No último sábado, 23, o jogo de luzes do Espaço das Américas foi embalado pelos acordes do Skank e pelo coro das quase oito mil pessoas que acompanharam Samuel Rosa nos vocais. Com uma produção excelente e repertório cativante, o show da turnê Os Três Primeiros junta o velho ao contemporâneo e surpreende ao mostrar a capacidade da banda de continuar fazendo sucesso, mesmo depois de tanto tempo.
O Skank surgiu em 1991, em Belo Horizonte, pela junção de Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti. A sua proposta inicial era trazer o estilo do dancehall jamaicano para o universo do pop brasileiro. Entretanto, na prática, é difícil classificar o gênero tocado pela banda. Com elementos do reggae, pop e rock, a única certeza é que as músicas dos mineiros trouxeram inovações ao cenário brasileiro e carregam uma marca típica do conjunto
As músicas do Skank são daquelas que permanecem nos repertórios das rádios e ficam no imaginário popular de um jeito que é difícil não reconhecê-las nos primeiros acordes e cantar junto o refrão. Esse é um dos motivos pelos quais, mesmo após quase 30 anos de carreira, a banda ainda lota casas de show ao redor do país.

O carisma do vocalista não falhou ao começar o show com Réu e Rei, acompanhada com animação pelos presentes. A partir daí, a banda seguiu explorando os sucessos do seu primeiro álbum, Skank (1993) até um momento de pausa, preenchido por um discurso de apresentação e agradecimento, com tons de crítica política, que precedeu a música In(Dig)Nação. O tom político permeou as últimas apresentações do álbum de lançamento da banda – gravado à época de forma independente – e alcançou as primeiras de Calango (1994). Já a segunda produção do Skank se deu por meio do contrato com a Sony Music e inclui sucessos como Jackie Tequila e Te Ver, que elevaram o show a outro nível de animação, adequado para introduzir o último dos três primeiros álbuns da banda: O Samba Poconé (1996). As apresentações continuaram cativando o público com hits desse álbum, incluindo É Uma Partida de Futebol, Tão Seu e Garota Nacional.

