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Dias 01 e 02 | 15ª edição da BGS: a volta dos que não foram

Dedicado à imprensa e convidados VIPs e depois para o público geral, os dois primeiros dias do evento apresentaram jogos inéditos, tecnologias de ponta e cosplays surpreendentes
Por Leticia Yamakami (leticiayamakami@usp.br), Regina Lemmi (regina_lemmi@usp.br) e Vito Santos (vvitofs@usp.br)

A maior feira de games da América Latina, criada em 2009, iniciou sua 15ª edição na quarta-feira (9) e quinta-feira (10). Localizada no Expo Center Norte, na zona norte da cidade de São Paulo, a Brasil Game Show (BGS) foi marcada pela presenças de fãs, youtubers, cosplayers, influenciadores e produtores dos jogos nesses dois primeiros dias. De acordo com a SBT News, foi estimado um público de mais de 300 mil pessoas e uma movimentação de 200 bilhões de dólares na convenção que ocorreu de 09 a 13 de outubro.

Estavam presentes mais de 140 expositores em mais de 98 mil metros quadrados. Os ingressos variaram de 200 reais (simples para dia único) a 4000 reais (camarote passaporte, que inclui snacks, energéticos, acesso ao lounge e kit exclusivo da #BGS24 em todos os dias de evento). As vendas foram feitas pelo site online da BGS.

Um estande da BGS chamado Odisseia
Além de estandes clássicos, a feira também traz patrocinadores menores, sendo uma maneira de aprofundamento do público no mundo geek [Imagem: Reprodução/Instagram/@brasilgameshow]

A dominação dos cosplayers

Os cosplays (costume plays) fazem parte de um dos setores mais relevantes do evento. Essa arte consiste no uso de figurinos e acessórios para representar um determinado personagem do universo geek, seja de videogames, animes ou de franquias de filmes.

Os cosplayers, como são chamados os participantes dessa cultura, utilizam peças de roupa fielmente parecidas com as de quem está performando, como lentes de olho coloridas e perucas.

Eles também podem participar do concurso de cosplays da convenção: o BGS Cosplay. Rafaela, que esteve presente no primeiro dia e interpretou a Princesa Daisy, personagem ficcional da Nintendo pertencente aos jogos Super Mario Bros, foi uma das participantes da competição.

Ela conta que a quarta-feira estava com um baixo fluxo de pessoas, visto que era um momento voltado para a imprensa e para convidados VIP. Segundo a artista, esse aspecto foi positivo, porque facilitava a sua movimentação pelo local, já que a sua fantasia continha um carrinho de papelão em sua volta como referência ao jogo Mario Kart.

Cosplayer vestida de Princesa Daisy na BGS
Além da Princesa Daisy, Rafaela também interpreta a Princesa Peach, ambas de Mario Kart: “Eu vou revezando entre as duas”, comenta [Imagem: Vito Santos/Arquivo Pessoal]

Apesar de fazer cosplay há sete anos, foi a primeira vez que Rafaela conferiu o evento por dentro. Ela também elogiou os estandes, que englobavam marcas como Nintendo, Samsung, Cup Noodles e muito mais.

No segundo dia, Lucas, que interpretou Zhongli do jogo Genshin Impact, explica um pouco do processo de produção de seu figurino. “[As roupas] foram uma compra internacional e demoraram dois meses para serem ajustadas. A montagem dos acessórios é toda de EVA”.

Ele diz que a quinta-feira de BGS já “sugou as suas energias” devido às dezenas de horas que explorou e se apresentou no festival com uma roupa que dificulta a sua movimentação. Mesmo assim, elogia os seus colegas de performance, a agitação nos estandes e o engajamento do público para conversar e tirar fotos com os cosplayers.

Jogos disponíveis: novidades e recomeços

É de se esperar que as empresas que participam da Brasil Game Show venham com novidades do mundo de jogos eletrônicos e também dêem aos visitantes a possibilidade de experienciar a gameplay de clássicos dos consoles da atualidade. Nessa edição não foi diferente. Como destaques, estavam presentes a SNK, que trouxe com antecipação seu novo título da franquia Fatal Fury, a Sega, que disponibilizou a demonstração do novo Sonic Generations, e a Nintendo, que trouxe seu novo Super Mario Party. A Jornalismo Júnior experimentou os três jogos.

Vindo 35 anos depois do último jogo da franquia, Fatal Fury: City of the Wolves é um jogo de luta com personagens já conhecidos do universo SNK. A versão disponibilizada na BGS oferece como possibilidades de escolha o protagonista da série Terry Bogard e o personagem John Rock Howard.

Os combates dentro do jogo acontecem com facilidade, sendo um exemplo de jogatina frenética e competitiva que privilegia aqueles que já estão acostumados ao estilo mais ágil de The King of Fighters. Já disponível em pré-venda, Fatal Fury: City of the Wolves será lançado dia 21 de abril de 2025.

Imagem da tela que exibe "K.O." (Nocaute) no jogo Fatal Fury: City of the Wolves, que esteve disponível na BGS
Dois visitantes por vez puderam disputar entre si e jogar até o combate final [Imagem: Leticia Yamakami/Arquivo Pessoal]

Sonic X Shadow Generations traz Shadow como protagonista em uma gameplay extremamente dinâmica, característica da série Sonic. O game varia entre visão 3D e visão 2D em determinadas partes dos cenários, que possuem estética cósmica com robôs gigantes como inimigos.

A demonstração não permite o avanço na história do jogo, mas o pouco tempo de experiência já mostra que Shadow Generations veio para ser um acréscimo interessante na saga do ouriço mais famoso do mundo dos jogos.

