O público de cinema no Brasil em 2008 cresceu apenas 0,8% em relação a 2007. É o que mostra o resultado final de bilheteria monitorado pelo Sindicato dasEmpresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro – única entidade a medir os números de venda de ingressos há mais de 15 anos consecutivos.
O excelente desempenho do mês de dezembro – que teve resultado 47% maior que no ano anterior, puxado pelos lançamentos de “Madagascar 2” e “Crepúsculo” – não foi suficiente para elevar de forma significativa o público de 2008 acima do patamar de 2007. O público de 2008 totalizou 89,4 milhões de pessoas contra os 88,7 milhões de 2007. Em termos de renda, o resultado foi pouca coisa melhor: 2,6% acima que o ano anterior. Em 2008, as bilheterias tiveram uma renda bruta de R$ 726,7 milhões, contra R$ 708 milhões em 2007. Resultado obtido graças à pequena variação do preço médio de ingresso (1,8%) e ao aumento de público (0,8%). O preço médio do ingresso em 2008 foi de R$8,12, um reajuste bem abaixo da inflação.
O market share dos filmes brasileiros não teve variação significativa,
ficando em torno dos 10%, contra 11,5% em 2007. Os cerca de 300 mil
espectadores que compareceram aos cinemas em dezembro para assistir a “Se Eu Fosse Você 2” não foram suficientes para mudar o equilíbrio da balança.
– A excelente resposta do público a “Se Eu Fosse Você 2″ mostra como estamos carentes de bons produtos. Quando eles aparecem, o público responde positivamente – diz Jorge Peregrino, presidente do Sindicato. – Com esse bom resultado de dezembro e ótima abertura do filme em janeiro, é hora de mostrar os bons filmes que temos para 2009 e atrair o público.
Pelo menos 40 filmes nacionais já estão agendados e contam com distribuiçãogarantida. Entre os estrangeiros, na linha seqüências, estão as estréias de”Harry Potter”, “X-Man”, “Era do Gelo”, “Velozes e Furiosos”, “Uma Noite noMuseu” e “Transformers”. Há também estréias de peso como “2012”, “The Spirit– O Filme” e “Avatar”.
2008 em números
· Total de público 2008: 89,4 milhões de pessoas
· Total de público 2007: 88,7 milhões de pessoas
· Variação do total de público em 2008 em relação a 2007: 0,8%
· Renda bruta em 2008: R$ 726,7 milhões
· Renda bruta em 2007: R$ 708 milhões
· Variação do total da renda das bilheterias em 2008 em relação a 2007:
2,6%
· Preço médio do ingresso em 2008: R$ 8,12
· Preço médio do ingresso em 2007: R$ 7,98
· Variação do preço do ingresso médio em 2008 em relação a 2007: 1,8% (bem
abaixo dos índices de inflação)
· Market share do cinema nacional em 2008: 10%
· Market share do cinema nacional em 2007: 11,5%
Este resultado não considera o total – apenas parcial – dos cerca de 1,9
milhão de espectadores do programa “Vale Cultura”, do Governo do Estado de São Paulo, uma vez que os exibidores não repassaram os dados. O Sindicato irá se articular com a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo para obter os dados de público do filme nacional deste programa.
Fonte: Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do
Município do Rio de Janeiro