Jornalismo Júnior

logo da Jornalismo Júnior
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fuerza Bruta: explosão de originalidade

Imagine-se em pé dentro de um espaço cheio de pessoas. Está tudo escuro e, de repente, um tipo de banda começa a se apresentar tocando uma música que vai grudar na sua cabeça por, pelo menos, 1 hora. Você olha pra cima e lá está um grupo de garotas agarradas e vestidas de roupas coloridas …

Fuerza Bruta: explosão de originalidade Leia mais »

Imagine-se em pé dentro de um espaço cheio de pessoas. Está tudo escuro e, de repente, um tipo de banda começa a se apresentar tocando uma música que vai grudar na sua cabeça por, pelo menos, 1 hora. Você olha pra cima e lá está um grupo de garotas agarradas e vestidas de roupas coloridas balançando bem sobre a sua cabeça. É assim que começa o espetáculo Wayra, do Fuerza Bruta.

Uma mistura de teatro, dança e circo dá vida a um show criativo e muito original. A desenvoltura e o condicionamento físico dos atores impressiona em números arriscados e, sem sombra de dúvidas, diferentes de tudo já visto antes.

Outro fator interessante é que os artistas não falam nada durante a apresentação. Isso porque dessa forma a barreira mais importante é quebrada: a do idioma, e assim a conexão entre os artistas e a plateia pode ser mais intensa.

O espetáculo apresentado em São Paulo, Wayra, traz uma verdadeira viagem pelos sentidos. Com números completamente diferentes, o show permite um passeio entre as mais diversas emoções: tensão, alegria, estranhamento, empolgação e até mesmo incômodo, tal como uma viagem pelo presente, passado e futuro.

imagem-fuerza-3
O espetáculo traz uma viagem pelos sentidos. Foto: Divulgação.

Também é legal lembrar que a palavra “Wayra” significa “vento” no idioma quechua, fator extremamente utilizado durante todo o espetáculo. Contudo, a característica do show que mais chama a atenção é a interatividade dos artistas com o público, que está presente praticamente o tempo todo. Em um momento um DJ entra no meio das pessoas e começa a tocar uma música que contagia a todos (como se fosse uma balada!), e no outro está todo mundo tentando pegar os papeizinhos que caem sobre o público.

Entretanto, a parte mais instigante do espetáculo talvez seja o momento em que uma tela transparente desce sobre as pessoas até o ponto em que pode ser tocada. De repente, essa placa enche de água e quatro atrizes muito simpáticas começam a dançar, brincar, pular e, claro, interagir com a plateia, tudo sobre esse suporte. Esse é, com certeza, um dos pontos clímax do show.

 

fuerza 2
Foto: Divulgação.

Além disso, outro momento magnífico do Wayra é quando uma bolha de plástico surge sobre a plateia e um tubo de vento se forma. Nele, os atores vão andar e voar. Depois disso, os artistas descem por essa bolha e capturam alguns espectadores, que vão, junto com os atores, andar sobre a plateia.

O único problema desse modo de apresentação é o desconforto causado pela movimentação de palcos. Como todos estão de pé, quando algum dos artifícios usados durante as apresentações se mexe, o público deve se mover também. Apesar de gerar uma experiência no mínimo inovadora para a plateia, às vezes é incômodo porque fica apertado demais ou meio desproporcional, já que pessoas mais altas podem ficar na frente de outras mais baixinhas, por exemplo, impossibilitando a visão dos que estão mais atrás (uma solução para esse problema seria elevar os palcos em alguns centímetros).

O grupo de teatro que nasceu na Argentina e estreou em 2005, passou até agora por cerca de 50 cidades no mundo todo, dentre elas Nova Iorque, Buenos Aires, Londres, Beijin e Tel Aviv. O Fuerza Bruta vendeu mais de 1,8 milhão de ingressos até hoje, sendo que pelo menos 820 mil deles foram adquiridos pelo público nova-iorquino.

 

fuerza-4
Os artistas cantam, dançam e interagem com o público. Foto: Divulgação.

 

Um dos motivos desse sucesso estrondoso na cidade americana é o fato de que o grupo tem um show fixo na Broadway, em Nova Iorque. Entretanto, o que poucos sabem é que quando ainda estava no off-Broadway, se apresentando no Daryl Roth Theater, Fuerza Bruta era constantemente assistido por famosos, como Leonardo Di Caprio, Jay-Z, Beyoncé e Usher. Aliás, Usher gostou tanto do espetáculo que resolveu gravar o clipe de sua música Scream no cenário do show. Confira o vídeo abaixo:

Algumas outras curiosidades sobre o grupo são que ele participou de vários eventos importantes, como a comemoração de 50 anos da TV Globo, a Cerimônia  do Bicentenário argentino, sendo convidado pelo próprio governo e exibida para mais de 2 milhões de pessoas, além de ter participado de vários eventos e campanhas publicitárias de marcas importantes.

Wayra termina exatamente da forma como começa: todos dançando e cantando ao som da música tema do espetáculo que, nesse momento, já está grudada na cabeça de todos presentes.

Envolvente, misterioso e inovador, Fuerza Bruta é uma experiência imperdível para aqueles que querem conhecer um novo tipo de espetáculo.

Depois de São Paulo o grupo segue para Lima, no Peru.

https://www.youtube.com/watch?v=JM2ZqW0Jj3U

 

 

Por Giuliana Viggiano
viggiano.giuliana@gmail.com

1 comentário em “Fuerza Bruta: explosão de originalidade”

  1. A critica conseguiu explorar fielmente o que aconteceu neste show de sentidos e sensacoes. Estive lah e pude conferir. Parabens pelos detalhes e imagens aqui compartilhados! Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima