Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Redes sociais para compartilhamento de imagens

Não há como negar que a dinâmica de interação proposta pelas redes sociais apresenta particularidades e novidades que, para muitos, exigem um tempo de assimilação. Curtir, compartilhar e publicar coisas na página de um amigo, por exemplo, são ações com propósitos claramente definidos. Obviamente, há aqueles que transgridem as normas e misturam ou subvertem os …

Redes sociais para compartilhamento de imagens Leia mais »

Não há como negar que a dinâmica de interação proposta pelas redes sociais apresenta particularidades e novidades que, para muitos, exigem um tempo de assimilação. Curtir, compartilhar e publicar coisas na página de um amigo, por exemplo, são ações com propósitos claramente definidos. Obviamente, há aqueles que transgridem as normas e misturam ou subvertem os sentidos, sendo, muitas vezes, malvistos pelos outros participantes. Quem não se cansa daquelas pessoas que escrevem textos minúsculos e os postam 500 vezes ao dia, fazendo do Facebook um Twitter? Ou de quem, pelo contrário, publica textos enormes e muito pessoais, muitas vezes constrangendo toda a timeline?

Como vemos, apesar dos esforços de muitos sites para acumular funções e se tornar cada vez mais completos para seus usuários, as especificidades ainda são necessárias. Para os amantes de fotos ou para aqueles que preferem ver o mundo por imagens, existem inúmeras redes sociais que servem exclusivamente a esse propósito. Um aspecto interessante dessas redes é que elas acabam criando uma “identidade visual” para o usuário. Ver o perfil de alguém se torna algo como conhecê-lo além das palavras.

Diferente do Instagram, em que a maioria das fotos é tirada pelo próprio usuário, a ordem aqui é compartilhar imagens cuja autoria quase sempre é desconhecida. As redes também estão, é claro, interligadas a outras com diferentes finalidades, como o Google +, Facebook, Twitter e Tumblr. Confira alguns exemplos:

We heart it

1974557_685505201493269_2073629481_n
Página de alguma amante de tortas e biscoitos. Foto: Reprodução

Imagine sua timeline repleta de fotos de cupcakes e gatinhos fofos. Inspirador, não? Para “curtir” essas imagens e adicioná-las automaticamente à sua página, basta clicar num coração bem grande que aparece quando o cursor passa por cima delas. Essa é a lógica do We Heart It, site brasileiro (todo feito em inglês) que organiza os assuntos por tags, facilitando a busca específica dos usuários. A maioria dos integrantes é composta por adolescentes e as imagens mais compartilhadas são de itens de moda, comida e paisagens multicoloridas.

Pinterest

1980702_685505231493266_787551742_n
O perfil de decoração “Mobiliário Retrô”. Foto: Reprodução

Formado pela junção das palavras pin (alfinetar, prender) e interest (interesse), o nome do site já nos dá uma noção de seu objetivo. O Pinterest foi criado em 2010 e se tornou muito famoso por permitir a criação de coleções (as pinboards) e possibilitar o compartilhamento de imagens dos mais diversos tipos, alocando pequenos comentários logo abaixo delas. No meio corporativo, por exemplo, é muito recomendado que empresas iniciantes em redes sociais possuam um perfil no Pinterest e o atualize com frequência.

Imgfave

imgfave
A rede social permite que o usuário salve todas suas fotos preferidas da internet. Foto: Reprodução

“Seja você mesmo, expresse-se e sinta-se inspirado” é o slogan do Imgfav, site que apresenta imagens em tamanhos grandes e dispostas verticalmente, à semelhança do Tumblr (também existe a opção de visualizar em grade). Nele, é permitido o uso de gifs, fazendo com que cenas de filmes e momentos engraçados integrem a maioria dos compartilhamentos. É outro site que tem de tudo.

Site tem objetivo específico e atrai muitos usuários. Foto: Divulgação

 

Pinsex

Com a proibição do compartilhamento de imagens com conteúdo pornográfico nas principais redes sociais, era de se esperar que surgisse uma só pra isso. Criado em 2013 por Christian Thorn, o “Pinterest do Sexo” conta com mais de 200 mil visitantes únicos por dia e é considerado o futuro do “porn social”. As imagens e os gifs são variados e agradam aos mais diversos gostos, tanto que o sucesso de público é não só masculino como feminino. Há, ainda, a função de curtir o perfil de estrelas pornô que também estão no site. [Aviso: o conteúdo é explícito e indicado para maiores de 18 anos].

Por Ariane Alves
arianecamilo.alves@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima