Com mais uma temporada da NBA (National Basketball Association) chegando ao fim, a cidade de São Paulo recebe novamente a NBA House, evento repleto de atividades relacionadas à liga de basquete norte-americana. As atrações são divididas entre o Fan Day, disponível aos finais de semana, e a Game Night, que ocorre nos dias de jogos entre Miami Heat e Denver Nuggets.
Em entrevista ao Uol, Rodrigo Vicentini, CEO da NBA no Brasil, afirma que o evento espera receber cerca de 44 mil pessoas durante as três semanas de exposição. O público é cerca de 10% maior do que o recebido na edição do ano passado. Segundo o diretor, o espaço está maior, mais organizado e com mais atrações oferecidas pelos patrocinadores do evento. Esses trunfos, aliados à boa recepção do esporte pelos brasileiros, permitem que os organizadores sonhem com um público elevado.
Fan Day
O evento está disponível às sextas, sábados e domingos e é aberto para o público de todas as idades — porém menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais. Os ingressos estão disponíveis a partir de 80 reais, mas é possível comprar o combo de quatro ingressos por 40 reais cada. A atração oferece uma grande variedade de atividades interativas, espaço para fotos e estandes de brincadeiras das marcas patrocinadoras do evento.
Quadra Interativa
A mini quadra repleta de luzes de LED fica localizada abaixo do telão principal. Nela, o público pode sentir a sensação de se passar por uma estrela da liga e tentar alguns arremessos. Os visitantes também testam seus conhecimentos sobre a NBA em um quiz realizado pelo apresentador do espetáculo.
Espaço de Fotos
A NBA House conta com diversos espaços para os fãs registrarem sua visita por meio de fotografias, vídeos e stories. Logo nos corredores da entrada, é possível observar televisões com lances das estrelas atuais da liga. O público pode fotografar totens com bolas de basquete personalizadas com o logo das equipes finalistas. O Quarto da NBA, completamente tematizado com imagens de jogadores e de equipes, contribui para uma imersão completa no mundo do basquetebol. Os visitantes também têm a chance de tirar fotos com uma réplica em tamanho real do Troféu Larry O’Brien, entregue à equipe campeã da temporada. O espaço é um dos mais visitados.
O Quarto da NBA é personalizado com imagens das maiores estrelas da liga [Imagem: Acervo pessoal/Mirela Costa]
NBA Store
A loja oficial da NBA permite aos visitantes comprarem produtos originais das franquias da liga. Entre os itens vendidos no espaço, estão camisetas, sandálias, bonés, meias e mais uma variedade de objetos e lembranças para o público entrar no clima de torcida ou presentear outras pessoas.
A NBA Store conta com uma imensa coleção de camisas das franquias [Imagem: Acervo pessoal/Júlio Silva]
Estandes das Marcas
Os seis patrocinadores do evento (Ruffles, Sustagen Kids, Sadia, Hellman’s, Popeyes e Gatorade) dispõem de estandes com brincadeiras e atividades lúdicas para entreter o público. Cada um dos estandes possui um jogo diferente, que pode envolver arremessos na cesta, fliperamas, pinball e arremesso de bolas em um alvo. Ao final de cada jogo, o participante recebe um brinde da marca, independentemente do resultado obtido na brincadeira. A Budweiser, parceira oficial da NBA, também possui um espaço com uma roleta que presenteia o participante com uma garrafa de cerveja zero álcool ou com um copo personalizado da marca.
No estande do Popeyes, os visitantes precisam acertar o maior número de cestas possíveis em quarenta segundos [Imagem: Acervo pessoal/Júlio Silva]
O analista de sistemas Elisson Silva conta que frequenta a NBA House todos os anos juntamente com sua esposa, a administradora Samanta de Cássio. Neste ano, o casal foi ao evento acompanhado de cinco crianças. O analista conta que a experiência acaba justificando o valor dos ingressos, apesar de perceber uma lotação maior do que nos anos anteriores: “Acaba valendo a pena por causa das crianças, elas se divertem bastante. Mas acredito que a organização e os patrocinadores poderiam observar melhor a questão do espaço. Fica a sensação de pouco espaço para muito ingresso vendido”, relata Elisson.
Apesar da observação de Elisson, a administradora diz que a família aproveitou o passeio e que provavelmente estará de volta no próximo ano.
Game Night
A Game Night ocorre nos dias de jogo entre as equipes finalistas. Os visitantes podem acompanhar a partida em um telão e aproveitar os estandes dos patrocinadores e as performances de pré-jogo e de intervalo. A entrada é permitida apenas para maiores de 16 anos — aqueles que possuem entre 16 e 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais —- e o preço dos ingressos varia de acordo com a localidade escolhida:
Pista (R$ 140,00) – Os visitantes assistem ao jogo em pé, mais próximos do telão e dos estandes;
Arquibancada (R$ 175,00) – Novidade para este ano. Os visitantes que escolhem a arquibancada assistem ao jogo sentados em assentos numerados, semelhantes aos de estádios de futebol;
NBA Lounge (R$ 310,00) – Quem opta por essa opção pode entrar no evento uma hora antes, assiste ao jogo em um mezanino e tem um open bar à disposição.
Fãs assistem às atrações na mini-quadra interativa enquanto aguardam o início do jogo [Imagem: Acervo pessoal/Mirela Costa]
Pré-Jogo
Nas duas horas a partir da entrada no evento até o início da partida, o público tem a oportunidade de presenciar algumas atrações. No dia 4, quando a Jornalismo Júnior esteve presente na casa, uma batalha de rimas entre os rappers Zuluzão e Fábio Brazza, cada um defendendo um dos times finalistas, animou o público. O veado Bango, mascote oficial do Milwaukee Bucks, também participa do evento e encanta os fãs com seu carisma e suas habilidades no basquete.
O mascote Bango surpreende com suas manobras acrobáticas [Imagem: Reprodução/Instagram/@BucksBango]
Intervalo
Durante o intervalo e nas paradas técnicas, uma série de equipes internacionais de acrobatas divertem os visitantes com enterradas com trampolim, saltos mortais e jogadas ensaiadas. Os times de acrobatas são representantes oficiais das franquias da liga.Entre as presentes no evento estão Cleveland Cavaliers Scream Team, LA Clippers Slam Squad, Milwaukee Bucks Rim Rockers e San Antonio Spurs Hype Squad.
As apresentações do Cavaliers Scream Team envolvem dança, hip-hop e enterradas com trampolim [Imagem: Reprodução/Instagram/@cavsscreamteam]
O engenheiro mecânico Marcelo Almeida relata ao Arquibancada que já frequentou o evento em anos anteriores. Nesta edição, ele trouxe pela primeira vez a esposa Camila Cury para acompanhar a Game Night. Para ele, mesmo com o desconto obtido, o valor do ingresso ainda é um pouco alto. Mas ele ressalta que, mesmo assim, retornaria ao evento: “Nós acabamos não indo nos estandes porque as filas estavam muito longas, mas a estrutura e as atrações do evento são muito boas. Tem também a loja oficial, que nos dá aquela vontade de comprar vários produtos para sentir a emoção e entrar no clima do jogo”, comenta Marcelo.
Considerações Finais
A imensa estrutura do evento e a grande variedade de opções de entretenimento destinadas aos visitantes são os principais trunfos da NBA House para alcançar mais um ano de altos públicos. A utilização do Cartão Zig é um movimento interessante dos organizadores. O cartão custa dez reais e pode ser carregado em qualquer um dos caixas disponíveis na pista. Todas as bebidas e comidas do evento são compradas por meio dele, o que evita maiores filas pela utilização de dinheiro ou outros cartões. Ao final do evento, o visitante pode escolher entre levar o cartão para casa como recordação ou trocá-lo por uma garrafa de água.
As duas opções de visita permitem a inclusão e a diversão de qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade ou do gosto pelo esporte. No Fan Day, as atrações divertem toda a família, principalmente as crianças. Já na Game Night, os mais apaixonados pelo basquete podem sentir a energia dos maiores ginásios norte-americanos e vibrar junto com os outros visitantes a cada lance do jogo.
O volume alto da música, o tamanho das filas e a lotação podem ser destacados como os pontos negativos da experiência. Mas essas observações não impedem o público de aproveitar ao máximo uma experiência única de imersão no mundo do basquetebol.
A NBA House está localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, na Avenida Rebouças, 3970, Pinheiros – SP. O evento está aberto até o dia 18 de junho.
*Foto de capa: Acervo pessoal/Maria Trombini