Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro torna-se importante palco de competições de atletismo e natação

Por Giovanna Querido O Complexo  Paralímpico na Rodovia Imigrantes pode ser considerado um dos maiores legados das Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro em 2016. Com 95 mil metros quadrados de área construída, o espaço tem como objetivo fomentar o paradesporto no país, já que conta com estrutura para treinamento e competição de 15 das …

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro torna-se importante palco de competições de atletismo e natação Leia mais »

Por Giovanna Querido

Nadadores competem no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação (Imagem: Querido)
Nadadores competem no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação (Imagem: Querido)

O Complexo  Paralímpico na Rodovia Imigrantes pode ser considerado um dos maiores legados das Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro em 2016. Com 95 mil metros quadrados de área construída, o espaço tem como objetivo fomentar o paradesporto no país, já que conta com estrutura para treinamento e competição de 15 das 22 modalidades paralímpicas.

O CT, embora ainda não esteja completamente pronto, foi palco do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, disputado entre os dias 21 e 23 de abril. O campeonato reuniu 316 atletas de oito países (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Peru, México e Gana), dentre os quais participaram 34 medalhistas paralímpicos brasileiros.

Como 2017 é o ano do Mundial para o Atletismo e a Natação, o campeonato serviu como etapa de classificação. Cerca de 27 atletas brasileiros (14 do atletismo e 13 da natação) classificaram-se para os Mundiais Paralímpicos. Enquanto a competição de atletismo terá como sede Londres, na Inglaterra, em julho, os nadadores irão em setembro à Cidade do México para medir forças com os principais atletas do mundo.

Além da conquista de índices para os Mundiais, vários atletas quebraram recordes mundiais, como o paulista Alessandro Rodrigo no lançamento de disco F11 (para cegos totais). O atual campeão paralímpico da prova registrou o lançamento de 44,66m e derrubou uma marca que perdurava desde 1998, do espanhol Alfonso Lopes-Fidalgo (44,44m). Alessandro ficou cego após a manifestação de uma toxoplasmose, em 2009.

Atleta se prepara para o lançamento (Imagem: Querido)
Atleta brasileiro durante a disputa do arremesso de peso (Imagem: Querido)

Confira mais imagens da competição:

Dono de 24 medalhas paralímpicas, Daniel Dias faz estreia na temporada (Imagem: Querido)
Dono de 24 medalhas paralímpicas, Daniel Dias faz estreia na temporada (Imagem: Querido)
Segundos antes do lançamento (Imagem: Querido)
Segundos antes do lançamento (Imagem: Querido)
Movimentos precisos no salto em distância (Imagem: Querido)
Todo o esforço do esportista no salto em distância (Imagem: Querido)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima