Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Humor e representatividade caminham juntos em Angry Birds 2

A trama de Angry Birds 2 – O Filme (The Angry Birds Movie 2, 2019) já se inicia com muita ação. As cenas se associam ao jogo de celular que inspirou a criação da série de filmes, já que há a batalha entre os porcos e pássaros e referências aos estilingues usados na versão digital. …

Humor e representatividade caminham juntos em Angry Birds 2 Leia mais »

A trama de Angry Birds 2 – O Filme (The Angry Birds Movie 2, 2019) já se inicia com muita ação. As cenas se associam ao jogo de celular que inspirou a criação da série de filmes, já que há a batalha entre os porcos e pássaros e referências aos estilingues usados na versão digital. Seguindo o roteiro do longa antecessor, de 2016, os pássaros lutam contra os porcos, cada um com interesses de defender a própria ilha. Porém, ocorre a descoberta de uma terceira ilha, totalmente congelada e dominada por águias. Contra o que todos esperavam, uma aliança é estabelecida entre os até então rivais, a fim de desbravar e impedir os ataques realizados pela nova ilha. É nessa proposta que toda a trama se desenvolve.

O humor é o ponto forte da animação. Por mais que em alguns momentos fique previsível que ocorrerá uma piada, devido ao uso de repetições e clichês, o teor cômico do longa se reinventa nas diversas ocasiões, o que não torna a experiência exaustiva em nenhum momento. 

A trilha sonora tem importante papel no desenrolar das ações. As músicas clássicas usadas refletem o teor dado pela proposta de cada cena, como no caso da música The Final Countdown, do Europe, utilizada para representar ocasiões de ação e bravura das personagens.

Alinhando-se a uma linha atual de produções audiovisuais, a animação foca na representatividade feminina como um dos pontos chave. A principal figura é a de Silver (Rachel Bloom), nova personagem introduzida no filme. O protagonismo de Red (Jason Sudeikis) é invisibilizado em diversos momentos pela figura forte e inteligente que a fêmea reflete. Sua personalidade serve como forma de visibilidade, pois mostra uma figura feminina que toma decisões independentemente e estuda em uma grande escola de engenharia. Além dela, a grande vilã, Zeta (Leslie Jones), também merece destaque. A águia moradora da nova ilha esbanja independência e autoridade.

Silver [Imagem: Divulgação/ Sony Pictures Imageworks]

Ao decorrer da história, outra trama juntamente à principal é apresentada. Filhotes da ilha dos pássaros se envolvem em aventuras após perderem três ovos, que são as irmãs de um deles. O humor também se faz presente de forma contundente nessas cenas. Porém, após o fim do longa, fica uma impressão de que a presença dessa trama paralela não teve justificativa aparente. Até há uma pequena ligação dos filhotes com os personagens principais no clímax, mas isso não se desenvolve.

Na quesito visual, o longa apresenta uma produção gráfica de alta qualidade. A estratégia do foco central usada pela câmera nas personagens animadas traz a atenção do espectador para o que está acontecendo em cena. Os recursos técnicos também são bem aproveitados.

A dublagem brasileira conta com grandes nomes do cinema nacional, como Marcelo Adnet (Red), Fábio Porchat (Chuck) e Dani Calabresa (Matilda). A passagem das falas para o português brasileiro são de grande mérito, pois utiliza ‘memes’ atuais que circulam nas redes sociais como forma de ampliar o humor produzido. Há referências a diversos ‘memes’ brasileiros, o que pode servir como uma forma de atração para um público mais juvenil ou adolescente e não só o infantil, como provavelmente é esperado pela animação.

A trama de Angry Birds 2 – O Filme segue sua proposta com sucesso. O humor é a chave central da animação que, mesmo com o uso de clichês, é diversificado nas variadas cenas do filme. Além disso, é uma experiência que vai além do público infantil, até porque conta com um roteiro bem trabalhado. Mesmo simples, existem algumas reviravoltas que acontecem no decorrer do longa. Definitivamente, é uma experiência divertida e capaz de surpreender.

União entre o grupo principal e os filhotes [Imagem: Divulgação/ Sony Pictures Imageworks]

A animação estreia no dia 3 de outubro em todos os cinemas brasileiros. Confira aqui o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima