Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

aespa: o futuro que já está no presente

Lançado em meio à pandemia da covid-19, o grupo futurista de K-pop já se apresentou no Coachella e bateu recordes de vendas

Desde sua estréia, no dia 26 de outubro de 2020, aespa se tornou um dos grupos mais promissores da quarta geração do K-pop, que engloba aqueles lançados após 2018. As quatro membros — Karina, Giselle, Winter e NingNing — são administradas pela SM Entertainment, uma das grandes empresas musicais da Coreia do Sul. Para o anúncio de lançamento, um vídeo foi postado no Twitter do perfil que representava o novo grupo, divulgando o nome e o logo.

De forma inovadora, o conceito do aespa é criar “um mundo futuro que centra-se em celebridades e avatares e transcende as fronteiras entre o real e o virtual”, segundo o fundador da SM Entertainment, Lee Soo-Man. Cada integrante possui o próprio alter ego virtual, que aparece em videoclipes e em atividades promocionais do grupo. 

As integrantes com seus avatares. Em ordem da esquerda para a direita: NingNing, Winter Karina e Giselle [Reprodução / Instagram aespa_official]

No dia 17 de novembro, aespa fez a sua estreia com o single digital Black Mamba. Várias pessoas estavam ansiosas para conhecer as integrantes, por ser o primeiro grupo lançado pela SM Entertainment após a estreia do NCT, em 2016, e o primeiro feminino desde o Red Velvet, em 2014. Com a primeira música, aespa acumulou inúmeros fãs, nomeados como MY, que significa “o mais precioso amigo” na dimensão fora do planeta Terra, Kwangya, onde os avatares vivem.

A brasileira Mayara Costa da Silva é uma das MY e administra o PORTAL ÆSPA | GIRLS IS COMING (æ), fã-clube do grupo no Instagram. A paulista de 16 anos admira as garotas desde que estrearam. “O conceito delas me agradou muito, pois sempre adorei coisas com essa ‘pegada’ metaverso e, desde então, venho acompanhando a trajetória delas”, conta.

O nome aespa, que é estilizado como æspa, foi escolhido a partir da combinação de “æ” (as iniciais de avatar e experiência) e “aspect” (aspecto em inglês). Simbolicamente, os termos juntos têm amplos significados, como “conhecer outro avatar de si mesmo e experimentar um novo mundo”, “você sempre dá o seu melhor, apesar do medo e das dúvidas”, e “beleza e estética”. É um grupo comprometido em explorar o melhor do universo virtual com as tecnologias disponíveis.

Em abril de 2022, elas se tornaram o primeiro ato feminino do K-pop a se apresentar no palco principal de um dos maiores festivais de música do mundo, o Coachella. O evento norte-americano reúne shows de grandes nomes da música e a participação é cobiçada por vários cantores. Na apresentação, que ficou marcada por ser uma das primeiras que o grupo cantou ao vivo sem dublagem, aespa apresentou aos fãs a música inédita Life’s Too Short (English Version), parte do segundo mini álbum do grupo, chamado Girls.

O grupo aespa posou para fotos com as cantoras Anitta e Camila Cabello no Coachella. [Reprodução / Instagram aespa_official]

Discografia

Menos de dois meses depois de Black Mamba, o grupo lançou seu segundo single digital, Forever, um remake da música natalina de mesmo nome do cantor e produtor Yoo Young-jin. A versão original, lançada em 2000, faz parte do álbum de férias da SM Entertainment, Winter Vacation in SMTOWN.com. Por ser lançado após o Natal e se distanciar do conceito de Black Mamba, o remake feito pelo aespa não agradou totalmente os admiradores de K-pop.

Em maio de 2021, as garotas sul-coreanas lançaram um novo single digital, Next Level. Durante a conferência de imprensa da música, foi revelado que o grupo estava planejando lançar um mini álbum em breve, o que aconteceu em 8 de outubro daquele ano.

Intitulado Savage, o mesmo nome da faixa principal, o álbum contém seis músicas de diferentes gêneros musicais: aenergy, Savage, I’ll Make You Cry, YEPPI YEPPI, ICONIC e Lucid Dream. Na Coreia do Sul, o grupo conseguiu um “perfect all-kill” ao ocupar o primeiro lugar em todas as paradas diárias e em tempo real e bateu o recorde de álbum de estreia de maior sucesso de um ato feminino do K-pop, título que até então era do BLACKPINK, com SQUARE UP.

Para fechar o ano de 2021, aespa lançou um remake de Dreams Come True, que originalmente foi publicado em 1998, pelo girlgroup S.E.S. A versão do aespa é uma música de pré-lançamento para o concerto e álbum de inverno da SM Entertainment, SMTOWN 2022: SMCU Express. O remake faz parte do SM Remastering Project, no qual a empresa se propôs a remasterizar mais de 300 videoclipes antigos com vídeo e áudio de maior qualidade. 

O álbum mais recente do aespa. [Reprodução / Instagram aespa_official]

Lançado no dia 8 de julho de 2022, o segundo álbum do aespa, Girls, contém nove faixas musicais: Black Mamba, Forever, Dreams Come True, Girls, Illusion, Lingo, Life’s Too Short, ICU e Life’s Too Short (English Version). O álbum vendeu 1.426.487 cópias do disco logo na sua primeira semana de lançamento, o que tornou aespa o primeiro grupo feminino a atingir o marco. Além disso, o álbum estreou no top 3 da Billboard 200,  norte-americana. Com o feito, o grupo se junta às colegas TWICE e BLACKPINK como os três únicos atos femininos do K-pop a aparecer no top 10 da Billboard 200.

Premiações

O interesse do público pelo aespa acontece desde a primeira apresentação. Não é de se espantar, portanto, que elas tenham conseguido inúmeros prêmios em pouco tempo de carreira.

No Gaon Chart Music Awards, considerado uma das maiores premiações da Coreia do Sul, aespa ganhou o prêmio nas categorias de Artista Revelação do Ano – Digital em 2021 e Rookie (grupo novato) Mundial do Ano em 2022. As premiações consideram as vendas de álbuns digitais e físicos do ano anterior.

Na edição de 2021 do Melon Music Awards, que usa como base a votação popular, aespa ganhou prêmios em quatro categorias: Melhor Grupo – Feminino, Novo Artista do Ano – Feminino, Gravação do Ano e Top 10 Artistas.

O lado sombrio da fama

A indústria do K-pop é rígida e os sul-coreanos costumam cobrar que os ídolos tenham comportamentos impecáveis. Para Mayara, as empresas responsáveis por administrar os ídolos abalam o psicológico das celebridades ao criar essa imagem de perfeição. Há uma pressão grande, por exemplo, para que os cantores não namorem. Isso afeta também o aespa. Fã da integrante NingNing, Mayara também conta que a artista sofre com a autoestima baixa e a insegurança corporal.

Outra cantora do grupo que sofre com as expectativas dos fãs é Karina. “Ela tem uma responsabilidade enorme [para cumprir com o que esperam dela] e as pessoas a pressionam cada vez mais. Eu imagino que, com o ódio que ela e as outras meninas recebem, elas se esforçam para ser ainda mais impecáveis do que são”, afirma Mayara.

Da esquerda para a direita: Jisoo, Jennie, Lisa e Rosé, as cantoras do BLACKPINK. As jovens são frequentemente usadas como base de comparação pelos fãs. [Reprodução: Peter Ash Lee / Rolling Stone]

Parte das críticas que o aespa recebe vêm das comparações com o BLACKPINK, que possui quatro anos a mais na indústria e na mídia. Com o mesmo número de integrantes, algumas pessoas consideram que as vozes de Black Mamba copiam as veteranas.

Mayara discorda dessas pessoas: “não existe absolutamente nada semelhante entre ambos, apenas o fato de terem quatro membros”. Ainda segundo ela, as divergências aparecem no conceito de cada grupo. “O aespa está criando seu próprio universo, possui membros digitais, e o BLACKPINK não tem isso. Embora seja muito bom também, o aespa tem seu conceito próprio”. 

Outro problema que afeta a vida das cantoras é o assédio físico. Um dos episódios ocorreu em maio de 2022, numa escola só para meninos em Seul chamada Kyungbock High School. Estudantes tocaram nas garotas sem permissão, tiraram fotos e invadiram o palco. Mesmo assim, aespa terminou a apresentação e a SM Entertainment demorou para se manifestar sobre o caso. Grupos de K-pop formados pela empresa costumam se apresentar na instituição de ensino, visto que o fundador da empresa estudou nessa escola. 

Para os que não gostam do grupo, a música Life’s Too Short tem uma letra simbólica: em tradução livre, parte da letra diz: “Algumas pessoas são tão más / Todas por trás da tela de um celular / Quando estamos tentando viver nossas vidas / Por que você tem que ser tão mau? / Cuide das suas coisas / Ao invés de se intrometer nas minhas”. 

Integrantes

Karina

[Reprodução / Instagram aespa_official]

Nascida em 11 de abril de 2000, a representante mais velha e líder do aespa se chama Yoo Jimin e adotou o nome artístico de Karina. Originada de Seongnam, na Coreia do Sul, é a dançarina principal, vocalista e rapper. Também ocupa a posição de face, ou seja, é a responsável por chamar atenção ao grupo a partir da popularidade e do visual. 

Antes de se tornar cantora, Karina era uma modelo popular na internet. Em 2016, ela foi encontrada por um gerente de talentos nas redes sociais. Foi por meio dele que a coreana assinou com a SM Entertainment e entrou no time de trainees da empresa, isto é, de jovens que desejam ser as próximas grandes vozes do K-pop e passam por um período de treinamento. 

Quando foi apresentada no aespa, Karina já era conhecida por parte do público que acompanha o K-pop. Antes de estrearem, alguns aspirantes a ídolos participam de eventos e músicas com artistas renomados, para testarem a popularidade e o desempenho. Karina apareceu no videoclipe Want do cantor Taemin em fevereiro de 2019, e também atuou como dançarina nos estágios promocionais da música. 

Bem sucedida, a jovem foi chamada para outro evento. Em 1º de novembro de 2020, ela se apresentou ao lado de Kai, do grupo masculino EXO, na vitrine virtual Beyond DRIVE – The all-new TUCSON. Realizado pela Hyundai Motor Company em parceria com a SM Entertainment, Karina dançou e atuou.

No Mnet Asian Music Awards de 2021, Karina abriu a premiação ao lado de alguns ídolos da 4ª geração do K-Pop com uma performance de dança especial. Na ocasião, a apresentação da jovem recebeu diversas críticas negativas que a julgaram de não saber dançar. 

A cantora faz parte da primeira unidade, GOT the Beat, do supergrupo Girls on Top, uma unidade especial feminina formada com cantoras de diferentes gerações do K-pop da SM Entertainment. Nele, Karina e Winter, com outras cinco cantoras, lançaram a música Step Back, em 3 de janeiro de 2022. A letra da música propõe a rivalidade entre mulheres e o videoclipe foi um dos mais vistos no YouTube na Coreia do Sul.

Karina é a integrante mais alta, com cerca de 1,67 m. Mesmo que não demonstre isso nos palcos, a coreana se considera tímida, tanto que quando conheceu Giselle, ambas apenas se cumprimentaram. Ela afirma também ter uma memória ruim e é católica. Seus filmes favoritos são Enrolados (Tangled, 2011) e Frozen: Uma Aventura Congelante (2014) e é fã de ídolos de outras gerações da SM Entertainment. 

Giselle

[Reprodução / Instagram aespa_official]

No dia 30 de outubro de 2000 nascia quem viria a se tornar uma das estrelas do K-pop: Uchinaga Aeri, mais conhecida como Giselle. De Seoul, na Coreia do Sul, a jovem é filha de pai japonês e mãe coreana e tem nacionalidade de ambos os países. 

