Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NBA House: Evento traz a emoção do melhor basquete do mundo ao público paulistano

Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, a atração proporciona uma experiência única para os fãs do esporte e conta com entretenimento para todas as idades

Com mais uma temporada da NBA (National Basketball Association) chegando ao fim, a cidade de São Paulo recebe novamente a NBA House, evento repleto de atividades relacionadas à liga de basquete norte-americana. As atrações são divididas entre o Fan Day, disponível aos finais de semana, e a Game Night, que ocorre nos dias de jogos entre Miami Heat e Denver Nuggets.

Em entrevista ao Uol, Rodrigo Vicentini, CEO da NBA no Brasil, afirma que o evento espera receber cerca de 44 mil pessoas durante as três semanas de exposição. O público é cerca de 10% maior do que o recebido na edição do ano passado. Segundo o diretor, o espaço está maior, mais organizado e com mais atrações oferecidas pelos patrocinadores do evento. Esses trunfos, aliados à boa recepção do esporte pelos brasileiros, permitem que os organizadores sonhem com um público elevado.

Fan Day

O evento está disponível às sextas, sábados e domingos e é aberto para o público de todas as idades — porém menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais. Os ingressos estão disponíveis a partir de 80 reais, mas é possível comprar o combo de quatro ingressos por 40 reais cada. A atração oferece uma grande variedade de atividades interativas, espaço para fotos e estandes de brincadeiras das marcas patrocinadoras do evento.

Quadra Interativa 

A mini quadra repleta de luzes de LED fica localizada abaixo do telão principal. Nela, o público pode sentir a sensação de se passar por uma estrela da liga e tentar alguns arremessos. Os visitantes também testam seus conhecimentos sobre a NBA em um quiz realizado pelo apresentador do espetáculo.

Espaço de Fotos  

A NBA House conta com diversos espaços para os fãs registrarem sua visita por meio de fotografias, vídeos e stories. Logo nos corredores da entrada, é possível observar televisões com lances das estrelas atuais da liga. O público pode fotografar totens com bolas de basquete personalizadas com o logo das equipes finalistas. O Quarto da NBA, completamente tematizado com imagens de jogadores e de equipes, contribui para uma imersão completa no mundo do basquetebol. Os visitantes também têm a chance de tirar fotos com uma réplica em tamanho real do Troféu Larry O’Brien, entregue à equipe campeã da temporada. O espaço é um dos mais visitados.

O Quarto da NBA é personalizado com imagens das maiores estrelas da liga [Imagem: Acervo pessoal/Mirela Costa]

NBA Store

A loja oficial da NBA permite aos visitantes comprarem produtos originais das franquias da liga. Entre os itens vendidos no espaço, estão camisetas, sandálias, bonés, meias e mais uma variedade de objetos e lembranças para o público entrar no clima de torcida ou presentear outras pessoas.

A NBA Store conta com uma imensa coleção de camisas das franquias [Imagem: Acervo pessoal/Júlio Silva]

Estandes das Marcas

Os seis patrocinadores do evento (Ruffles, Sustagen Kids, Sadia, Hellman’s, Popeyes e Gatorade) dispõem de estandes com brincadeiras e atividades lúdicas para entreter o público. Cada um dos estandes possui um jogo diferente, que pode envolver arremessos na cesta, fliperamas, pinball e arremesso de bolas em um alvo. Ao final de cada jogo, o participante recebe um brinde da marca, independentemente do resultado obtido na brincadeira. A Budweiser, parceira oficial da NBA, também possui um espaço com uma roleta que presenteia o participante com uma garrafa de cerveja zero álcool ou com um copo personalizado da marca.

No estande do Popeyes, os visitantes precisam acertar o maior número de cestas possíveis em quarenta segundos [Imagem: Acervo pessoal/Júlio Silva]

O analista de sistemas Elisson Silva conta que frequenta a NBA House todos os anos juntamente com sua esposa, a administradora Samanta de Cássio. Neste ano, o casal foi ao evento acompanhado de cinco crianças. O analista conta que a experiência acaba justificando o valor dos ingressos, apesar de perceber uma lotação maior do que nos anos anteriores: “Acaba valendo a pena por causa das crianças, elas se divertem bastante. Mas acredito que a organização e os patrocinadores poderiam observar melhor a questão do espaço. Fica a sensação de pouco espaço para muito ingresso vendido”, relata Elisson.

Apesar da observação de Elisson, a administradora diz que a família aproveitou o passeio e que provavelmente estará de volta no próximo ano.

Game Night

A Game Night ocorre nos dias de jogo entre as equipes finalistas. Os visitantes podem acompanhar a partida em um telão e aproveitar os estandes dos patrocinadores e as performances de pré-jogo e de intervalo. A entrada é permitida apenas para maiores de 16 anos — aqueles que possuem entre 16 e 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais —- e o preço dos ingressos varia de acordo com a localidade escolhida:

Pista (R$ 140,00) – Os visitantes assistem ao jogo em pé, mais próximos do telão e dos estandes;

Arquibancada  (R$ 175,00) – Novidade para este ano. Os visitantes que escolhem a arquibancada assistem ao jogo sentados em assentos numerados, semelhantes aos de estádios de futebol;

NBA Lounge (R$ 310,00) – Quem opta por essa opção pode entrar no evento uma hora antes, assiste ao jogo em um mezanino e tem um open bar à disposição. 

Fãs assistem às atrações na mini-quadra interativa enquanto aguardam o início do jogo [Imagem: Acervo pessoal/Mirela Costa]

Pré-Jogo

Nas duas horas a partir da entrada no evento até o início da partida, o público tem a oportunidade de presenciar algumas atrações. No dia 4, quando a Jornalismo Júnior esteve presente na casa, uma batalha de rimas entre os rappers Zuluzão e Fábio Brazza, cada um defendendo um dos times finalistas, animou o público. O veado Bango, mascote oficial do Milwaukee Bucks, também participa do evento e encanta os fãs com seu carisma e suas habilidades no basquete.

O mascote Bango surpreende com suas manobras acrobáticas [Imagem: Reprodução/Instagram/@BucksBango]

Intervalo

Durante o intervalo e nas paradas técnicas, uma série de equipes internacionais de acrobatas divertem os visitantes com enterradas com trampolim, saltos mortais e jogadas ensaiadas. Os times de acrobatas são representantes oficiais das franquias da liga.Entre as presentes no evento estão Cleveland Cavaliers Scream Team, LA Clippers Slam Squad, Milwaukee Bucks Rim Rockers e San Antonio Spurs Hype Squad.

As apresentações do Cavaliers Scream Team envolvem dança, hip-hop e enterradas com trampolim [Imagem: Reprodução/Instagram/@cavsscreamteam]

O engenheiro mecânico Marcelo Almeida relata ao Arquibancada que já frequentou o evento em anos anteriores. Nesta edição, ele trouxe pela primeira vez a esposa Camila Cury para acompanhar a Game Night. Para ele, mesmo com o desconto obtido, o valor do ingresso ainda é um pouco alto. Mas  ele ressalta que, mesmo assim, retornaria ao evento: “Nós acabamos não indo nos estandes porque as filas estavam muito longas, mas a estrutura e as atrações do evento são muito boas. Tem também a loja oficial, que nos dá aquela vontade de comprar vários produtos para sentir a emoção e entrar no clima do jogo”, comenta Marcelo.

Considerações Finais

A imensa estrutura do evento e a grande variedade de opções de entretenimento destinadas aos visitantes são os principais trunfos da NBA House para alcançar mais um ano de altos públicos. A utilização do Cartão Zig é um movimento interessante dos organizadores. O cartão custa dez reais e pode ser carregado em qualquer um dos caixas disponíveis na pista. Todas as bebidas e comidas do evento são compradas por meio dele,  o que evita maiores filas pela utilização de dinheiro ou outros cartões. Ao final do evento, o visitante pode escolher entre levar o cartão para casa como recordação ou trocá-lo por uma garrafa de água. 

As duas opções de visita permitem a inclusão e a diversão de qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade ou do gosto pelo esporte. No Fan Day, as atrações divertem toda a família, principalmente as crianças. Já na Game Night, os mais apaixonados pelo basquete podem sentir a energia dos maiores ginásios norte-americanos e vibrar junto com os outros visitantes a cada lance do jogo.

O volume alto da música, o tamanho das filas e a lotação podem ser destacados como os pontos negativos da experiência. Mas essas observações não impedem o público de aproveitar ao máximo uma experiência única de imersão no mundo do basquetebol. 

A NBA House está localizada  no estacionamento do Shopping Eldorado, na Avenida Rebouças, 3970, Pinheiros – SP. O evento está aberto até o dia 18 de junho.

*Foto de capa: Acervo pessoal/Maria Trombini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima