Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Podcasts ganham espaço no Brasil e no mundo

É praticamente impensável, hoje, andar sozinho na rua ou no transporte público sem um par de fones nos ouvidos. Que a geração da tecnologia de bolso gosta de andar por aí ouvindo música o tempo todo nós já sabemos, mas o mundo do entretenimento auditivo acaba aí? Literatura auricular Audiobooks não são nenhuma novidade. Livros inteiros …

Podcasts ganham espaço no Brasil e no mundo Leia mais »

É praticamente impensável, hoje, andar sozinho na rua ou no transporte público sem um par de fones nos ouvidos. Que a geração da tecnologia de bolso gosta de andar por aí ouvindo música o tempo todo nós já sabemos, mas o mundo do entretenimento auditivo acaba aí?

Literatura auricular
Audiobooks não são nenhuma novidade. Livros inteiros lidos em formato de áudio já existem desde os anos 70, com o surgimento das fitas cassete, e ganharam popularidade sobretudo para longas viagens de carro, nas quais manter-se entretido é necessário e a cobertura de sinal de rádio constante não é garantida.

audible
O site Audible.com tornou-se o maior vendedor de audiobooks ao buscar atingir o maior número de aparelhos possível com seus serviços. Foto: Reprodução.

Hoje, a prática de ouvir livros mantém-se viva por meio de serviços e lojas online como a Audible.com, na qual é possível fazer uma assinatura e receber novos livros todo mês, para escutar no PCtablet, ou celular. Não é nada muito inovador, mas um novo meio de propagar e popularizar uma prática já conhecida desde bem antes dos smartphones com os quais nos acostumamos.

Podcasts, a resposta do século 21 ao rádio
Por outro lado, um novo mundo de possibilidades se abriu com os primeiros tocadores de MP3, que finalmente não precisavam mais de mídia física para reproduzir conteúdo em áudio. Os podcasts são produções profissionais ou amadoras semelhantes ao rádio, que começaram a surgir aos montes no início dos anos 2000. Abrangendo os mais variados temas e sem regras quanto a duração ou conteúdo, os podcasts podem ser produzidos por qualquer um que tenha um microfone e uma ideia na cabeça.

O termo foi proposto pela primeira vez em 2004, por Ben Hammersley, do The Guardian, como um possível nome para o fenômeno. Em 2005, a Apple lançou o iTunes 4.9, que oferecia suporte nativo para baixar e escutá-los. Hoje, a biblioteca do iTunes já conta com mais de 250.000 podcasts diferentes para ouvir de graça.

O que diferencia esse jovem meio do rádio, por exemplo, é a sua natureza portátil e democrática – por se tratarem de gravações muitas vezes amadoras e não de transmissões caras que requerem infraestrutura, qualquer um pode ouvir o episódio que quiser quando quiser, e até mesmo produzir um novo.

No entanto, como em todo o universo do entretenimento, existe uma presença considerável dos grandes produtores em meios menores. Nos Estados Unidos, por exemplo, vários dos podcasts mais baixados são da NPR (National Public Radio), sejam eles uma produção original ou reproduções de programas que foram ao ar anteriormente.

Podcasts no Brasil
A produção de podcasts no Brasil é forte, principalmente entre os núcleos de cultura geek, com programas bem produzidos e muito populares. No iTunes, três grandes produções dividem o pódio e competem entre si como mais baixados:

O RapaduraCast, do site Cinema com Rapadura, existe desde 2006 e tem como temática a cultura pop, com um enfoque especial no cinema. São episódios semanais que lidam com lançamentos recentes, biografias, filmes clássicos e todo tipo de discussão envolvendo as mais populares e obscuras produções culturais.

O Nerdcast, do portal Jovem Nerd é, assim como o site que o originou também em 2006, um bastião da cultura nerd e geek. Tratando de quadrinhos, cinema, TV e games, já são quase 450 episódios, lançados semanalmente.

O Braincast, do site Brainstorm 9, foge um pouco à tendência dos podcasts de cultura pop e se aprofunda nos mais variados assuntos, que vão desde fast food a análises culturais, de feminismo a estatística.

Como começar a escutar
Começar a ouvir podcasts é extremamente fácil. No seu computador ou dispositivo Apple, basta entrar no iTunes e procurar na seção de podcasts por algo que te interesse. Em dispositivos Android, existem muitos aplicativos que permitem assinar feeds de podcasts, como Pocket Casts, Podcast Addict ou BeyondPod.

Se tiver interesse em Audiobooks, existem opções gratuitas e pagas, tanto em português quanto inglês, apesar do oferecimento estrangeiro ser bem maior. Sites como Audible.com e Loyalbooks.com ofertam todo tipo de livro em modelos de assinatura assim como compra direta.

Veja também
www.Audible.com
http://www.lendo.org/52-audiobooks-gratis-para-download/
http://youpix.virgula.uol.com.br/top10/17-podcasts-que-voce-deve-ouvir-agora/

Por Daniel Quandt
usquandts@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima