Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Belfast’: o olhar infantil e as relações familiares em meio ao caos

O filme consagra-se como um dos destaques do Oscar 2022 ao acompanhar, de forma bem-humorada, o cotidiano de uma família norte-irlandesa

Em 1969 na Irlanda do Norte, Reino Unido, conflitos religiosos marcavam as ruas da capital Belfast. É em um cenário repleto de agressões físicas e verbais, segregação e expulsões de católicos da região, que o diretor e roteirista inglês Kenneth Branagh contrapõe o seu mais novo protagonista. Aos 9 anos, o pequeno Buddy (Jude Hill) se vê rodeado de problemas muito maiores do que ele. 

De família protestante, Buddy tenta entender não só as questões maduras que envolvem as duas religiões antagonistas, mas também começa a lidar com dilemas comuns da infância, como o primeiro amor. E é exatamente isso que torna Belfast (2021), cuja localização da história dá nome ao título, uma obra tão envolvente e cativante: a perspectiva inocente e curiosa de uma criança descobrindo o seu lugar no mundo.

Buddy sentando em um sofá no meio de sua avó e avô, sorrindo.
Buddy é uma criança questionadora, que junto a seus avós constrói diálogos leves, ainda que importantes. [Imagem: Divulgação/Focus Features]
O ator Jude Hill, de apenas 11 anos, brilha ao longo dos 98 minutos de filme ao dar vida a um ponto de leveza e ingenuidade em um contexto caótico. O protagonista serve como um respiro ao telespectador das questões “mais sérias” retratadas em Belfast, como o próprio conflito entre religiões, as dificuldades financeiras e a responsabilidade de dar uma vida melhor aos filhos. Um dos pontos fortes do filme é a relação de Buddy com seus avós, que lhes dão conselhos valiosos de forma bem-humorada e convencem o público com a química de um casal experiente e amoroso. Não é em vão que os atores Ciarán Hinds e Judi Dench receberam indicações ao Oscar 2022 por Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.

Por falar em Oscar, Belfast ocupa a terceira posição no ranking de indicações da premiação ao contabilizar 7 ao todo, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Além disso, Kenneth Branagh tornou-se recordista no Oscar ao receber 7 indicações em 7 categorias diferentes ao longo de sua carreira. 

Buddy correndo porta à fora, seguido pela mãe.
A direção de Branagh concede qualidade técnica e quadros artísticos ao longa-metragem.  [Imagem: Reprodução/Focus Features]
O reconhecimento do diretor não é à toa, afinal, Belfast conta com planos e movimentos de câmera que, juntos à fotografia em preto e branco, resultam em belas composições visuais ao decorrer de todo o filme.

Nota: 4 pipocas, muito bom

Belfast estreia no dia 10 de março nos cinemas brasileiros. Confira o trailer legendado:

*Imagem da capa: Reprodução/Focus Features

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima