Jornalismo Júnior

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é Found Footage?

por Breno Leoni Ebeling brenolebel@gmail.com Você sabe o que significa Found Footage? Talvez não pelo nome, mas com certeza já deve pelo menos ter ouvido falar de um filme desse estilo de filmagem. Não são muito comuns, mas quando fazem sucesso, é sucesso viralizado. “Filmagem Encontrada” é sua tradução literal e é aquele tipo de …

O que é Found Footage? Leia mais »

por Breno Leoni Ebeling
brenolebel@gmail.com

Você sabe o que significa Found Footage? Talvez não pelo nome, mas com certeza já deve pelo menos ter ouvido falar de um filme desse estilo de filmagem. Não são muito comuns, mas quando fazem sucesso, é sucesso viralizado. “Filmagem Encontrada” é sua tradução literal e é aquele tipo de filme apresentado como gravação encontrada, descoberta depois dos eventos. As filmagens podem ser feitas pelos próprios atores ou por câmeras que utilizam técnicas de câmera de tremulação, ambas combinadas com atuação naturalista.

found-footage

Histórico

O primeiro exemplo de Found Footage com maior relevância pode ser encontrado em Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust, 1980), filme italiano que tem como diretriz do roteiro o resgate de um grupo de cineastas americanos que se perdem na floresta amazônica. O antropólogo Harold Monroe (Robert Kerman) é responsável pelo resgate e deixa tudo documentado em video.

Mas este gênero adquiriu maior relevância com o lançamento de Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999). Em sua abertura, há um texto introdutório dizendo que 3 estudantes de cinema desapareceram em uma floresta em outubro de 1994, enquanto filmavam um documentário. Um ano depois, suas filmagens foram encontradas por um estudante de antropologia. Estas filmagens teriam sido entregues à polícia e utilizadas como prova. A polícia, acreditando que as filmagens eram piada, liberou os filmes para exibição pública. Então o telespectador é levado ao que teria sido a ‘caça à bruxa’ dos estudantes. São ‘seis dias’ de filmagem, e quando a filmagem termina há apenas silêncio.

bruxa-de-blair

Com orçamento bem baixo, Bruxa de Blair caiu no gosto do grande público. As pessoas chegavam a debater a respeito, e os mais desinformados faziam especulações a respeito de ser ou não verdade. Muitos contestavam a opinião da polícia, afirmando que esta filmagem não poderia ser ‘piada’. Aos poucos, a informação de que a Bruxa de Blair se tratava de uma produção profissional que tinha como pretensão se passar por produção caseira foi se disseminando. Bruxa de Blair contou com uma sequência no estilo Hollywoodiano, que não chegou a emplacar.

Quase dez anos mais tarde, ocorreu um surto de lançamentos deste gênero: Atividade Paranormal (Paranormal Activity) e REC (Idem) foram os grandes nomes do ano de 2007. No ano seguinte Quarentena (Quarantine, 2008) e Cloverfield (Idem, 2008). Dos quatro títulos, o mais relevante em termos de sucesso de público foi Atividade Paranormal. Um dos fatores de destaque é que este título, como Bruxa de Blair, apela muito pouco para efeitos visuais: o terror aplicado é do gênero psicológico. Como dizem os psicólogos, o ser humano tem muito mais medo daquilo que não consegue enxergar. A imaginação é sempre mais apelativa do que qualquer imagem concreta.

Hibridismo

Existem filmes que não são puramente Found Footage, mas aplicam as mesmas técnicas de terror psicológico e atuação naturalista. Um bom exemplo de filme hibrido é Contatos de Quarto Grau (The Fourth Kind, 2009), estrelado por Milla Jovovich. Aqui, a produção é uma mescla: há filmagem encontrada, mas ela faz parte de um jogo de cena, onde se intercala com encenações de atores profissionais e conhecidos.

A abertura deste filme contem uma fala de Milla em que se apresenta como atriz, bem como a personagem que representará – Dra. Abigail Tyler. Ela afirma também que o filme é uma dramatização dos eventos que ocorreram entre 1 e 9 de Outubro de 2000. Então explica que para o expectador entender melhor os eventos da história, o diretor incluiu as filmagens arquivadas do psicólogo da Dra. Abigail, que documentou pessoalmente mais de 65 horas de material de video e audio. Este depoimento de Milla gera um clima de tensão psicológica e grande realismo.

contatos-de-quarto-grau

Assim o desenrolar do filme gera um contexto de duvida, suspense e terror. O elemento found footage complementa o terror da trama, dando uma dose de realismo e faz o expectador ter (durante o filme com ausência de informações extras) medo de abdução alienígena.

Baixo Orçamento e Terror Psicológico

Geralmente, quando se trata de obras de terror, os orçamentos são elevados porque os custos de efeitos especiais geram grandes ônus. No caso de Found Footage, estas obras contam com uma certa ‘licença poética’: teoricamente são os atores que filmam e as imagens tendem sempre para um estilo mais caseiro; dessa forma, não existe uma necessidade grande de se gastar com este tipo de efeito. No caso de Atividade Paranormal, o custo de produção estava na casa dos 10 mil dólares, uma bagatela.

Existe Found Footage fora do terror?

As pessoas tendem a associar este estilo de filmagem ao terror. É verdade que o mainstream do estilo tende para esse viés, mas existem alguns bons exemplos de filmes que fogem a essa regra.

Poder Sem Limites (Chronicle, 2012) é a história de três rapazes que encontram um objeto extraterrestre. Não existe aqui a presença de um monstro ou entidade assustadora. O objeto extraterrestre passa aos jovens poderes fora do comum, mas o drama se dá devido à falta de maturidade dos jovens para lidar com esses poderes.

Para aqueles que gostam de comédia, Uma Festa Fora do Controle (Project X, 2013) representa uma alternativa razoável. As sacadas de humor não são muito diferentes de outros filmes comerciais, mas o Found Footage gera uma perspectiva diferente. Pode ser interessante!

Próximos Lançamentos

Para você que se interessou ou já gostava desse tipo de filme, aqui vai uma pequena lista com os próximos lançamentos do gênero no cinema (clique no nome para ver o trailer):

As Above, So Below – a história de um grupo de jovens que se aventura pelas catacumbas de Paris, vivendo momentos de terror ao desvendarem a história do sitio arqueológico.

Area 51 – um grupo de alunos se aventura para fazer um documentário a respeito da conhecida área 51, onde lendas urbanas afirmam que o governo dos estados unidos mantém uma base de pesquisas sobre alienígenas. Com lançamento original previsto para 2013, reagendaram depois de alguns problemas na produção para setembro de 2014.

Welcome to Yesterday – do aclamado produtor Michael Bay, este found footage trata sobre viagem no tempo. Um grupo de jovens descobre como montar uma máquina que pode levá-los ao passado. E à medida que mudam o passado, eventos inesperados acontecem.

1 comentário em “O que é Found Footage?”

  1. Detesto esse estilo de filme, sou mais tradicional, assisti Cloverfied, Projeto X e Poder Sem Limites, são ótimos filmes, mas se não fossem filmados nesse estilo, seriam melhores!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima