Por Júlia Sardinha (juliasardinha@usp.br)
O 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) ocorreu entre os dias 10 e 13 de julho no campus Álvaro Alvim, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Pela segunda edição consecutiva, a Jornalismo Júnior somou à Redação-Laboratório da OBORÉ Projetos Especiais na cobertura colaborativa do maior encontro de jornalistas do país.
A cobertura das mais de 100 atividades do evento é realizada há 15 anos por estudantes, recém-formados e jornalistas de todas as regiões do país e integrantes da Redação Laboratorial do Projeto Repórter do Futuro, coordenado pela OBORÉ, empresa de comunicação voltada às políticas sociais. Durante os quatro dias, foram cobertas as atividades do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o XII Seminário de Pesquisa de Jornalismo Investigativo e o 7º Domingo de Dados.
Nos últimos 20 anos, o Congresso cresceu em espaço, em número e em representatividade. Hoje, as edições espelham a pluralidade daqueles que formam o jornalismo brasileiro, dando espaço e voz a diferentes veículos de comunicação. O reflexo também é observado nos temas destacados pelo encontro, como: tecnologia, meio ambiente e segurança para jornalistas.
Realizado pela OBORÉ e pela Abraji, a Redação-Laboratório também é apoiada pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – Oficina de Montevideo. Como parceira institucional, a Jornalismo Júnior busca trocar e construir vivências entre profissionais com diferentes trajetórias, além de possibilitar que os estudantes universitários da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) tenham contato direto com não somente as discussões mais recentes da profissão jornalística, mas também com influentes profissionais.

As produções do Projeto Repórter do Futuro para a cobertura oficial do 20ª Congresso contaram com o Núcleo de Especiais, uma parceria para a produção de conteúdos prévios produzidos pela Jornalismo Júnior. O núcleo foi coordenado por Júlia Sardinha e Rafael Dourador, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da empresa. O Núcleo contou com outros 28 membros, entre diretores, conselheiros e repórteres. São eles: Alex Teruel, Aline Fiori, Aline Noronha, Amanda Nascimento, Bernardo Medeiros, Breno Marino, Catarina Bacci, Clara Hanek, Davi Alves, Davi Milani, Fernanda Zibordi, Gabriela Nangino, Isabel Sampaio, Isabela Nahas, Isabella Lopes, Lara Cáfaro, Lorenzo Souza, Louisa Harryman, Luana Mendes, Malu Vieira, Marcella Zwicker, Maria Eduarda Lameza, Maria Eduarda Oliveira, Maria Luiza Negrão, Regina Lemmi, Ricardo Thomé, Victor Gama e Yasmin Constante. Além dos 30 membros da empresa que integraram a parceria, outros repórteres também cobriram o evento: Ana Julia Oliveira, Catarina Martines e Gustavo Santos.
A Jornalismo Júnior produziu previamente matérias especiais e conteúdos para as redes sociais, além da participação e cobertura presenciais pela Redação Laboratorial nos dias do Congresso. Confira as produções prévias:
- Redação-Laboratório completa 15 anos na cobertura dos congressos da Abraji
- Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começa hoje em São Paulo
- Ao longo de 20 anos, congressos da Abraji acompanham as transformações e inovações no mundo do jornalismo
- Conheça os homenageados do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
- Núcleo de Conselho de Segurança da Abraji atua com protocolos de proteção a jornalistas
- Meio ambiente, diversidade e tecnologia são destaque no Seminário de Pesquisa da Abraji
- Segundo dia de Congresso da ABRAJI destaca pautas sobre meio-ambiente, democracia e inteligência artificial
- Novos dados do CruzaGrafos podem ajudar jornalistas a desmascarar crimes ambientais
- Projeto Comprova: jornalismo engajado contra a desinformação
- ‘É a história da minha vida’, diz autor de livro-reportagem que inspirou o filme Vitória
- Terceiro dia de Congresso da Abraji recebe palestrantes internacionais e discute a relação entre cinema e jornalismo
- Domingo de Dados promove discussões e oficinas sobre técnicas de programação aliadas à reportagem
- Atualização tecnológica e conhecimentos sobre dados são vitais nas redações do país
Confira a cobertura completa do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji no blog oficial.
[Imagem de capa: OBORÉ Projetos Especiais]
