Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Contra o Novo Ensino Médio

Medida Provisória nº746/2016, de autoria da Presidência da República: “Restringe a obrigatoriedade do ensino da arte e da educação física à educação infantil e ao ensino fundamental […] Dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC”. Na manhã do …

Contra o Novo Ensino Médio Leia mais »

Medida Provisória nº746/2016, de autoria da Presidência da República: “Restringe a obrigatoriedade do ensino da arte e da educação física à educação infantil e ao ensino fundamental […] Dá autonomia aos sistemas de ensino para definir a organização das áreas de conhecimento, as competências, habilidades e expectativas de aprendizagem definidas na BNCC”.

Na manhã do dia 19 de abril, a Av. Paulista foi tomada por estudantes que exigiam aos gritos: “Revoga a reforma ou paramos o Brasil!” A tal reforma, imposta sem debate com a sociedade civil por meio de medida provisória do então presidente Michel Temer, é mais um passo no projeto de desmonte da educação pública no país. As mudanças da reforma foram suspensas, mas a luta dos estudantes continua rumo à sua revogação completa.

Bandeirão da UBES
Bandeirão da UNE
Bandeirão da UPES

“Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil!” Ecoava, enquanto as bandeiras da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) tremulavam pelos céus de São Paulo, levadas por estudantes em frente à marcha.

Militantes da UJC em marcha
“Liberdade e Luta”
Bandeira da UJC em meio à manifestação

Junto aos movimentos estudantis, as juventudes partidárias se fizeram presentes contra a reforma. Ao fundo da manifestação, organizados em um bloco que permanecia entre as viaturas da polícia militar e a massa de estudantes, a União da Juventude Comunista pintava as ruas de vermelho com bandeiras da organização e faixas com dizeres de ordem.

Policiais militares observam a manifestação
Policiais cercam manifestantes que avançam para a avenida
“Collection”

Presente também estavam os soldados da Polícia Militar, que rondavam os estudantes. Acompanhados de viaturas, motocicletas e caveirões, a PM acompanhou de perto a marcha dos manifestantes, cercando-os pela esquerda e pela direita, encaminhando-os pela frente e os mantendo em caminhada por trás.

“Revoga o Novo Ensino Médio”
Estudante segura placa contra o sucateamento do ensino público
“Um povo que não conhece a própria história está fadado a repeti-la”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima