Home Mundo Geek Um passeio pelos principais estandes da BGS 2018
Um passeio pelos principais estandes da BGS 2018
Mundo Geek
11 out 2018 | Por Jornalismo Júnior

(Imagens: César Costa e Léo Lopes / Jornalismo Júnior)

Na última quarta-feira, dia 10 de outubro, iniciou-se a maior feira de games da América Latina. A Brasil Game Show, que vem mais uma vez com um extenso cardápio de atrações, abriu as portas para seus estandes, exposições, lojas e afins. Nesse primeiro dia, dos cinco que iremos cobrir, a entrada foi restrita para imprensa e convidados especiais, e resolvemos trazer para vocês um pouco do que há de melhor nos principais estandes da BGS.

XBOX

O duelo Microsoft x Sony estará marcado esse ano na disputa dos estandes entre Xbox e Playstation.

Dentre os mais diversos jogos, o exclusivo Forza Horizon 4 continuou a fórmula que vem conquistando fãs dos jogos de corrida. Uma das inovações trazidas pelo arcade são as estações de ano: de acordo com cada uma delas, dificuldades e peculiaridades serão adicionadas ao gameplay e cabe ao jogador saber lidar com elas.

Mais um exclusivo que empolga é Ori and the Will of Wisp. Continuação de Ori and the Blind Forest, um jogo de baixo orçamento mas que se popularizou muito rápido em 2015. A sequência promete manter todo envolvimento do jogador com a história e a incrível beleza que traz consigo. Prepare-se para mais um trilha sonora arrepiante e um visual único. Em 2019 o jogo estará disponível.

Vale ressaltar, ainda, a presença dos jogos da LEGO já lançados, como o LEGO: DC Super-Vilões e LEGO: Os Incríveis, que mesmo sendo direcionados para o público infantil do evento, não faltavam adultos empolgados jogando e gastando uns minutos no estande.

Pro Evolution Soccer 19 talvez tenha sido uma das poucas decepções dos grandes estandes da BGS. Com a procura muito abaixo do seu concorrente FIFA, as mudanças apresentadas em relação à versão anterior do game são pouco perceptíveis. O trunfo que ainda carrega consigo é sobre os direitos dos clubes brasileiros, mas vale pensar até quando isso será o suficiente para competir com o concorrente dos games de futebol.

Activision

No estande da desenvolvedora norte-americana Activision, dois jogos chamaram bastante atenção dos convidados e atraíram público.

Primeiro Sekiro: Shadows Dies Twice, que tem previsão de ficar disponível em 22 de março para Playstation 4, Xbox One e PC. Criado pela From Software, mesma produtora de Darks Souls e Bloodborne, o jogo oferece uma experiência mais dinâmica e ágil do que dos outros jogos da empresa.

Junto com ele, Call of Duty: Black Ops 4 foi outro sucesso em meio ao estande. Já um velho conhecido de quem acompanha o mundo dos games, CoD apresenta algumas novidades de gameplay apostando todas as fichas no multiplayer. Dentre as novas funcionalidades, o sistema de cura do jogador foi alterado para que ele decida o melhor momento para se recuperar, e também há um modo de jogo Battle Royale*. O jogo será lançado essa semana, no dia 12 de outubro.

* Battle Royale consiste em um modo de jogo em que são todos contra todos num mesmo cenário e o último que restar é o vencedor.

Warner Bros. Games

Um dos estandes mais diversificados certamente, a responsável pela distribuição dos jogos da EA, Capcom e Ubisoft montou uma verdadeira arena que promete ser um dos espaços mais movimentados do evento. Indo do jogo mais popular até o mais nichado, não houve nenhuma parte superlotada ou vazia.

Começamos com o já lançado FIFA 19. Mesmo não sendo a grande novidade, a área do futebol virtual era grande e teve bastante procura. Dificilmente alguém resiste a “uma partidinha”, com direito até a um torneio aberto para o público. Tratando de questões mais técnicas, o jogo pouco mudou em relação à sua versão anterior, com exceção do sistema de chute preciso, que exige do jogador um tempo diferente de finalização. E, além das atualizações anuais, FIFA tirou de seu concorrente, PES, um dos seus principais atrativos: os direitos da UEFA Champions League. O jogo está disponível para Switch, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC desde o dia 28 de setembro

Quem resolveu dar as caras também foi Megaman. Um dos maiores clássicos dos games, o andróide azul vem como uma nostalgia modernizada. A jogabilidade ainda é semelhante aos dos seus outros antecessores da franquia, porém, com algumas adições para não ser exatamente mais do mesmo , o sistema Double Gear, que confere duas habilidades especiais para o jogador: Speed Gear, que deixa tudo em câmera lenta e a Power Gear, que dá maior dano aos disparos de Megaman. O jogo está disponível PS4, Xbox One, PC e Switch.

O título Kingdom Hearts 3 é um dos jogos com as maiores expectativas, principalmente de quem já acompanha a saga faz tempo. A história de Sora finalmente parece estar chegando ao fim, e novamente acompanhado de uma mistura de Final Fantasy, Disney e um universo próprio que vem encantando muito os fãs da franquia. Com um gameplay muito plástico, KH3 não parece estar distante de alcançar toda a pressão que lhe foi colocada, por finalizar uma sequência de jogos muito elogiada na comunidade dos gamers. O lançamento do jogo ficou para o dia 29 de janeiro de 2019 nas plataformas Playstation 4 e Xbox One.

Ainda num terreno não tão conhecido, Devil May Cry 5 aparece como uma tentativa de ressurreição da franquia. Esse foi certamente um dos jogos mais procurados, e pela opinião dos que estavam lá, parece ter recuperado o caminho certo que havia sido perdido no último reboot DmC: Devil May Cry.

O mais procurado – de longe – de todo o estande foi o já consagrado título Resident Evil 2, numa nova versão assustadoramente real. O remake pode certamente ser considerado um novo jogo, não só por acrescentar cenas e gameplays em relação ao original mas por dar também uma nova versão aos fatos. Vale destacar que o produtor do game, Yoshiaki Hirabayashi, estará presente na BGS. Estará disponível para PS4, Xbox One e PC tem data de lançamento confirmada para 25 de janeiro de 2019.

Não menos importante, e acrescentando a trilha sonora da feira, Just Dance 2019 oferece mais músicas e mais movimentos para quem gosta de dançar em frente ao console. O jogo contará com um funk brasileiro “Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti, e dá oportunidade para quem quiser arriscar uns passos antes do lançamento oficial no dia 23 de outubro deste ano.  

Playstation

Mais um ano estrategicamente posicionado de frente ao estande da XBOX, o fluxo de pessoas era enorme na área da Playstation, e isso só deve ficar mais caótico a partir de hoje, com a abertura do evento para o público geral. A concorrência para jogar no estande é tanta que, para conseguir, você precisa baixar o aplicativo Experiência Playstation e ficar esperto para agendar um horário.

A presença de grandes nomes como Resident Evil 2, FIFA 19 e Kingdom Hearts III também é garantida nesse estande, porém, a maior movimentação era notada nas exclusividades da Playstation, como é o caso do Marvel’s Spider Man. O jogo do Homen-Aranha da Insomniac recém-lançado recria perfeitamente a vida do herói nos quadrinhos, abordando não apenas as aventuras heróicas mas também as adversidades pessoais de Peter Parker. Mesmo com o esquema de reserva de horário e redução a 22 minutos do tempo para experimentar o jogo, as filas são inevitáveis, mas compensam.

Days Gone é outro dos que possui a maior procura dentro do estande. Este jogo de sobrevivência que coloca os jogadores para enfrentar hordas frenéticas de zumbis em um mundo distópico tem lançamento previsto somente para fevereiro do ano que vem, mas você já pode matar um pouco da vontade na BGS.

Se os jogos “normais” ainda não são suficiente para atrair sua atenção até o estande, a Playstation fez questão de garantir diversas opções interessantes de jogos com realidade virtual, e ainda apelou na hora de escolher seus convidados especiais. O diretor Cory Barlog do aclamado God Of War, e o artista brasileiro Glauco Longhi, que atuou na arte do jogo estarão presentes para sessões de autógrafos, momento “Pergunte qualquer coisa” e gameplays ao vivo.

Mesmo fechado apenas para a imprensa e convidados especiais, a movimentação no Expo Center Norte já foi intensa nesse primeiro dia de BGS. Hoje, o Sala33 estará lá novamente para mais um dia de atividades e contar um pouco sobre algumas das infinitas atrações da feira.

Por César Costa e Léo Lopes
cesar.o.costa98@gmail.com | leo.lopes@usp.br

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*