Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ é uma das melhores surpresas de 2022

Entre reboots, remakes e filmes sem imaginação, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é um sopro de ar fresco e criatividade nas telas do cinema 

Em junho estreou no Brasil o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once, 2022). Dirigido e escrito por Dan Kwan e Daniel Scheinert, o longa-metragem aborda questões filosóficas e familiares de uma maneira inovadora e impactante. 

O filme já começa com um ritmo agitado. Evelyn Wang (Michelle Yeoh) é uma mãe de família sobrecarregada por seus afazeres e junto ao seu marido, Waymond Wang (Ke Huy Quan), ela administra uma lavanderia que fica embaixo de sua casa. A edição acompanha o ritmo frenético com que ela lida com seus problemas. Porém, ao mesmo tempo que a protagonista não para de mover, se torna claro para audiência que nesse turbilhão ela ignora ou foge dos problemas que tem com sua filha Joy Wang (Stephanie Hsu), seu pai Gong Gong (James Hong) e seu marido Waymond.

O enredo de um simples drama familiar não permanece por muito tempo. Evelyn descobre ser capaz de acessar suas vidas paralelas de outras dimensões e o longa se transforma em um filme de ação cheio de cenas de luta de kung fu com um humor bizarro. Mais que simplesmente mudar completamente o filme em seu segundo ato, Dan Kwan e Daniel Scheinert misturam os elementos de cada gênero de maneira maestral. A audiência é absorvida pelo humor e pela ação e quando menos espera acaba envolvida com as questões mais profundas do filme.

Surpreendentemente o roteiro segue a jornada do herói de maneira bem clássica, porém é temperado com elementos pitorescos e reviravoltas mirabolantes. Tudo gira em torno da trajetória de Evelyn, em que ela deve desconstruir e reconstruir todas suas concepções de mundo, de modo a enfrentar seus problemas familiares. O público acaba acompanhando essa aventura e sendo convidado a reavaliar suas próprias pré-concepções e relações familiares. É difícil não se emocionar ao assistir as transformações da protagonista. 

Uma pedra com olhos colados no centro, no meio de um deserto. Acima dela está escrito em inglês "Não há regras"
Se prepare, você vai se emocionar com uma pedra. [Imagem: Divulgação/A24]
O enredo é executado de maneira impressionante. Michelle Yeoh se destaca em sua representação da protagonista Evelyn, executando cenas de ação com uma agilidade fenomenal e mostrando enorme versatilidade ao retratar as diferentes versões da protagonista e sua transformação no decorrer do filme. Stephanie Hsu também demonstra tremenda habilidade atuando tanto como filha da protagonista quanto antagonista da história. A angústia que seu olhar transmite torna a personagem crível e sua força compõe as melhores cenas de ação do filme.

A fotografia não fica para trás na construção do longa-metragem, casando com a direção, a edição e os efeitos especiais para criar diferentes climas para os diferentes universos que Evelyn tem acesso. Podendo evocar um romance como Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wah, 2000) ou um filme de Kung Fu da década de 1980. Esse cuidado com a fotografia contribui para o impacto emocional do longa-metragem, permitindo que a audiência acompanhe visualmente as reviravoltas do roteiro. Com uma inventividade que deixaria os produtores de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Doctor Strange in the Multiverse of Madness, 2022)  com inveja.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é um fenômeno raro no cinema. Um drama familiar, cheio de ação, com uma produção e elenco magníficos, que propõe questões existenciais que desafiam a audiência a refletir. O filme entretém e diverte ao mesmo tempo que desafia o público. É definitivamente uma das joias do cinema de 2022 e deve ser assistido por todas as audiências. 

Nota do cinéfilo: 5 - excelente

O filme estreou dia 23 de junho e está em cartaz nos cinemas. Confira o trailer:

*Imagem de capa: Divulgação/A24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima