Home Controle Remoto ‘Dia Um’ chega para narrar grandes mudanças nas vidas de pessoas comuns
‘Dia Um’ chega para narrar grandes mudanças nas vidas de pessoas comuns
Controle Remoto
09 out 2018 | Por Jornalismo Júnior

(Imagem: HBO / Divulgação)

Pais que repentinamente ganham trigêmeos. Um jovem que se torna jogador profissional de e-sports. Uma família que se muda para uma ecovila. Dia Um, a nova série documental da HBO, em coprodução com a O2 Filmes, chega para narrar histórias que mudaram completamente as vidas de pessoas comuns.

Apresentando sempre duas narrativas em episódios com uma hora de duração, a série está programada para durar 10 semanas. Ainda tem o detalhe de que, no décimo e último episódio, ela mostrará os personagens dividindo suas histórias entre si.

O segundo episódio mostra um deficiente auditivo ganhando um implante coclear (Divulgação)

No primeiro episódio somos apresentados a duas famílias que terão grandes reviravoltas em suas vidas. Enquanto uma está prestes a ganhar trigêmeos, outra está prestes a adotar dois meninos. No início o tom documental da série, com as entrevistas dos envolvidos, é meio confuso, presenciamos de forma distanciada o que está acontecendo. Entretanto, logo que a produção começa a acompanhar presencialmente o dia-a-dia dos personagens, o storytelling se desenvolve melhor e cria-se a conexão com nós espectadores como se estivéssemos passando por aquilo juntos.

A única falha concreta da série talvez seja a tentativa constante de dramatizar ao extremo as pessoas envolvidas, como por exemplo em takes pseudo-poéticos do casal que adotou, caminhando na praia, com olhar destemido para o horizonte enquanto uma trilha sonora emocionante toca ao fundo.
As histórias transcendem os personagens e já nos sensibilizam por si só, seja ao nos depararmos com os medos e anseios de viver aquela situação, ou até mesmo com os alívios cômicos em momentos mais desesperados como o pai calculando quanto custam as fraldas dos trigêmeos.

Dia Um é uma série sobre começos e recomeços, onde ficamos encantados com histórias extraordinárias sendo vividas por pessoas comuns, e você pode assisti-la toda segunda-feira, às 21h no canal Cinemax.

Por Léo Lopes
leo.lopes@usp.br

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*