Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprendendo a cozinhar com o Youtube

Sexta à noite, casa vazia, nada para fazer. No dia seguinte, a sua namorada vai passar o dia com você e ela já vem te cobrando faz tempo um programa especial, com surpresas. Você pensa: “Hm, que tal fazer um almoço/jantar/lanche da tarde romântico?” e logo em seguida responde a si mesmo: “Ah, mas eu …

Aprendendo a cozinhar com o Youtube Leia mais »

Sexta à noite, casa vazia, nada para fazer. No dia seguinte, a sua namorada vai passar o dia com você e ela já vem te cobrando faz tempo um programa especial, com surpresas. Você pensa: “Hm, que tal fazer um almoço/jantar/lanche da tarde romântico?” e logo em seguida responde a si mesmo: “Ah, mas eu não sei cozinhar, não vai dar certo”. E pronto, seus planos de surpresa gastronômica vão por água a baixo. Ou, pelo menos, é isso que você pensa.

Na verdade, as coisas podem ser bem diferentes. Nos últimos tempos, canais de gastronomia no Youtube têm trazido as técnicas básicas de uma boa culinária para perto de todos nós, leigos na cozinha, de um jeito bem interessante. Com um pouco de dinheiro, tempo e disposição, você pode se divertir e de quebra comer um belo almoço! Nunca ouviu falar nisso? Então vem com a gente conhecer esse mundo onde a tecnologia e a comida saborosa são super bem-casados (trocadilho tá valendo sim!).

Que o Youtube é um ótimo lugar pra aprender sobre diversos assuntos, todo mundo já sabe faz tempo. Com a culinária, portanto, não poderia ser diferente. O fenômeno dos canais de gastronomia que têm feito vídeos a todo vapor mostra que o livro de receitas da vovó não era tão claro quanto ela pensava. Afinal, nem todo mundo possui os dons necessários para fazer uma surpresa para o(a) namorado(a) baseando-se apenas no passo-a-passo escrito pelos grandes chefs em suas publicações. Por isso, algumas pessoas tiveram a ideia de compartilhar os seus conhecimentos na cozinha com aqueles que não entendem tão bem desta arte. É o caso de Filipe Nascimento, dono do canal “Micro Sobrevivência” que tem mais de 35 mil inscritos no Youtube.

10711155_10152425686663403_456209435_n

“Bom, eu tenho 28 anos, moro sozinho desde os 20… Ou seja, tive que aprender a cozinhar na marra” fala rindo Filipe Nascimento enquanto nos conta como surgiu o seu canal, que ensina o espectador a cozinhar usando apenas um forno micro-ondas. Filipe é formado em design gráfico, mas sempre gostou de cozinhar e queria fazer um canal voltado à culinária. Percebendo que nenhum dos demais canais com esse eixo no Youtube era “100 % voltado ao micro-ondas”, o designer resolveu criar um canal onde o micro-ondas fosse o personagem principal. Nascia assim o “Micro Sobrevivência”, o xodó dos jovens que estão morando sozinhos e ainda não pegaram as “manhas” do fogão.

No Brasil, o primeiro canal gastronômico a ser criado foi o “Ana Maria Brogui”, idealizado e apresentado pelo publicitário Caio Novaes. Com mais de 800 mil inscritos, é um dos maiores canais do gênero no Youtube e hoje possui até mesmo um livro com as receitas desenvolvidas pelo apresentador. A elaboração de um livro do canal também está nos planos de Filipe Nascimento para o início de 2015.

Para os donos dos canais o Youtube pode ser uma ferramenta lucrativa. O “Micro Sobrevivência” conta atualmente com cinco marcas apoiando financeiramente o programa e Filipe diz que, se no começo ele procurava parceiros, hoje é o contrário, são as empresas que o procuram. “Funciona como uma propaganda de verdade. Um canal com 30/40 mil inscritos representa mais ou menos 1 ponto no IBOPE. Quanto vale 30 segundos de um comercial na TV? Ali [no Youtube] ele fica 3/4 minutos para essas 30/40 mil pessoas” explica o chef sobre o assunto. Segundo ele, as marcas gostam da visibilidade que ganham com as visualizações do Youtube.

Mas, nem tudo é um mar de rosas. Ganhar a internet e conquistar um público fiel não é tão fácil assim e a originalidade e a criatividade estão entre as características necessárias para quem quer entrar nessa área. O “Miolos Fritos” é um dos bons exemplos de canais que abusaram da criatividade e do uso de bons temas para atrair os “webexpects”. Focando-se em tratar de temas que envolvam a cultura nerd, Daniel Machado Rodrigues (Teco) e Luiz Alberto Padreca (Beto) preparam vídeos nos quais elaboram comidas famosas no mundo nerd, como a pizza dos tartarugas ninjas. Enquanto fazem o prato, os chefs do canal discutem sobre o tema do vídeo de um jeito leve e despojado. O espectador, enquanto assiste, sente-se em uma roda de amigos.

Os brasileiros estão fazendo tanto sucesso com suas receitas, que mesmo em outros países, como nos EUA, têm alcançado um público forte. Raiza Costa e seu canal “Dulce Delight” é uma prova desse sucesso. Raiza mora nos EUA e seu canal chegou ao Brasil só depois de fazer sucesso lá nos states. A chef cozinha principalmente sobremesas e tem toda uma preocupação em não usar ingredientes muito industrializados, como os corantes artificiais. Raiza tem hoje 124 mil inscritos no canal americano e 77 mil na versão brasileira.

468482338_1280x720

Para os que se aventuram no mundo do Youtube problemas com o público também tem que ser encarados com tranquilidade. “Teve uma pessoa que ao tentar fazer o brigadeiro queimou uma caixa de leite condensado e exigiu que eu enviasse uma nova” comenta Filipe Nascimento. O “chef do micro-ondas” disse que simplesmente ignorou o acontecimento e continuou o seu trabalho normalmente: “Vou falar o que né?”.

Depois de ler tudo isso, bateu uma fominha aí? Então aproveita pra ver essa receita deliciosa de batata rechada aí em baixo e se tornar um exímio chef de cozinha você também! Agora você já pode surpreender quem quiser com os seus “dotes” desenvolvidos com a internet. A Sala 33 te deseja um belo, suculento e saboroso lanche

Por Jéssica Bernardo
jessicabmarcelino@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima