Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasileiros conquistam campeonatos importantes no skate e no tiro com arco

Rayssa Leal, a Fadinha, tornou-se campeã mundial de skate street; já o arqueiro Marcus D’Almeida colocou o Brasil pela primeira vez na liderança do ranking mundial do tiro com arco; skate park também trouxe medalhas

Nas últimas semanas, atletas brasileiros tiveram grandes realizações em campeonatos importantes internacionalmente. As atuações de Rayssa Leal, no skate street, de Marcus D’Almeida, no tiro com arco, e de Augusto Akio e Pedro Barros no skate park mostraram o valor do Brasil como potência esportiva mundial — e ajudaram a aumentar ainda mais a expectativa para Paris 2024.

Alçando voos cada vez mais altos

Três meses após conquistar o Street League Skateboarding (SLS), considerado um dos maiores torneios do skate, em novembro de 2022, Rayssa Leal mostrou novamente que não pode ser subestimada por sua pouca idade. Aos 15 anos, a Fadinha que conquistou os brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio — em que foi vice-campeã — venceu pela primeira vez o mundial realizado no último dia 5 pela World Skate — organização que regula a modalidade.

Pouco antes da competição, a atleta causou preocupação por conta de uma lesão no punho decorrente de uma queda em um treino. Porém, nem mesmo esse contratempo foi capaz de impedir a garota de mostrar seu talento sobre rodas. Nas semifinais, somou 252,98 pontos e ficou atrás somente da japonesa Akama Rizu na classificação para as finais — as duas separadas por uma diferença menor do que um ponto.

https://www.instagram.com/p/CoSeO0FucrL/?igshid=OTJlNzQ0NWM=

Disputada em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, a final do torneio contou também com a presença de outras brasileiras: a joseense Pâmela Rosa e a praia-grandense Gabi Mazetto. As duas avançaram às finais em sexto e quinto lugar, respectivamente, com 219,43 e 221,56 pontos.

Oito atletas chegaram à disputa ao pódio. Além das brasileiras, estavam presentes também alguns nomes mais conhecidos, como Momiji Nishiya e Funa Nakayama, que dividiram o pódio olímpico com a Fadinha dois anos atrás.

Pâmela e Gabi cometeram alguns erros na pista e acabaram em oitavo (126,52 pontos) e sexto (221,45 pontos). Mas Rayssa voou mais uma vez. Foi dela a maior nota conquistada na etapa — uma manobra de 87,22 —, que ajudou no acúmulo dos 255,58 pontos que a colocaram no topo do pódio global. Logo em seguida, com 253,51 pontos, ficou Chloe Covell, a prodígio australiana de 12 anos que chama cada vez mais a atenção no cenário do skate street. Já o terceiro ficou com a atual campeã olímpica Momiji, com 253,30 pontos. Rayssa encontra-se agora em primeiro lugar no ranking para Paris 2024 da World Skate.

Arqueiro histórico

Depois de deixar sua marca na última edição dos Jogos Olímpicos — em que foi o primeiro atleta brasileiro do Tiro com Arco individual a alcançar as oitavas de final da prova — Marcus D’Almeida novamente fez história: agora, pela primeira vez, o Brasil tem um arqueiro líder do ranking mundial de arco recurvo.

Para alcançar a posição, Marcus venceu no dia 6 o The Vegas Shoot — torneio mais prestigiado de indoor, realizado nos Estados Unidos —, ficando apenas um ponto à frente do segundo colocado, o francês Thomas Chirault. 

https://www.instagram.com/p/CoU9rq_pYcs/?igshid=OTJlNzQ0NWM=

A liderança no ranking vem para coroar uma série de bons resultados conseguidos pelo arqueiro. Marcus D’Almeida é o atual vice-campeão do mundo — título conquistado no Mundial de Tiro com Arco de 2021, realizado em Yankton, também nos Estados Unidos. Ainda no fim do ano passado, o carioca ganhou a medalha de ouro no Pan-americano de Tiro com Arco. Ele também venceu a etapa de Paris da Copa do Mundo da modalidade no último mês de junho.

Neste ano, Marcus possui uma sequência de desafios que contarão para a somatória de pontos no ranking. Em abril, do dia 18 ao 23, a primeira fase da Copa do Mundo será disputada em Antalya, na Turquia. Depois dela, existirão mais quatro fases do torneio. Já o Mundial acontecerá no início de agosto na Alemanha. Regionalmente, D’Almeida disputará os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que se iniciam no final de outubro.

Dobradinha no park

O Brasil também teve representantes nas finais masculinas do Mundial de Skate Park, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 12 de fevereiro. Augusto Akio e Pedro Barros foram os atletas que conseguiram avançar nas semifinais do campeonato e, mais do que isso, conquistaram um segundo e um terceiro lugar, respectivamente. 

Os dois brasileiros ficaram na liderança durante a maior parte da prova, mas foram ultrapassados pelo estadunidense Jagger Eaton no fim. Tanto Akio quanto Barros cometeram erros na última volta, que os impossibilitaram de superar os 93 pontos feitos pelo adversário. Terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o norte-americano de 22 anos venceu o Super Crown da Street League Skateboarding de 2021 em cima de outro brasileiro, Lucas Rabelo. 

https://www.instagram.com/p/Cok-kD7JGDF/?hl=pt-br

A categoria feminina não contou com brasileiras disputando a final. O pódio ficou sob os pés da primeira colocada Sky Brown — atleta de 14 anos que conquistou o bronze olímpico em Tóquio —; de Sakura Yosozumi, medalhista de prata; e de Kokona Hiraki, em terceiro lugar. 

*Foto de capa – Reprodução: Instagram @timebrasil e @cbskskate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima