Home Eu Fui Campus Party Brasil: 11ª edição promete ser a melhor
Campus Party Brasil: 11ª edição promete ser a melhor
Eu Fui
01 fev 2018 | Por Jornalismo Júnior

Nesta terça-feira, 30 de janeiro, foi oficialmente aberta a 11ª edição da Campus Party Brasil, o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Com uma estrutura megalomaníaca, alocada em aproximadamente 77,7mil m², o Pavilhão de Exposições do Anhembi está pronto para receber as mais de 100mil pessoas que irão passar por lá nesses 6 dias de CPBR11. Serão 24 horas ininterruptas de atividades durante todo o período da feira, e é claro que o Sala33 foi dar uma conferida nas principais novidades e tendências.

O dia da abertura começou com uma coletiva de imprensa, responsável por esclarecer alguns pontos fundamentais. “Reestruturamos  todas as áreas de conhecimento da Campus Party, criando novos palcos e unindo assuntos correlacionados em um espaço com o objetivo de criar uma maior identificação do campuseiro e também de trazer assuntos novos e que tenham uma maior proximidade com as suas realidades e aspiração” relatou Tonico Novaes, diretor geral. Confira abaixo uma breve explicação sobre esses novos espaços:

Campus Party Executive

O espaço será destinado a promover uma discussão sobre a utilização de novas tecnologias com foco na geração de negócios e conta com a participação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e do Grupo DARYS. Ocorrerá no dia 1 de fevereiro.

Liga dos Desenvolvedores

Área destinada à palestras e workshops que serão realizados com o objetivo de potencializar a carreira do desenvolvedor

Academia Gamer

Através de conteúdos práticos e didáticos sobre o mundo do eSport, os campuseiros que se interessarem poderão ter suas dúvidas sanadas sobre questões que vão desde como se tornar um gamer profissional até como realizar comercialmente um evento

Academia Creator

Ocorrerão diversas palestras e workshops com a intenção de alavancar a carreira dos criadores de conteúdo

Espaço Wellness

E quem não precisa de um momento de descanso não é mesmo? Você pode ter os seus minutos de princesa e relaxar com sessões de meditação, quick massage e exercícios de yoga, além de outras atividades.  

 

Os campuseiros fazem o show acontecer

Tudo dentro da Arena foi pensado de maneira a surpreender e agradar as variadas comunidades. Entretanto, é até engraçado dizer que elas formam uma única tribo na hora de passar por alguns perrengues antes mesmo de chegar à CPBR11.

Ir em shows e eventos que costumam se estender durante dias requer um processo  logístico e de planejamento muito bem elaborados. Engana-se quem acha que é só acordar, lavar o rosto, pegar o RG e ir para a fila esperar chegar a sua vez de entrar. Quem está de fora da situação, nem imagina que algumas pessoas levam meses e meses se preparando. E o que falar das 12 mil pessoas que acampam na Campus Party, mais conhecidas como campuseiros? Sobreviver a todas as  horas de conteúdo e conseguir aproveitar o que há de melhor sem perder o ânimo é um  enorme desafio —  não pela qualidade do conteúdo, mas sim pelo cansaço.

Os preparativos começam logo no final de cada edição. Ao melhor estilo das escolas de samba, os campuseiros começam a economizar cada centavo, comprar os ingressos  e assegurar o transporte quase um ano antes. Tudo isso na certeza de que irão conseguir um lugar garantido para acampar. Muitas dessas pessoas vêm das mais variadas regiões, estados e até países muito distantes do Brasil. É daí que surge a necessidade de permanecer no local. Torna-se inviável ir e voltar para casa todos os dias. Porém, você deve estar se perguntando: “então porque eles não fazem reservas em hotéis da região, já que é bem mais confortável dormir em uma cama do que em uma barraca?” A resposta está na essência do evento: a tecnologia. Esse é o grande chamariz que desperta algo muito sublime nos campuseiros. Eles são verdadeiros apaixonados por toda a esfera que engloba o mundo geek, e querem aproveitar cada segundo das atividades.

Renata Almeida, 32 anos, por exemplo, se encarregou de trazer o marido, o filho e a prima. “A gente vem aqui há quatro anos, é basicamente uma forma de fazer contato de trabalho e conhecer pessoas novas. Aqui você encontra grandes profissionais das mais diversas áreas”. A família capixaba, que veio de carro, chegou antes mesmo dos portões do Anhembi abrirem. “Mas não foi moleza chegar até aqui, tivemos que carregar computadores, tvs, malas abarrotadas de comida, sem contar os produtos de higiene pessoal que não dá para esquecer”. Toda essa parafernalha tem um motivo. O que provoca grande euforia entre os mais jovens, principalmente, com certeza é a internet de 40GBps que o público pode usufruir. Renata chama atenção para um ponto bastante pertinente nessa questão. “Meu filho de 10 anos veio conosco, porém, é importante que os pais tenham noção da relevância de controlar o acesso das crianças à tecnologia. Mesmo estando aqui, no paraíso geek, ele não vai sair do meu radar”.

Outro grupo bastante animado com a programação, foram os estudantes Felipe da SIlva e Giovana Marques, 19 e 18 anos, respectivamente. Eles têm planos de virar as noites acordados disputando em competição de jogos onlines. “Usar essa internet aqui vale muito a pena. Vamos jogar o maior tempo possível! Nós nos programamos com meses de antecedência, mas aconteceram muitos imprevistos no meio do caminho. Às vezes as coisas só dão errado mesmo, e você não pode desistir”, contou Felipe.

 

 

 Então lá vão algumas dicas bastante importantes para você que quer comparecer à Campus Party:

  1. Comece a poupar grana agora;
  2. Veja o trajeto que você irá percorrer no deslocamento até o Anhembi;
  3. Leve bastante comida;
  4. Não se esqueça de levar roupas também; Lembre-se que sempre dá pra tirar uma peça para caber mais comida — isso é sobrevivência;
  5. Não leve muitas malas, você terá que voltar com elas — a exaustão ao final do evento pode dificultar o seu deslocamento;
  6. Traga os seus equipamentos de guerra: computador, celular e carregador;
  7. Por último, e não menos importante. Seja uma pessoa preocupada com a higiene pessoal. Levem produtos que cuidem desse âmbito.

Boa feira!

Por Wender Starlles
wenderstarlles@usp.br

Sala 33
O Sala33 é o site de cultura da Jornalismo Júnior, que trata de diversos aspectos da percepção cultural e engloba música, séries, arte, mídia e tecnologia. Incentivamos abordagens plurais e diferentes maneiras de sentir e compartilhar cultura.
VOLTAR PARA HOME
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Nome*
E-mail*
Facebook
Comentário*