Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mundo Cão: os dias de cão estão apenas começando

por Catarina Silva Ferreira catarina.ferreirasilvs@gmail.com “A vingança é um prato indigesto”. Essa é a frase que aparece no cartaz logo abaixo do título da produção nacional Mundo Cão (2016), sugerindo aos cinéfilos de plantão o enredo do longa. Enredo no qual a impulsividade, a violência e a imprevisibilidade das situações cotidianas entram em cena, e para …

Mundo Cão: os dias de cão estão apenas começando Leia mais »

por Catarina Silva Ferreira
catarina.ferreirasilvs@gmail.com

“A vingança é um prato indigesto”. Essa é a frase que aparece no cartaz logo abaixo do título da produção nacional Mundo Cão (2016), sugerindo aos cinéfilos de plantão o enredo do longa. Enredo no qual a impulsividade, a violência e a imprevisibilidade das situações cotidianas entram em cena, e para ganharem vida contam com nomes como Babu Santana e Adriana Esteves para o casal principal (Santana e Dilza), Lázaro Ramos como vilão (Nenê), além dos quatro cães que interpretam Nero, Herodes, Salomé e Calígula.

O filme se passa na cidade de São Paulo, e leva o espectador a diferentes bairros da metrópole para apresentar sua trama. A periferia é o lar da família Santana, composta por Santana, Dilza, Isaura e João, os dois últimos interpretados por Thainá Duarte e Vinni Carvalho. Um bairro nobre da cidade abriga o ex-policial corrupto Nenê e e seus principais companheiros de crime, seus cachorros.

mundo cao 1
Além dos bairros contrastantes, Mundo Cão nos leva ao centro de controle de zoonoses, antes da lei que impede o sacrifício de animais sadios entrar em vigor, e esse é o local de trabalho de Santana. Lá ele conhece Nenê, que tem um de seus cães sacrificados, e esse é o gatilho para que a história se desenrole.

mundo_cao_de_marcus_jorge
A volatilidade da violência e as proporções que ela pode atingir são temas que o diretor Marcos Jorge afirmou querer destacar no filme. Em coletiva de imprensa, Jorge justificou sua escolha por cães no elenco do filme: ele queria retratar a violência sem fazer um filme violento. E pretende também mostrar ao público que o animal só se torna agressivo de acordo com os comandos do seu dono, a natureza dos cães é ser dócil.

Uma outra curiosidade exposta por Jorge é a de que o do nome do protagonista, Santana, se deu principalmente pelo nome do ator que o interpretaria (Babu Santana), o diretor queria retratar um personagem “bonachão”, que foi como ele definiu a imagem passada pelo ator Babu Santana. Também em coletiva, o ator mirim Vinni Carvalho e a atriz Thainá Duarte falaram dos desafios de estar pela primeira vez interpretando personagens para o cinema. A personagem de Thainá, merece atenção especial durante a trama pois no desfecho do filme ela será essencial.

mundo-cao-atriz-thaina-duarte
Os conceitos de vingança e de justiça com as próprias mãos são temas delicados e de difícil interpretação. As atitudes dos protagonistas se intercalam num jogo de vingança e violência crescentes. O enredo é repleto de reviravoltas, o que prende a atenção do espectador. Um ponto a se destacar é a escolha da trilha sonora, constante até em momentos que carecem de um pouco de silêncio para que a imaginação do espectador trabalhe.

O filme estreia dia 17 de março em circuito nacional, não deixe de conferir.

Trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima