Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BGS 2017: melhores momentos

Depois de cinco dias de muita agitação, lançamentos de jogos, cosplays, shows, Talks, streamers, youtubers e diversos estandes, a Brasil Game Show chegou ao fim, deixando grandes expectativas para o próximo ano e a certeza que a 10ª edição vai ficar na história, por seus diversos convidados especiais e sorrisos deixado no rosto de cada …

BGS 2017: melhores momentos Leia mais »

Depois de cinco dias de muita agitação, lançamentos de jogos, cosplays, shows, Talks, streamers, youtubers e diversos estandes, a Brasil Game Show chegou ao fim, deixando grandes expectativas para o próximo ano e a certeza que a 10ª edição vai ficar na história, por seus diversos convidados especiais e sorrisos deixado no rosto de cada gamer que pôde ficar mais perto de seus ídolos e conhecer as novidades que a indústria de jogos guarda para os próximos meses.

Para fechar com chave de ouro, o Sala 33 fez um resumo dos melhores momentos da feira e ouviu a opinião de quem frequentou e se divertiu na BGS.

Black Desert: o melhor da BGS

No dia anterior, sábado (14), o MMORPG Black Desert foi premiado como melhor jogo da Brasil Game Show. A maior feira da América Latina reconheceu o esforço de um trabalho que foi desenvolvido durante mais de 4 anos, e que está presente no Brasil há 3 meses. André “Legácio”, assessor de marketing do jogo, falou a respeito da premiação: “Não foi tão surpreendente porque nós investimos bastante para aparecer e fazer diferente, mas não tem como não falar que estamos felizes, a gente está feliz para caramba, tanto que estamos expondo a plaquinha ali na frente”, e ainda comentou como foi o processo de divulgação do jogo: “Foi um trabalho pesado, não começou essa semana. Na verdade, estamos nessa desde antes de lançar o jogo no Brasil, começamos a ver isso em abril, o beta começou em maio”.

O estande do jogo era gigantesco e chamava a atenção por sempre estar lotado de gente

O diferencial do game para os outros, segundo André, é a liberdade. Para ele, o jogo proporciona diversas opções para o jogador,  desde ficar pescando no mapa até dominar territórios inteiros com sua guilda. “Sendo um jogo sandbox, você pode fazer a sua história. O que a Pearl Abyss fez foi colocar uma história rica, personagens interessantes e objetos para todo tipo de gosto, e o resultado é o Black Desert”, diz Legácio. O assessor ainda comenta que o jogo é um produto da experiência da equipe, que conta com membros que trabalharam na Level Up, Riot Games, entre outros, com a tendência de mercado atual.

“O mercado brasileiro é um dos maiores do mundo, mas ao mesmo tempo ele é um dos mais esquecidos. Normalmente os jogos mais legais são lançados lá fora, e os brasileiros tem que se contentar com servidores longe, ping alto, não ter suporte localizado e jogo em outros idiomas”. É o retrato que André pincela a respeito do mercado consumidor brasileiro de games.

Com relação ao Black Desert, André diz que o servidor está atualmente localizado em Miami por conta de algumas burocracias, mas que a equipe está trabalhando para trazer um servidor local para o Brasil.

Campeonatos

A BGC (Brasil Game Cup) é um dos mais importantes campeonatos de e-sports que existe no cenário de games. Organizado pela BGS, algumas etapas da disputa são feitas no evento e contaram com grande público para assistir e torcer ao vivo para suas equipes preferidas. Além disso, também foram transmitidos pela Twitch para todo o mundo.

Esse ano, BGC contemplou os jogos: Clash Royale; Dota 2; League of Legends (competição universitária); e CS:GO, que esse ano contou com a etapa feminina e masculina. A ação de incluir um campeonato para o sexo feminino é muito importante para  chamar atenção para a falta de representação das mulheres no mundo dos games. A visitante Caroline Mendes, de 19 anos, falou que costuma sofrer uma grande diferenciação por ser menina e jogar. “A maioria dos meninos só querem te adicionar e te dar coisas por você ser uma menina, não te tratam normalmente como uma pessoa”.

Os resultados das competições foram amplamente divulgados nas redes sociais e outros sites, deixando os times e torcedores de todas as modalidades muito animados. Porém, os visitantes querem ainda mais destaque para essa parte da feira. “A BGC podia ter sido melhor trabalhada. Acho que se a gente está numa feira de games tem que ter um pouco de e-sports”, ressaltou Gabriel Duarte, que trabalha com jogos.

Desafio UBER

O Uber, aplicativo de transporte particular, montou um estande com uma estrutura gigante e trouxe uma proposta inovadora: colocar os famosos (que não tinham a ver com o mundo dos jogos) para uma batalha de Street Fighter. O resultado disso foram competições um tanto quanto cômicas e muito divertidas tanto para quem jogava quanto para quem assistia.

Imagem: Cyber Stars Club

Além da ação chamar atenção pelas celebridades, as batalhas de sexta-feira tinham um final feliz: a disputa pela oportunidade de doar R$50 mil para o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), feita pelo Uber. A parceria com a instituição acontece há seis meses, e o aplicativo tem bancado os custos de pacientes que saem do hospital de noite e precisam ir para casa.

As batalhas aconteceram entre Caio Castro, Palmirinha, Minotauro, Agatha Moreira, Cauê Moura, Lorelay Fox, Foquinha e Marlom. O campeão de todas as rodadas foi o youtuber Cauê Moura, que pôde doar o prêmio ao GRAAC.

Além dos famosos, todos os que enfrentassem a grande fila do estande podiam subir no palco, enfrentar uma disputa do jogo no telão para todos os espectadores da Uber, levando para casa um cupom com R$20 de desconto no aplicativo. Ou seja, todos saiam ganhando.

Não se esqueça de conferir os textos do primeiro, segundo, terceiro e quarto dia da décima edição da Brasil Game Show para ficar por dentro de tudo que aconteceu por lá.  

Por Giovana Christ e Pedro Gabriel
giovanachrist@usp.br | peedrog98@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima