Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Produzindo um documentário

Leia a seguir o depoimento de Luiz Santoro, produtor de documentários. “A equipe produziu dois documentários: um para o palmeiras em 1999, sobre a Copa Libertadores da América, e o outro para o Corinthians, em 2002, sobre as conquistas da Copa do Brasil e Campeonato Paulista. Os dois trabalhos apresentam um formato semelhante. Nós propusemos …

Produzindo um documentário Leia mais »

Leia a seguir o depoimento de Luiz Santoro, produtor de documentários.

“A equipe produziu dois documentários: um para o palmeiras em 1999, sobre a Copa Libertadores da América, e o outro para o Corinthians, em 2002, sobre as conquistas da Copa do Brasil e Campeonato Paulista.

Os dois trabalhos apresentam um formato semelhante. Nós propusemos o projeto para os clubes,  conversamos com os jogadores, com as diretorias e, de uma maneira pioneira e inédita, conseguimos fazer um trabalho que ninguém acreditava que fosse possível. Isso porque os clubes não pagam essa conta e tivemos a iniciativa de bancar, no risco, esses documentários, vendendo o produto e dando a porcentagem de licenciamento para os clubes.

No caso do Palmeiras a coisa foi mais emocionante e interessante, afinal apostamos na Libertadores que era um título inédito para o time. Nós viajamos com o clube o tempo inteiro e tivemos uma aceitação muito interessante por parte dos jogadores e do próprio técnico, Felipão, que  entendeu o projeto e confiou na equipe,  no nosso  profissionalismo.

Mas o trabalho foi no risco. O financeiro não era uma coisa tão importante porque, nesse mundo de futebol, o dinheiro que rola é muito superior ao dinheiro da parte de vendas. Um DVD, sem pensar na pirataria, se vendido a mais de 20,00 já pode ser considerado como um valor alto.

Olhando sob esse aspecto, o distribuidor em geral, banca de jornal, internet  tem 45% desse valor. Também há custo físico da cópia, como a embalagem, e o licenciamento do clube que gira em torno de 10%. Ao excluir todas essas coisas sobra-se entre 4 e 5 reais, e esse dinheiro tem que pagar toda sua produção e todo o dinheiro investido.

Se você vender 10 mil cópias, fatura 40 mil reais, o que não paga, nem de longe, o custo da produção. Para começar a ganhar dinheiro é preciso vender de 25 a 30 mil cópias e é muito difícil chegar a esses números.  O ideal é ter um patrocinador para essas produções e nós nunca tivemos. E se o time perde o campeonato? Ninguém vai arriscar.

Hoje a maioria dos documentários são feitos depois da conquista do título, não acompanhando cada jogo, e possuem um objetivo de propaganda muito forte. Toda a emoção do momento  também acaba se perdendo porque ninguém quer arriscar seguir um campeonato inteiro e o time cair na final.

Por isso, eu acredito que o documentário do Palmeiras apresenta momentos únicos e a imprensa na época recebeu muito bem tudo isso. Até 1999, o máximo que tínhamos era um resumo dos gols, mas não havia a emoção e um acompanhamento de perto.

Depois do Palmeiras,  eu fiz documentários com o Corinthians pela Libertadores. O time perdeu para o Palmeiras dois anos seguidos, em  2000 e 2001, e eu engoli o prejuízo. Assim, acabamos lançando o do Corinthians, um ano depois, sobre a Copa do Brasil e Campeonato Paulista.

Sob o ponto de vista conceitual e jornalístico, nós resolvemos fazer trabalhos em que o torcedor pudesse  entrar e observar. O repórter, com luz e microfone, se torna um elemento destoante que interfere na realidade. Hoje, o jogador tem assessor de imprensa. Quando você liga a câmera e o microfone eles mudam o discurso para algo pré-definido e redundante. Percebendo isso, resolvi eliminar todas as coisas desse tipo e utilizar algo simples como mostrar um jogador lendo a bíblia, fazendo a barba e dar a sensação para o torcedor de estar observando o time. São pequenos detalhes que nunca são mostrados que resolvi valorizar nos dois trabalhos.

Na realidade, nosso processo foi de conseguir a confiança do clube, dos jogadores e, o mais importante, do técnico. Ambos os vídeos mostram uma faceta desses profissionais que não é a conhecida.

No Corinthians nós tínhamos cenas muito legais também, mostrando os jogadores dentro do ônibus, pessoal comemorando, tomando cerveja. Quando se trabalho com a TV comercial essas coisas não aparecem, pois eles se recusam a deixar gravar com medo de como a imagem será veiculada, o que farão com elas.

Na realidade, nosso processo foi de conseguir a confiança do clube, a confiança dos jogadores e, o mais importante, a confiança do técnico. Ambos os vídeos mostram a faceta desses profissionais que não é a faceta conhecida.

Eu realmente gostei muito de ter realizado esses trabalhos exatamente por conseguir mostrar, e a imprensa reconheceu isso na época, esse outro lado de uma maneira inédita e pioneira.”

Leia aqui mais sobre documentários sobre times de futebol.

Depoimento concedido a Susana Berbert
susanaberbert@gmail.com

1 comentário em “Produzindo um documentário”

  1. Parabéns por seu trabalho. Gostaria muito em que fosse feito um documentario sobre o Antunes Futebol Clube @antunes.fc
    Sei que parece loucura mais seria um sonho em ter um documentario do Clube mais vitorioso de Maragogi AL,. Antunes tri-campeão maragogiense invicto e consecutivo três vezes seguidas.
    Sabemos que não seria possivel isso acontecer porque gera um preço financeiro o qual não teriamos estrutura pra te oferecer o sufiente pra fazer esse trabalho. Mais, a historia desse clube é linda e temos bastantes videos e imagens de momentos magicos vividos por essa equipe e seus torcedores apaixonante, somos conhecidos por Familia Antunes, Jogadores e atores famosos já nos parabénizaram, como o ex zagueiro Juan e o goleiro Cesar do C.R Flamengo, Mozér campeão mundial pelo C.R Flamengo. Reinaldo lateral do São Paulo SP. Filipe Simas e Eri Jonson atores e o cantor gospel Anderson Freire. Se possivel dar uma olhada em nosso Instagran: @antunes.fc
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima