por Isabella Galante
isabellavgalante@gmail.com
Minions (Minions, 2015) é o terceiro filme das criaturinhas amarelas que fizeram parte de Meu Malvado Favorito (Despicable Me, 2010) e Meu Malvado Favorito 2, (Despicable Me 2, 2013). A animação tinha tudo para ser infantil, mas acabou sendo um sucesso em todos os públicos. Os personagens roubaram a cena de tal forma que foram o destaque de ambas as produções. Conseguiram cativar e, desde o lançamento dos filmes, viraram febre: estampam cadernos, artigos para casa, roupas, produtos alimentícios e diversos tipos de brinquedo.
Aproveitando o sucesso, a produtora decidiu lançar mais um filme. Novamente impecável nos quesitos técnicos, mas que dessa vez conta a história do surgimento dos minions e sua jornada pela busca de um vilão a quem eles possam servir; sendo esse o fio condutor do roteiro até os anos 60, quando o enfoque passa a ser Kevin, Stuart e Bob, que agora guiam a tal busca. A história é repleta de referências de diversos tempos e países que só deixam o filme ainda mais divertido. Os personagens dessa vez ganharam nomes e personalidades diferentes, algo que não ocorreu nas outras produções, porém continuam protagonizando a maioria das cenas cômicas, com a expressividade de sempre, que nem necessita de um diálogo muito inteligível e seguem arrumando confusões e causando problemas, algo que faz o espectador ficar apreensivo pela tensão por alguns segundos, mas que logo é superada por um riso ou suspiro de fofura. Minions se caracteriza por ser o mais longo da série, mas surpreende por não ser uma sequência cansativa dos anteriores. Aliás, nem há um paralelo tão importante entre a produção que deu origem ao filme, o que permite que quem não tenha assistido aos dois primeiros possa tranquilamente aproveitar o lançamento.
A trilha sonora é deliciosa, composta de músicas clássicas e animadas como You Really Got Me do The Kinks, Happy Together, do The Turtles e Got to Get You Into My Life, dos Beatles, além de uma composição exclusiva do Michel Teló, que adaptou e interpretou a música tema Yellow Mellow. No Brasil, a produção tem a dublagem de Adriana Esteves e Vladimir Brichta, enquanto nos Estados Unidos, participam Sandra Bullock e Michael Keaton, mantendo o padrão de vozes conhecidas pelo público dos filmes anteriores. Por fim, Minions será divertido para qualquer pessoa que goste pelo menos um pouco de filmes de animação. Engraçadinho e cheio de fofura.
Assista ao trailer de Minions: