Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Licorice Pizza’: uma jornada de paixão e autoconhecimento

O longa explora os altos e baixos das diferentes relações durante a juventude

Gary Valentine (Cooper Hoffman) nasceu para os holofotes, ou pelo menos tem carisma para eles. Aos 15 anos, o adolescente sabe muito bem o que quer e, se algo der errado para ele, não sofre muito para se reinventar e tirar o melhor da situação. Alana Kane (Alana Haim) é dona de si, ninguém pode lhe dizer o que fazer ou deixar de fazer. Mas, aos 25, a jovem ainda não se encontrou. A partir desses dois personagens se desenrola o filme Licorice Pizza (2021), de Paul Thomas Anderson

Indicado em três categorias no Oscar 2022 (melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original), Licorice Pizza acompanha a amizade entre Alana e Gary, e as minúcias do relacionamento entre um adolescente apaixonado e uma jovem desorientada, na década de 1970, no Vale de São Fernando. Devido à diferença de idade, durante o primeiro encontro, Alana impede as tentativas de conquista de Gary e se aproxima dele apenas como amiga, dando início à relação confusa entre os dois.

O longa não possui uma trama em si, é focado na relação dos personagens e se desenvolve através dos momentos deles juntos. Esse estilo de narrativa permite que o espectador se aproxime e se identifique com os dois tipos: a busca de Alana por autoconhecimento e a dedicação de Gary em alcançar seus sonhos, inabalável devido à sua juventude.

Alana, Gary e seu irmão mais novo no carro após uma briga, quando o adolescente sente ciúmes da amiga. [Imagem: divulgação/Universal]
Alana, Gary e seu irmão mais novo no carro após uma briga, quando o adolescente sente ciúmes da amiga. [Imagem: divulgação/Universal]
Os desdobramentos da primeira paixão acontecem de forma natural para os dois personagens. No início, mesmo que Alana queira ser apenas amiga de Gary, diversas vezes ela flerta com ele e sente ciúmes do adolescente. Em nenhum momento é questionada a diferença de idade entre eles, mas sim as atitudes de Alana que a fazem parecer menos responsável por ser amiga de adolescentes; a própria personagem diz ser estranho ter essa companhia e, em busca de alcançar a “maturidade”, ela se distancia desses amigos e procura estar perto, trabalhar e se relacionar com adultos.

A jornada de autoconhecimento da Alana é contrastante com a personalidade segura de Gary, que sempre sabe o que quer e só se deixa abalar por questões românticas que envolvem sua amiga. Assim, os dois se aventuram juntos como atores, sócios, confidentes e amigos, de forma a um completar os defeitos do outro. Essa dinâmica da relação é construída de forma gradual e engraçada durante o longa, facilitando a simpatia com os personagens nas diferentes situações a que eles são expostos.

Por não ter uma trama definida, o filme perde o ritmo em alguns momentos, variando entre momentos mais e menos interessantes. Ainda assim, o longa, sempre bem-humorado, nunca deixa de ser bem construído visualmente e embalado por uma trilha sonora que enriquece a história e os sentimentos passados ao espectador, se mantendo fiel aos personagens.

Licorice Pizza estreou dia 17 de janeiro nos cinemas. Confira o trailer:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima