Home Cine Trash O que você faria por um hambúrguer?
O que você faria por um hambúrguer?
CINÉFILOS
01 dez 2014 | Por Jornalismo Júnior

por Paula Lepinski
paulalepinski.usp@gmail.com

Dois caras fissurados em maconha passam a noite fumando e aí acaba batendo aquela larica. De repente, um comercial na TV todo trabalhado na publicidade anuncia “seis hambúrgueres, fritas e refrigerante por $3.99 no White Castle”. O que você acha que acontece a seguir?

Madrugada Muito Louca (Harold & Kumar Go to White Castle, 2004) mostra a busca dos amigos Harold (John Cho) e Kumar (Kal Penn) pelo único lugar capaz de lhes satisfazer: a hamburgueria White Castle. O problema é que eles não sabem onde ela fica, o que torna uma simples viagem de carro em uma noite completamente insana. Dirigido por Danny Leiner, o filme segue bem o estilo de  Cara, cadê meu carro? (Dude, Where’s My Car?, 2000), do mesmo diretor. Harold é o cara certinho, explorado por seus colegas de trabalho e apaixonado pela bela vizinha (Paula Garces). Seu roomate é Kumar, um indiano nerd sem nenhuma ambição além de fumar maconha. A partir do momento que os amigos deixam o apartamento rumo ao White Castle, pode se preparar para episódios que variam entre o absurdo, o cômico e o irracional – ou seja, NADA sério. Para chegar ao tão adorado White Castle, eles vão ter que enfrentar muita gente louca, alguns animais com comportamentos peculiares e situações bem bizarras – e não, eles não estão sonhando. Em nome de seis hambúrgueres por $3,99, eles enfrentarão essa jornada que mudará suas vidas.

http://33.media.tumblr.com/tumblr_lz7q55LsJv1rp8q15o1_500.gif

Uma vez que você se acostuma com o tom nonsense do filme, as enrascadas em que Harold e Kumar se metem começam a ficar engraçadas, principalmente por causa de Kumar e sua paixão pela cannabis. Durante a viagem, eles fazem alguns desvios para conseguir mais maconha e “manter a brisa”, o que, é claro, só os coloca em mais confusão.

Mas não pense que só por que o filme é trash, o elenco é desconhecido ou ruim. Pra começar, os atores principais, John Cho e Kal Penn, são figuras conhecidas em filmes de zuação. Além deles, rostos conhecidos aparecem em papéis igualmente cômicos, como Anthony Anderson e Malin Akerman. Porém, as melhores participaçoes são as de Neil Patrick Harris (do seriado How I Met Your Mother), Ryan Reynolds e Christopher Meloni (do seriado Law and Order). Neil Patrick Harris interpreta ele mesmo numa versão tarada/chapada, enquanto Ryan Reynolds está hilário no papel de enfermeiro com tendências homossexuais. Já Christopher Meloni aparece irreconhecível como um “monstro” apaixonado pela religião cristã.

http://blogs.villagevoice.com/runninscared/kumar%20huggin%20on%20the%20doober.jpg

http://38.media.tumblr.com/9020228a0aa9b4201a3aa49ae441c78d/tumblr_mv1i51ExWv1swprzeo1_500.gif

Um destaque de Madrugada Muito Louca que dificilmente aparece em outros filmes trash é a crítica social disfarçada de humor. É fácil encontrar ao longo do filme estereótipos e piadas sobre temas delicados, como o racismo. Além de divertir, isso força o reconhecimento daquilo como algo próximo do dia-a-dia.

É difícil entender o porquê essa mistura de filme trash com atores conhecidos em cenas bizarras com um quê de crítica social deu certo. Assim como outros filmes do gênero, os efeitos especiais são toscos, feitos intencionalmente para o público rir. Além disso, o roteiro é bem construído e mantém o humor do começo ao fim, sem perder o tom em nenhuma parte. Por isso, Madrugada Muito Louca consegue entreter tanto por ser trash quanto pela própria história doida cheia de situações engraçadas.

O longa já ganhou duas sequências: Harold & Kumar Escape from Guantanamo Bay (Idem, 2008) e A Very Harold & Kumar 3D Christmas (Idem, 2011). Para um filme trash, Madrugada Muito Louca é um bom passatempo. Isso é, se você não está afim de assitir a nada sério MESMO.

http://33.media.tumblr.com/tumblr_lr7ohnbuuZ1qlconpo1_500.gif

Confira o trailer:

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=cwP5E15VzRM">https://www.youtube.com/watch?v=cwP5E15VzRM</a>

TAGS
Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*