Em Pedregulhos (கூழாங்கல், 2021), duração do filme e dimensão temporal da narrativa são quase a mesma coisa. Isso porque, no período de pouco mais de uma hora, acompanhamos o percurso de Ganapati, um homem alcoólatra e abusivo, até a aldeia de sua ex-esposa. Ele, inconformado com o abandono da mulher, leva consigo Velu, seu filho pequeno, na esperança de que ela reate o casamento. O que se segue, então, é uma caminhada de vários quilômetros, sob o sol e o calor extremo, entre as aldeias de uma região árida do sul da Índia.
O diretor P.S. Vinothraj nasceu em um vilarejo do estado de Tamil Nadu, próximo ao local das filmagens, e quis que seu primeiro filme retratasse as peculiaridades geográficas da região. Segundo ele, “existem três personagens: o pai, o filho e a paisagem”. E essa é a dinâmica do longa. Pai e filho, distantes física e emocionalmente, caminham numa estrada de terra enquanto o ambiente árido parece observá-los.
Apesar de não se referir diretamente ao termo, é possível dizer que P.S. Vinothraj constrói em Pedregulhos uma narrativa determinista, pois Ganapati só age como age devido à pobreza, à seca e à falta de oportunidades. Durante o trajeto, pai e filho cruzam seu caminho com outros indivíduos igualmente miseráveis, entre eles uma família que caça ratos para comer. Velu brinca com balões e brinquedos quebrados e Ganapati só se importa em gastar com bebida e cigarro.
Em um cenário como esse, a pobreza é multifatorial e atinge inclusive as relações de poder. A esposa, Shanti, não aparece, mas sabemos por seus familiares que o casamento foi arranjado e que sua mãe se arrepende da escolha que fez ao mesmo tempo em que demonstra vergonha pelas brigas que acontecem na família. Shanti só é vítima perante a lente do diretor, pois, no seio da família e da sociedade, a gravidade das agressões que sofreu é constantemente questionada.


Esse filme faz parte da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para mais resenhas do festival, clique na tag no final do texto. Confira o trailer:
*Imagem da capa: Divulgação/45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo