Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Das HQ’s à TV: séries de super-heróis aos montes.

A baixa tecnologia e o baixo orçamento não impediram as produtoras de, no século passado, investirem em filmes com a temática de super-heróis. Apesar de classificados também como filmes de ação, era a comédia que reinava nessas produções. Com o virar do século e com o fim da primeira década – junto com a despedida …

Das HQ’s à TV: séries de super-heróis aos montes. Leia mais »

A baixa tecnologia e o baixo orçamento não impediram as produtoras de, no século passado, investirem em filmes com a temática de super-heróis. Apesar de classificados também como filmes de ação, era a comédia que reinava nessas produções. Com o virar do século e com o fim da primeira década – junto com a despedida de anos banhados a músicas da princesinha do pop e os resquícios de Backstreet Boys -, o aumento da tecnologia levou a um aumento no investimento nos filmes do tipo, o que levou ao consequente sucesso da maioria dessas produções, trazendo uma verdadeira avalanche desses filmes em Hollywood. Os quadrinhos de super-heróis, responsáveis por criar todo um novo gênero de narrativa, antes classificados apenas como coisa de “gente nerd”, agora alcançam um público de escala mundial e arrecadam milhões. E em época de Netflix e do sucesso das séries televisivas, é claro que o gênero não se restringiria apenas ao mundo cinematográfico.

Atualmente, a DC Comics conta com cinco séries em exibição e em produção: Arrow (cuja quarta temporada estreou nos EUA dia 7 desse mês), The Flash, Gotham, Constantine – que apesar de ter sido cancelada após a primeira temporada, agora procura outra emissora para bancar uma nova temporada- e Supergirl, com data de estreia definida para dia 26 de outubro.  Além da série do Super Choque, que foi confirmada; porém sem data de estreia estabelecida.

Imagem: Divulgação.

Arrow (2012), a primeira série do tipo a ser produzida pela DC, trata do herói Arqueiro Verde, Oliver Queen. Defende a cidade em que vive com suas habilidades, já que não possui nem um poder sobre humano, e com o uso de tecnologia, afinal Oliver é considerado o playboy milionário de Starling City.

The Flash (2014) conta a história de Barry Allen, o homem mais rápido do mundo. Essas duas séries já contaram com aparições dos personagens um na série do outro, e também um episódio crossover de duas horas (correspondente ao oitavo episódio do terceiro ano de Arrow e do primeiro ano de The Flash).

https://www.youtube.com/watch?v=yi2_ZJ3FGm4

Imagem: Divulgação.

Gotham (2014) está a cargo de contar a história dos personagens do universo do herói Batman, na famosa cidade de Gotham City. Na trama, Bruce Wayne é apenas um pré-adolescente, então o foco fica com o Comissário Jim Gordon que, na época, é um detetive novato, responsável por investigar o assassinado do casal Wayne.  Em uma cidade cheia de crimes, o enredo se desenvolve muito bem. Supergirl – com estréia marcada para 26 de outubro desse ano – traz a história da prima do Homem de Aço, Kara-El. Sendo também uma kryptoniana, possui os mesmos poderes que fizeram do Superman, o homem mais poderoso da Terra.

O universo das séries da DC, segundo Geoff Johns, o “chefão” da editora, coexistem com o aquele em que os filmes se passam, assumindo a existência de um multiverso; porém nada indica que esses universos se encontrarão. Na contramão, os estúdios da Marvel, com uma excelente parceria com o Netfilx, adotam uma postura diferente, com a presença de um mesmo universo para as séries e filmes. Séries como Agent Carter (2015) e Agents of S.H.I.E.L.D. (2013) são diretamente ligadas aos filmes, contando com personagens que estrearam nas telas de cinema, como a própria agente Carter e Phil Coulson.  E são também ligadas umas às outras, já que em Agent Carter, vemos surgir o embrião da SHIELD.

Além dessas, a Marvel apresenta mais duas séries já produzidas – Demolidor (2015), cuja segunda temporada já foi anunciada, e Jessica Jones, com o primeiro episódio confirmado para o dia 20 de novembro – e mais três confirmadas: Luke Cage, Punho de Ferro que, junto com aquelas outras duas, culminarão em Os Defensores, um grupo de heróis formados pelos protagonistas dessas quatro séries.

Imagem: Divulgação.

http://www.adorocinema.com/series/serie-17050/video-19547326/

Demolidor (Daredevil) conta a história de Matthew Murdock o qual, após ficar cego em um acidente envolvendo substâncias tóxicas, desenvolveu seus demais sentidos extraordinariamente. Ao atingir a idade adulta, Murdock leva uma típica vida dupla de super-herói: de dia, um simples advogado, à noite é o defensor das ruas de Hell’s Kitchen. A série conta com referências fortes aos filmes da Marvel, como a memorável batalha de Nova York, acontecimento que foi belamente incorporado no roteiro e no desenvolvimento da trama. A história de Jessica Jones, que será um detetive, se passa no mesmo lugar. Enfrentando um estresse pós-traumático, Jessica utiliza seus poderes para ajudar àqueles que precisam, trabalhando como heroína de aluguel. A série conta com a participação de Luke Cage, marido da protagonista.

https://www.youtube.com/watch?v=Pw7lAFlCSlY

Em meio ao sucesso de filmes e séries inspirados nas HQ’s, e com a expectativa de agendas anunciado mais produções fantásticas, esse é, certamente, um excelente século para abraçar o título de nerd e sentar confortavelmente no sofá de casa para assistir as tão amadas séries.

Por Victória Ferreira
vicdelpintor@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima