alta tecnologia, Rocky treina de modo simples, correndo na neve ou socando qualquer coisa. Mesmo assim o soviético não foi páreo para Rocky.
No último filme Rocky sai da aposentadoria para uma última luta, o que gera discussões com seu filho, que após cinco filmes já é um adulto. No total seis filmes e 30 anos formam o legado de Rocky Balboa. Após tanto tempo subindo a famosa escadaria após sua corrida, Rocky ganhou uma homenagem no Museu de Arte da Filadélfia. A estátua de bronze usada nas filmagens de Rocky III foi colocada definitivamente no topo da escadaria como homenagem ao lutador mais famoso do cinema.
Imagino que poucos são exceções e não tiram uma foto fazendo pose ao lado do lutador mais famoso de todos os tempos, que mesmo sendo apenas uma ficção é um dos maiores ícones do boxe.