Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Universo TOTVS 2024: uma imersão no mundo da tecnologia e dos negócios

Evento destinado a grupos empresariais destacou o uso de inteligência artificial na nova era pós-pandemia
Por Davi Alves (davi.palves@usp.br) e Lara Cáfaro (laracafaro@usp.br)

O Universo TOTVS 2024 aconteceu nos dias 18 e 19 de junho, na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reuniu empresas de todo país, com o objetivo de impulsionar um ambiente tecnológico em todo o mercado brasileiro. 

A TOTVS é uma empresa brasileira de software que desenvolve sistemas, aplicações tecnológicas e serviços financeiros para outras empresas. Com mais de 70 mil clientes em diferentes segmentos da economia nacional, que vão desde o setor educacional e jurídico até ao agronegócio, a empresa busca se destacar pela abrangência e diversidade de atuação.

Painel inicial do Universo TOTVS 2024, com imagens de pessoas e balões dizendo "O Brasil que faz, faz com TOTVS"
O Universo TOTVS 2024 contou com a presença de mais de 12 mil pessoas nos dois dias de evento, que puderam aproveitar uma programação de mais 240 conteúdos e quase 400 palestrantes.
[Imagem: Acervo pessoal/ Lara Cáfaro]

O espaço tinha painéis interativos e um arco temático que marcava a entrada no evento, onde os visitantes podiam tirar fotos e gravar diferentes conteúdos. Além disso, várias áreas com os chamados “pontos de demonstração” localizavam as soluções oferecidas para diversos setores empresariais. Um lounge especialmente dedicado ao fechamento de negócios entre empresas foi um grande sucesso, e cada acordo corporativo era celebrado com o toque de um sino.

Imagem do mapa de pontos de demonstração do evento - ícones azuis e amarelos numerados com cada setor, como agro, food e RH
Os pontos de demonstração foram essenciais para guiar os visitantes até os estandes desejados.
[Imagem: Acervo pessoal/ Lara Cáfaro]

Grande parte do espaço foi reservada para os estandes das empresas parceiras, nos quais seus representantes estavam disponíveis para apresentar os benefícios da tecnologia para as empresas brasileiras. “Os visitantes estão interessados na nossa proposta”, disse Renan, representante da plataforma de automação Fluig, em uma entrevista para a Jornalismo Júnior. “Aqui no evento, conseguimos demonstrar tudo de forma simplificada. Todos estão cada vez mais dependentes dessa tecnologia. A oportunidade está sendo muito positiva”.

Durante os dois dias, as atrações foram contínuas, com palestras acontecendo simultaneamente. O ambiente estava dividido entre as “Tracks”, onde ocorriam exposições promovidas por diferentes setores da TOTVS, e as “Classes”, que lembravam salas de aula dinâmicas e permitiam perguntas e discussões interativas. Fones de ouvido foram disponibilizados para o público, garantindo que todos pudessem ouvir sem interferências externas.

Imagem da placa "Track 8" do Universo TOTVS 2024
As “Tracks” ofereciam palestras de diversos assuntos relacionados à tecnologia.
[Imagem: Acervo pessoal/ Lara Cáfaro]

Primeiro dia

Dennis Herszkowickz (presidente da TOTVS), Gustavo Bastos (vice-presidente da plataforma da TOTVS) e Marcelo Cosentino (vice-presidente de negócios para segmentos da TOTVS) abriram os trabalhos na plenária principal. Eles apresentaram ferramentas e mostraram as diversas possibilidades de aplicações possíveis com a inteligência artificial nos softwares oferecidos pela TOTVS.  

No período da tarde, Platon, um dos maiores nomes da fotografia contemporânea, subiu ao palco e contou sua experiência em fotografar tanto pessoas nas suas piores circunstâncias, quanto grandes celebridades e nomes da política. 

A palestra era denominada “A arte da conexão: otimismo e unidade por trás de um retrato”, e o artista relatou sobre as conexões de pessoas através das lentes, seu processo criativo e experiências que teve ao registrar grandes  personalidades como Barack e Michelle Obama, Trump, Vladimir Putin e Bill Clinton.

No final do primeiro dia, Mônica Sousa, inspiração para a protagonista da Turma da Mônica, subiu à plenária principal para falar sobre a inovação e evolução da Maurício de Sousa Produções, criada por seu pai e considerada uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil. 

Ela também contou sobre memórias da infância e do processo por trás da elaboração dos personagens que fazem parte da lembrança de milhões de brasileiros: “Meu pai sempre observou quem estava em volta dele para se basear e contar uma história utilizando pessoas reais. Tem alguns personagens que são inspirados nele também, como o Horácio. Ele não confessa, mas é ele”.

Imagem com um cartaz da Mônica personagem representando a Mônica real, em primeiro plano cobrindo o lado direito da foto, e o evento em segundo plano no lado esquerdo, com uma fila para a amostra de café
No evento havia um espaço dedicado a várias personalidades no estilo de personagens da Turma da Mônica.
[Imagem: Acervo pessoal/ Lara Cáfaro]

Lançamento

No dia 18, durante uma coletiva de imprensa, houve o lançamento da 2° edição do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura. O estudo da TOTVS, em parceria com a “H2R Insights & Trends”, aponta um avanço na digitalização da manufatura brasileira, mas mostra que a indústria 4.0 permanece não sendo uma realidade para a maioria.

O objetivo do IPT é avaliar o uso, internalização e ganho de performance a partir da adoção de sistemas de gestão e tecnologias complementares. Os resultados demonstram que os players da manufatura brasileira ganharam produtividade tecnológica nos últimos cinco anos, com uma média de 0,71 pontos – de uma escala de 0 a 1 – em comparação com o resultado de 0,52 pontos registrado em 2019.

Segundo Angela Gheller, diretora de produtos manufaturados da TOTVS, a pandemia de COVID-19 foi um fator determinante para esse resultado. “Muito dessa evolução se deu pela pressão trazida pela pandemia. A indústria precisou investir em tecnologia para continuar operando e tendo resultados”, afirma.

Imagem de Angela Gheller, mulher de cabelo curto esbranquiçado, que usava um casaco vermelho com estampa parecida com o padrão de uma onça, e tinha um microfone na mão
Angela Gheller comentou e tirou dúvidas sobre os resultados do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) da Manufatura divulgados no Universo TOTVS 2024.
[Imagem: Acervo pessoal/ Davi Alves]

O IPT, segundo Angela, reforça a falta de maturidade das indústrias, uma vez que 31% das empresas não possuem setor de planejamento de produção e 29% não têm setor de controle de produção e qualidade. Esses processos, então, acabam sendo realizados paralelamente a outras atividades, sem uma área exclusivamente dedicada a eles.

Além disso, o estudo revela que a internalização de sistemas integrados de gestão – que são responsáveis por fornecer uma visão completa da operação, de forma integrada – esteve ligada com ganho de performance para aproximadamente um terço das empresas.

Para a realização dessa pesquisa foram entrevistados 500 profissionais de indústria de 23 estados brasileiros, com faturamento acima de R$3 milhões. Desse grupo, 42% são indústrias de pequeno porte, 40% de médio porte e 13% de grande porte, sendo a maior parte empresas nacionais (93%), enquanto a parcela restante (7%) corresponde a multinacionais.

Segundo dia

Na plenária principal, ocorreram as apresentações mais significativas. Juliano Tubino, CEO da RD Station e vice-presidente de Business Performance da TOTVS, foi um dos palestrantes do dia 19. Em seu painel, o executivo explorou a nova era da inovação e tecnologia para o crescimento das empresas. 

Tubino enfatizou a importância de desenvolver a capacidade de automatizar serviços, como o uso do WhatsApp, para fortalecer o relacionamento com o cliente e posicionar as empresas de forma mais competitiva. “O aquário de possibilidades e integração está se expandindo cada vez mais. Devemos buscar soluções mais eficientes, otimizar nosso tempo e fortalecer ainda mais as relações de parceria”, destacou o vice-presidente.

Imagem da plateia da plenária principal do Universo TOTVS 2024, com muitas pessoas sentadas em cadeiras enfileiradas
O palco da plenária principal do evento contou com masterclasses de grandes nomes do cenário nacional e internacional. [Imagem: Acervo Pessoal/ Davi Alves]

Uma das novidades do evento foi uma área dedicada à inteligência artificial, o “Palco de Dados e IA”. Muitas palestras ocorreram nesse espaço, dentre elas uma apresentação  conduzida pelo coordenador Leandro e pela gerente da TOTVS, Jackeline, sobre as aplicações da Inteligência Artificial (IA) para impulsionar a receita das empresas. Um dos pontos apontados como cruciais para o sucesso das implementações de modelos sofisticados de IA é a capacitação e competência dos especialistas envolvidos. A programação também trouxe conteúdos relacionados a governança de dados, privacidade e segurança. 

No período da tarde, Ian Beacraft, consultor de grandes multinacionais, utilizou inteligência artificial e realidade aumentada para proporcionar ao público uma compreensão do futuro da tecnologia. O futurista esteve presente na plenária do Universo TOTVS 2024 para ministrar a masterclass “Futuro decodificado: antecipando a inovação de amanhã”, 

Durante uma das palestras na Track 14, cujo tema era “As delícias e as dores da liderança feminina”, o auditório estava repleto de mulheres. A apresentação contou com a participação de três mulheres que ocupam cargos de liderança no mercado: Flavia Lisboa, Vivian Broge e Adriana Carvalho.

A palestra abordou diversos temas relacionados aos desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança, incluindo a conciliação com as responsabilidades domésticas. Segundo Adriana, mulheres ambiciosas são frequentemente vistas como arrogantes, o que as obriga a suprimir sua essência para se ajustarem a certos ambientes. De acordo com dados da plataforma Linkedin, apenas 2,4% dos cargos de CEO no Brasil são ocupados por mulheres.

Paola Alves, gerente de produtos e tecnologia em uma companhia de produtos ferroviários, compartilhou suas impressões sobre o evento em uma entrevista à Jornalismo Júnior. “Estamos aqui hoje com uma parte significativa da nossa equipe, que representa diferentes setores da empresa. A experiência está sendo extremamente positiva, estou conseguindo aproveitar ao máximo. Sairemos daqui com muitas ideias para implementar na empresa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima