Na sequência do longa de grande sucesso, Creed: Nascido Para Lutar (Creed, 2015), o filho do grande pugilista Apollo Creed enfrenta os fantasmas do passado de seu pai e de sua família. Ivan Drago (Dolph Lundgren), boxeador responsável pela morte de Apollo nos ringues, busca se vingar de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), que há anos o derrotou e causou sua consequente derrocada. Para isso, preparou seu filho, Viktor (Florian Munteanu), a vida toda para enfrentar Adonis Creed (Michael B. Jordan), pupilo de Balboa.
Como um bom filme de luta que resgata parte da história da franquia lançada em 1976, Creed II (2018) não decepciona em nenhum momento. O longa consegue mesclar cenas de ação e momentos emocionantes com maestria. Quem assiste acompanha os dilemas de Adonis ao aceitar a luta com Viktor por motivos pessoais, no caso, vingar seu pai, ao mesmo tempo em que conhece sua vida pessoal, principalmente a relação com a namorada Bianca (Tessa Thompson).

Adonis passa então por um arco de superação e desenvolvimento muito interessante. Com a chegada de sua filha e o estreitamento de sua relação com Bianca, ele percebe que os motivos que o levaram a luta não eram os certos. Ivan foi movido por ódio e um grande desejo de vingança, chegando ao ponto de usar seu próprio filho para atingir seus objetivos.

As cenas de luta, com destaque para a mais aguardada pelo espectador, são extremamente bem filmadas e coreografadas. É impossível não ficar apreensivo e tenso com cada movimento dos boxeadores. Aqui, a fotografia tem grande contribuição, já que utiliza muitas cores pulsantes e vivas. Combinado a isso, o filme traz diversos elementos de nostalgia. Como não se arrepiar com a música tema de Rocky: Um Lutador, que toca no momento perfeito?
Creed II consegue equilibrar perfeitamente a nostalgia dos filmes mais antigos com aspectos mais novos que atualizam e resgatam a franquia. Seu maior trunfo se concentra no fato de ser capaz de agradar tanto os fãs que conhecem muito bem as histórias de Rocky Balboa como aqueles que nunca tiveram contato com as mesmas.
O longa estreia nos cinemas brasileiros no dia 24 de janeiro. Confira aqui o trailer:
por Marcelo Canquerino
marcelocanquerino@gmail.com