por Julio Viana e Pedro Passos
Ao falar de lugares ligados ao rock’n”roll em São Paulo, o primeiro que vem à mente é a famosa Galeria do Rock, conhecida por reunir sob seu teto diversas lojas de discos, camiseta e acessórios para quem curte esse estilo musical. O espaço sempre é o escolhido para lançamentos de discos, eventos ligados ao rock, ou mesmo passeios turísticos na cidade grande.
Sua história começou nos anos 60, com a criação do Shopping Center Grandes Galerias, que abrigava comércios diversos no mesmo prédio onde hoje fica a Galeria do Rock. Ao longo dos anos 70, diversos lojistas que vendiam discos começaram a se instalar no prédio, o que levou ao apelido carinhoso que posteriormente se tornou nome oficial do local.
Depois de passar por uma revitalização em seu espaço durante os anos 90, o prédio, que passava por um período “underground” e pouco frequentado, passou a ter em seu espaço cada vez mais propostas de ocupação inovadoras, como desfiles e shows, que trouxeram o público de volta. Atualmente o espaço recebe pessoas de todos os tipos, de metaleiros a reggaeiros, de roqueiros clássicos a skatistas, de famílias a grupos de amigos.
Nessa galeria buscamos retratar o público diversificado do espaço e de quebra mostrar um pouco de sua arquitetura, bastante característica e reconhecível por qualquer um que já tenha ido ao prédio. Nada melhor para comemorar a semana do rock do que um ensaio no lugar mais roqueiro de São Paulo
[envira-gallery id=”594″]