por Marina M. Caporrino
marinamcapo@gmail.com
Já imaginou sofrer um acidente de carro e acordar no porão de um homem totalmente desconhecido? Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane, 2016) já prende a atenção do espectador nos primeiros minutos, a partir daí não há mais como relaxar no assento do cinema ou desgrudar os olhos da tela até que os créditos cheguem.
Michelle (Mary Elizabeth Winstead) é uma jovem que foge após uma briga com o namorado. Ela está dirigindo nas escuras estradas estadunidenses quando sofre um acidente, seu carro capota para fora da estrada e ela desmaia. Quando recobra os sentidos, encontra-se num lugar totalmente desconhecido: um porão cinza e gelado, recebendo soro na veia e algemada por uma perna ferida. Machucada e assustada, ela tenta se soltar e pegar o celular, é quando Howard (John Goodman) aparece e lhe conta que a salvou do fim do mundo, refugiando-a naquele abrigo nuclear projetado por ele durante anos. Ela descobre que não é a única a viver ali com aquele homem misterioso, Emmett (John Gallagher Jr.) diz tê-lo ajudado a construir aquele lugar e não só comprova a versão de Howard como afirma ter visto o ataque e dele se salvado por pouco.
Dividida entre acreditar em Howard e tentar escapar de um possível sequestro, Michelle passa a viver com aqueles dois desconhecidos e a explorar o pequeno refúgio que agora habita, sempre em busca de qualquer pista do que realmente acontece do lado de fora. Com o passar dos dias, o clima de tensão vai aliviando e ela vai descobrindo mais sobre Emmett e também sobre Howard, um homem aparentemente sofrido e abandonado. Mas não relaxe antes da hora, o filme ainda promete muita tensão.
Com um roteiro cheio de reviravoltas e que não permite uma fácil previsão do final, o filme se desenrola fazendo com que o espectador se sinta como Michelle: sem saber em quem e no que realmente acreditar. Além disso, a trilha sonora contribui para que quem está assistindo sinta algo próximo do que sentem os personagens: ansiedade, aflição e angústia. O suspense promete fazer com que você fique alguns minutos seguidos com o coração acelerado e as mãos apertando os braços da poltrona.
O filme, distribuído pela Paramount, estreia no dia 7 de abril em todo o Brasil. A produção é de J. J. Abrams, direção de Dan Trachtenberg e roteiro de Josh Campbell, Matt Stuecken e Damien Chazelle.
Veja o trailer: