Home Lançamentos O Homem Ideal? é uma comédia de tom melancólico
O Homem Ideal? é uma comédia de tom melancólico
CINÉFILOS
05 set 2019 | Por Emylly Alves (emylly@usp.br)

O Homem Ideal? (M’esperarás, 2017) é uma comédia-romântica espanhola com direção de Carles Alberola. No filme, Jaune (Alfred Picó) e Raquel (Cristina García), casal exemplar, organizam um encontro às cegas para Rubén (Carles Alberola), amigo neurótico e depressivo, divorciado há dois anos. A mulher que finalmente vai a esse encontro, Pilar (Rebeca Valls), coloca de cabeça para baixo o relacionamento deles ao questionar tudo o que eles acreditavam estar imóvel.

O primeiro filme de Carles Alberola (autor, diretor e ator na obra) é uma adaptação cinematográfica da peça de teatro homônima. A situação dramática proposta pelo longa mantém a característica teatral de unidade de tempo e espaço.

É realmente uma pena os distribuidores não terem mantido o título original da peça — M’esperarás ou Eu Vou Te Esperar em livre tradução —, que faz referência à Brincando de Seduzir (Beautiful Girls, 1996) e tem mais relação com o filme do que o título escolhido. Rubén (Carles Alberola) cita a história do personagem Willie Conway (Timothy Hutton), que conhece o seu grande amor, Marty (Natalie Portman), mas decide não esperar por ela.

O Homem Ideal? foi filmado com o mesmo elenco de atores que formou a peça e o resultado é impecável. A interpretação de Alfred Picó e Cristina García é consistente e convincente, explorando a fórmula marido cínico e esposa complacente. Já a atuação de Carles Alberola valoriza o riso, mas também explora questões existenciais ao buscar o propósito de viver e faz pensar. Rebeca Valls, apesar de ter um menor tempo de aparição no filme, estabelece a moral duvidosa de sua personagem de forma natural e fluída.

Jaune (Alfred Picó) e Raquel (Cristina García)  [Imagem: Albena Produccions]

A abordagem do roteiro é intelectualmente sincera. Oferece um enredo único enraizado no indivíduo preso por uma realidade inóspita, no medo de lutar pelo que queremos e na esperança de tornar nossos sonhos realidade.

O Homem Ideal? funciona porque encontra uma espécie de universalidade que faz os personagens compreensivos. O filme é repleto de momentos inventivos e evocativos, explorando a melancolia genuína das situações e arrancando risadas nos momentos certos.

O longa tem estreia prevista para o dia 3 de outubro no Brasil. Confira o trailer

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*