O game não é comercializado sozinho, mas acompanha o antigo Sonic Generations (2011), que também estava disponível para jogar no stand da Sega. Sonic X Shadow Generations tem lançamento marcado para o dia 22 deste mês de outubro.

Super Mario Party Jamboree é o novato da série de jogos Super Mario Party, conhecida por criar fortes rixas entre amigos devido a seu aspecto competitivo com vários minigames. Jamboree tem uma direção de arte divertida, combinando com a atmosfera amistosa do jogo.

Como personagens disponíveis, há quase todas as figuras marcantes do universo de Super Mario. Os minigames variam entre jogos de estratégia, ritmo e agilidade: alguns já presentes em títulos anteriores, outros inéditos.

Cosplayer jogando Super Mario na BGS
O estande da Nintendo era um dos maiores do festival e contava com mais de cinco jogos diferentes para a experimentação do público [Imagem: Reprodução/Instagram/@brasilgameshow]

O jogo promete ser uma opção multiplayer local divertida e desafiadora ao mesmo tempo. Na gameplay de teste, os jogadores ficaram entretidos, sem sentir o tempo passar entre os vários minigames. Super Mario Jamboree tem lançamento marcado para o dia 17 de outubro e já está à venda na Nintendo Store.

Convidados ilustres

Neste ano, a Brasil Game Show também reuniu criadores de conteúdo, produtores e desenvolvedores dos videogames, além de vários fãs nos palcos TCL Meet & Greet e Terra BGS Talks dos patrocinadores TCL Eletronics e o Portal Terra.

No dia 09, marcaram presença youtubers e jogadores profissionais como Fazendo Nerdice, Ricardo Bonetti e Flavio Fernandes — jogadores de CS2 no time Imperial —; Maisa Alves e Wallace Pereira — jogadores de O Fluxo, organização de esportes eletrônicos e entretenimento —; Nerdsbonde e Raposito — streamers de jogos variados.

A última convidada a subir no palco Terra do dia foi Érika Caramello. A fundadora e CEO da Dyxel Gaming, curadoria que reúne videogames feitos por estúdios independentes, discutiu sobre jogos infantis junto ao mestre em Educação e graduado em Tecnologia e Mídia Digital, Jean Tomceac.

Acerca da classificação etária designada pelo Ministério da Justiça e Saúde Pública, Jean aponta que, uma vez respeitada o Estatuto da Criança e Adolescente, os criadores do jogos devem ponderar “como despertar a criança a uma jogabilidade interessante”, de forma a não ser violento e nem entediante ao público. 

No dia 10, convidados internacionais estiveram na BGS 2024. Junto a um tradutor, o mediador perguntava sobre o trabalho dos visitantes estrangeiros. Alguns dos entrevistados que estiveram no palco Terra BGS Talks foram Shota Nakama, Neil Newbon, Ned Luke e Roger Clark.

Shota Nakama é músico e criador do Video Game Orchestra, projeto de Boston  que desde 2008 executa, junto a uma banda de rock, arranjos, vocais e orquestra para composições de jogos eletrônicos. Nakama e sua orquestra formada por 28 músicos fizeram a trilha sonora de Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 (Square Enix, 2002), Final Fantasy XV (Square Enix, 2016), Bayonetta 3 (PlatinumGames, 2022), e outros.

Neil Newbon é ator inglês. Ele é conhecido por dublar Elijah Kamski e Gavin Reed em Detroit: Become Human (Sony Interactive Entertainment, 2018), Nicholai Ginovaef e Karl Heisenberg em Resident Evil 3 Remake (Capcom, 2020), Zeon em Xenoblade Chronicles 3 (Nintendo, 2022) e Astarion em Baldur’s Gate 3 (Larian Studios, 2023), pelo qual ganhou o prêmio no The Game Awards 2023, na categoria de Melhor Performance.

Na entrevista, Newbon conta que “o fato de [Baldur ‘s Gate 3] ter ressoado tanto a tantas pessoas é uma das coisas mais lindas da minha experiência e carreira”. A respeito de ter recebido o prêmio de maior prestígio na indústria de videogames do mundo, Newbon ficou surpreso: “não achei que eu ia ganhar o prêmio”.

Ned Luke é ator e dublador estadunidense, conhecido pela sua interpretação como Michael de Santa em Grand Theft Auto V (Rockstar Games, 2013). Shawn Fonteno também apareceu no Terra BGS Talks. Ele é um ator e rapper e interpretou Franklin Clinton no mesmo videogame.

O jogo de ação-aventura acompanha um jogador seguindo três criminosos em uma San Andreas ficcional. Ele arrecadou mais de 815 milhões de dólares mundialmente em apenas 24 horas após seu lançamento, equivalente a 11,21 milhões de cópias vendidas. Segundo a revista Forbes, o videogame é considerado o 3º jogo mais vendido mundialmente.

Roger Clark é um ator norte-americano conhecido por interpretar Arthur Morgan, personagem no jogo eletrônico Red Dead Redemption 2 (Rockstar Games, 2018). Pela sua interpretação, ganhou o troféu da premiação The Game Awards 2018 na categoria de Melhor Performance.

Roger Clark na BGS
Roger Clark entrou na palestra em meio ao público e todos se surpreenderam pela sua chegada inesperada [Imagem: Regina Lemmi/Arquivo Pessoal]

“Em Red Dead Redemption 2, no trabalho como Arthur Morgan, eu tive a sorte de ter um público mundial entusiasmado.”

Roger Clark

*Imagem de capa: Regina Lemmi/Arquivo Pessoal

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