Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O maior espetáculo das telas: futebol!

Todo ano as grandes empresas produtoras de games lançam novos episódios de suas franquias de sucesso com o objetivo de manter seu público cativo e atrair novos jogadores. Algumas marcas atravessam gerações há mais de uma década e possuem vários títulos. Podemos por exemplo citar o survivor Residente Evil e o simulador de guerra Call …

O maior espetáculo das telas: futebol! Leia mais »

Todo ano as grandes empresas produtoras de games lançam novos episódios de suas franquias de sucesso com o objetivo de manter seu público cativo e atrair novos jogadores. Algumas marcas atravessam gerações há mais de uma década e possuem vários títulos. Podemos por exemplo citar o survivor Residente Evil e o simulador de guerra Call of Duty.

Para quem não conhece, existe um segmento de games palco de um duelo feroz entre seus fãs. Paixão dentro dos campos e das telas de televisão, o futebol divide os “atletas” de videogame: amantes de PES (Pro Evolution Soccer, da empresa japonesa Konami) e os de Fifa (dos americanos da Electronic Arts).

 

Comparação gráfica entre as duas versões novas. Foto: Divulgação.

Mesmo sendo ambos jogos do mesmo esporte, as diferenças são grandes, tanto na parte estética quando na jogabilidade. As capas são reflexos dessa polarização: a versão 2015 de Fifa conta com o argentino Lionel Messi na ilustração enquanto PES traz Mario Gotze, autor do gol que sagrou a Alemanha campeã mundial sobre a Argentina (indireta da empresa japonesa ao concorrente?).

Os gamers mais novinhos talvez não saibam, mas essa batalha é antiga. Desde os anos noventa, a Konami e a Eletronic Arts disputam.

O juiz apita o começo do jogo

Por mais distantes do futebol que os japoneses possam parecer, foram eles os primeiros a se arriscar num game de futebol. Em 1984, surgiu o Konami Soccer.

Em 93 foi lançado o primeiro jogo Fifa, que passa a concorrer com o bisavô do PES: o International Supestar Soccer (ISS). Já ficava clara a separação de estilo dos dois games.O primeiro prezava por uma maior simulação da realidade, enquanto o segundo era mais veloz e priorizava a simples diversão, com muitos dribles e facilidade de se fazer gols.

A chegada do Playstation no mercado foi um divisor de águas. A partir desse momento a Konami iniciou uma hegemonia que durou quase uma década.

Assim como ocorreria com PES n futuro, o ISS também recebeu versões altervativas feitas por fãs. Foto: Divulgação.

O ISS já era um campeão de vendas, mas mesmo assim a Konami decidiu mexer na fórmula e lançou no Japão, em 1996, o Winning Eleven (nos EUA o jogo já se chamava Pro Evolution Soccer. A nomenclatura foi unificada em 2008).

Fifa sempre teve um maior número de times e ligas licenciados, mas durante toda a existência do Playstation 1 e do Playstation 2 o concorrente venceu. Para ter ideia do sucesso, nas duas primeiras semanas de lançamento, Winning Eleven 7  vendeu mais de 1 milhão de unidades do jogo apenas no Japão.

Vencendo de virada

PES perdeu hegemonia por dois fatores: a repetição anual da mesma fórmula de jogo e o maior cuidado na produção do game Fifa (provocando a migração de muitos fãs).

Foi em 2009 que Fifa passou à frente pela primeira vez. Os criadores colocaram um novo motor gráfico, apostaram em criar uma física de jogo o mais próxima possível da vida real e inseriram um novo modo de jogo no qual era possível assumir o papel de somente um jogador dentro da partida.

Com o passar dos anos a série da EA foi ficando cada vez mais real e mais forte no mercado. Segundo dados da empresa, 65 milhões de partidas online são jogadas por semana. No hiato entre 2010 e 2014, o concorrente tentou de várias formas retomar o sucesso. A inclusão das licenças oficiais da Libertadores e da Champions League deram competitividade à PES. Porém a jogabilidade falhou ao tentar imitar a realidade do concorrente. Na versão 2015, os japoneses prometeram uma volta às origens no game e no motor gráfico. Já a série Fifa promete aumentar os níveis de realidade, permitindo que fatores afetem no jogo (como pedaços do gramado sendo modificados após o contato dos jogadores).

Qual é melhor? Não cabe aqui fazer um juízo de valor. As filosofias dos dois jogos são muito distintas entre si. Então pegue as suas chuteiras e escolha de qual lado do campo você vai querer entrar!

tipobranca-01-01
Infográfico: João Henrique Furtado Silva.

Por Gabriel Lellis
g.lellis.ac@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima