Home Lançamentos Netflix: ‘Você Nem Imagina’ – uma adição carismática a um clichê familiar
Netflix: ‘Você Nem Imagina’ – uma adição carismática a um clichê familiar
CINÉFILOS
10 jun 2020 | Por Sebastião Moura (sebastiaomoura42@usp.br)

Em ‘Você Nem Imagina’ (The Half of It, 2020), Leah Lewis interpreta Ellie Chu, uma garota introvertida e inteligente que ganha dinheiro vendendo redações para seus colegas de classe. Ela aceita ajudar Paul Munsky (Daniel Diemer), um atleta da sua escola, a escrever cartas de amor para Aster Flores (Alexxis Lemire), por quem ele é apaixonado. O problema é que Ellie se apaixona por Aster.

A premissa não é nada original (o conceito, provavelmente concebido da peça Cyrano de Bergerac (1897), já foi revisitado em várias comédias românticas com uma ou outra variação), mas a execução, mesmo não sendo nem um pouco surpreendente, é autêntica e divertida.

O roteiro simples não escapa muito dos lugares comuns típicos do gênero, com uma das poucas exceções dignas de nota sendo o fato de a protagonista ser LGBT, na tendência positiva da Netflix de trazer diversidade para suas produções. O enredo sofre de uma falta de construção de conflito que se torna bem evidente na conclusão:

A revelação da sexualidade de Ellie para Paul e o embate disso com a criação religiosa conservadora de Paul, por exemplo, é apresentada e resolvida de forma um pouco apressada e se resolve tão facilmente que é anticlimática.

Mas isso não é um grande problema para o filme, já que a trama não é realmente o maior foco dele. Não, o coração de Você Nem Imagina é o relacionamento dos dois personagens principais, e nisso ele não deixa a desejar. O roteiro brilha mais nas formas em que cria paralelos entre as vivências de Ellie e Paul e estabelece a improvável amizade que eles desenvolvem ao longo da maior parte do filme. Combinada com as ótimas performances de Lewis e Diemer, que transbordam carisma, a narrativa entrega interações genuinamente cativantes e um arco dramático satisfatório.

Ellie e Paul [Imagem: IMDB]

Infelizmente, o mesmo não pode ser dito da relação de Ellie e Aster. As referências literárias e filosóficas que preenchem as conversas do casal central, apesar de funcionarem na caracterização dos personagens, não são suficientes para criar uma conexão pessoal de verdade entre elas. E quando elas de fato têm a oportunidade de conversar sobre as próprias vidas, parece superficial e sem química.

A cena das duas conversando enquanto nadam, apesar de excelentemente dirigida, tem um diálogo facilmente esquecível que não consegue estabelecer um laço convincente entre as duas. Por outro lado, a cena do carro em que Paul conta a Ellie sobre a sua família é realmente emocionante e uma das melhores do longa.

E a própria obra parece consciente disso, felizmente encerrando não com a última conversa de Ellie e Aster, mas com um diálogo entre Paul e Ellie, a conclusão em que a audiência está mais emocionalmente envolvida.

Outro elemento digno de nota é a dissonância de tom entre a direção e os temas da história. Apesar de as situações que o filme acompanha serem conduzidas com leveza e bom humor pelo roteiro, que se encaixaria perfeitamente com o estilo vibrante e rápido que normalmente é utilizado em comédias românticas adolescentes semelhantes, as escolhas que a roteirista e diretora Alice Wu toma são bem peculiares.

O ritmo é lento e a fotografia fria, compondo uma atmosfera mais introspectiva que, mesmo sendo contrastante e contraintuitiva, funciona com a ambientação da cidade pequena e a personalidade da protagonista e tem um certo apelo excêntrico.

Esse estilo próprio, excelente protagonista e desenvolvimento do relacionamento central são os pontos fortes do longa, que se destaca entre os filmes adolescentes lançados recentemente.

Você Nem Imagina está disponível para todos os assinantes da Netflix. Confira o trailer:

Cinéfilos
O Cinéfilos é o núcleo da Jornalismo Júnior voltado à sétima arte. Desde 2008, produzimos críticas, coberturas e reportagens que vão do cinema mainstream ao circuito alternativo.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*