A jovem é vocalista e ocupa a posição de rapper principal no aespa. Suas habilidades de Rap foram primeiramente apresentadas no videoclipe SYNK. Antes de ingressar no grupo, fez parte da AJS, uma academia normal de treinamento por dois meses. Entrou na SM Entertainment a partir das Audições Abertas de Sábado da empresa. Como trainee, segundo um dos coreógrafos do aespa, praticou e se preparou por 11 meses desde o começo de 2020, o que a tornou a membro com menor tempo de treinamento de todos os ídolos da empresa. 

Trilíngue, a garota fala japonês, coreano e inglês. Também consegue tocar violão. Ela gosta de cachorros, da cor preta e do filme Deadpool (2016). Suas bolsas estão sempre cheias de medicamentos e suplementos. A cantora Ariana Grande é uma inspiração em sua vida e ela também gosta de BIGBANG, SNSD, CL & Stevie Wonder. 

Sua tia é Johee Cho, chefe do escritório da ABC News em Seul e repórter que cobre a península coreana. O lema de vida de Giselle é “Tudo acontece por uma razão”. A cantora ama tirar fotos de pessoas e, quando está estressada, gosta de ir ao shopping e comer comidas doces. 

Winter

[Reprodução / Instagram aespa_official]

Winter, cujo nome verdadeiro é Kim Min-Jeong, nasceu durante o Ano Novo, em 1º de janeiro de 2001.

Já sonhava desde pequena em ser uma cantora, mas também pensava em ser um soldado, porque achava a profissão muito atrativa e vários membros da sua família exerciam a profissão. Pela ligação da família com as lutas, aprendeu kendo por seis meses.

Ela foi escalada durante um festival de dança na sua cidade natal, Yangsan City. Treinou por quatro anos na empresa, até entrar para o aespa. Em 6 de dezembro de 2020, Winter apresentou ID; Peace B no Mnet Asian Awards (MAMA) para o Especial de 20º Aniversário de BoA.

A cantora também colaborou com Raiden durante o SMTOWN LIVE Culture Humanity Online Concert em 1º de janeiro de 2021. Os dois apresentaram a música Yours, de Raiden e Chanyeol, mostrando as habilidades vocais de Winter. Além do evento, ela aparece no videoclipe de Kangta Free To Fly 2021 com Sungchan do NCT.

Winter é fã do cantor britânico Harry Styles e adora assistir filmes, especialmente os de ação, os que retratam guerras e os que são difíceis de entender. Entre seus favoritos estão Tenet (2020) e Sniper Americano (American Sniper, 2015). Sua cor favorita é marfim,  ela adora raposas, a raça de cachorros husky siberiano e gatos. Também, Winter é alérgica a kiwis e a tomates.

NingNing

[Reprodução / Instagram aespa_official]

A membro mais nova do aespa se chama Ning Yi Zhuo. Ela nasceu em 23 de outubro de 2002, em Harbin, e é a primeira chinesa a se tornar a vocalista principal em um grupo feminino de K-pop.

Antes de entrar na SM Entertainment, NingNing participou de muitos programas de canto no seu país natal, como a segunda temporada do China’s Got Talent em março de 2011 e o China’s New Sound Generation em julho de 2015. A cantora foi recrutada por um gerente de talentos da SM Entertainment depois dele assistir um vídeo de uma performance em 2016.

Em setembro do mesmo ano, a cantora foi introduzida no SM Rookies, um grupo de trainees mantido pela empresa. Como integrante, ela apareceu no Rookies Princess: Who’s the Best?, segmento do programa My SMT. Em 2017, gravou muitos covers para o programa de TV Shining Star. Foi desse jeito que a MY Mayara se interessou pelo aespa: ela acompanhava a NingNing desde a época do SM Rookies e decidiu assistir ao grupo que a cantora faria parte.

Entre todas as integrantes do aespa é a que ficou mais tempo como trainee. Ela é fã da cantora Jennie, do BLACKPINK, e da Rihanna. Também se considera uma mulher sexy, gosta da cor violeta, do filme Titanic (1998), de tigres e de gatos. Na infância, ela queria se tornar um príncipe, porque “eles andam a cavalo e são respeitados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima